Antes de investir em uma máquina agrícola, o produtor rural faz muitas pesquisas entre as fabricantes e escolhe a de melhor custo benefício e que também se encaixa em suas necessidades.
Laércio Valentin Giampani, produtor de soja na cidade de Alterosa/MG procurava por uma plantadeira de alta performance com o objetivo de aumentar a eficiência e adequar a sua janela de plantio para ampliar a margem de lucro do negócio.
“O plantio é uma etapa importante e precisamos planejar bem as duas safras para reduzir a janela e maximizar o uso da terra. Com a plantadeira de alto rendimento e sementes de qualidade, nós conseguimos fazer essa maximização e garantir uma alta produtividade”, explica o produtor.
Laércio procurou a Coopercitrus de Alfenas/MG e escolheu a Meridia 200, da Jacto, que garante robustez e precisão no plantio, suporta 225 kg de fertilizante por linha e 75 kg de sementes por linha, totalizando 300 kg de insumos/linha. Sendo uma das maiores capacidades do mercado, o modelo apresenta maior autonomia e agilidade nos abastecimentos. Consequentemente, mais área plantada por dia.
Após a primeira safra, o produtor testou e aprovou o equipamento. “Enquanto usuário, estou satisfeito porque a plantabilidade é perfeita, garante um melhor rendimento do plantio. Comprei esse equipamento no começo de 2021 e já plantamos 350 hectares de soja Reduzimos em 20% o tempo do plantio”, comemora.
Desempenho, precisão e grande disponibilidade de plantio
Focada para atender culturas de verão como soja, milho e algodão, entre outras, com muita precisão, a Meridia 200 é formatada para tratores com potência de 145 cv a 225 cv e está no mercado com modelos de 11, 13 e 15 linhas.
Possui três corpos articulados entre si e ângulos de 25 graus, que asseguram bom desempenho em relevos ondulados. O equipamento vem com a tecnologia Precision Planting, com dosador de sementes, que resulta em um plantio na quantidade e no espaçamento correto, além de sistema down force, que controla a força da linha de sementes no solo, o que permite uma melhor uniformidade na profundidade das sementes no solo, independentemente dos relevos e trepidações.
A Merida 200 conta também com um conjunto de soluções para reduzir o tempo de máquina parada para manutenção, melhorando o desempenho no plantio. Para este momento, foi desenvolvida uma forma simples de substituir elementos de plantio como pneus, discos e outros dispositivos, apenas retirando diretamente alguns parafusos, sem a necessidade de desmontar componentes adicionais.
“O ganho de tempo em manutenção e substituições pode chegar a 50% em comparação com os sistemas tradicionais”, explica Mauro César Menão, gerente de negócios de plantio da Jacto.
Outro benefício de grande destaque da Meridia 200 é o fluxo de palha mais eficiente, com opções de ajustes precisos que permitem plantar sobre grandes quantidades de palhada com o mínimo de embuchamento.
Uma importante característica que contribui com este benefício é o maior vão livre em relação ao solo que, associado a estruturas mais estreitas, possibilita um melhor fluxo de palha entre os elementos da máquina.
Além disso, com um maior vão livre, é possível o uso de discos de corte que podem chegar a até 22 polegadas de diâmetro, com um posicionamento adequado para o corte de palha e, ainda, a possibilidade de que o disco supere obstáculos sem danificar a máquina, aumentando a sua vida útil.
A máquina também dispõe em todos os modelos de um sistema de monitoramento completo na distribuição das sementes. Sensores instalados nas linhas de plantio monitoram todo o fluxo de sementes linha a linha, informando ao operador se houve alguma falha na operação e quais das linhas precisam ser ajustadas. Além do monitoramento das linhas, a máquina realiza o monitoramento dos reservatórios e produz informações de qualidade e produtividade no monitor, com visual diferenciado.
“É uma plantadeira que chegou ao mercado para atender às novas necessidades dos produtores rurais. Robusta, eficiente e com alta qualidade de plantio”, finaliza Menão.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 104
Discussão sobre post