Em um mundo cada vez mais globalizado, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) atua como um farol de ideias e práticas cooperativas, apoiando o desenvolvimento sustentável e a justiça social. No início do ano, três estagiários se juntaram à ACI, cada um deles embarcando em uma jornada transformadora que ampliou sua compreensão dos movimentos cooperativos e contribuiu muito para seu desenvolvimento profissional.
A ACI contratou três estagiários para proporcionar à organização novas percepções e investir na futura geração de líderes cooperativistas. Os estagiários, que vêm de várias disciplinas acadêmicas e localizações geográficas, foram escolhidos por seu comprometimento com os ideais cooperativistas e sua capacidade de contribuir significativamente para o propósito da ACI.
O programa de estágio visa proporcionar uma experiência de aprendizado intensivo, integrando o conhecimento acadêmico com a experiência prática. Cada estagiário pôde participar de vários projetos que abrangeram a ampla gama de operações da ACI. Um deles incluía a apresentação de novas ideias para envolver os jovens.
Uma estagiária de legislação, Daisy Chissaque, destacou suas diversas oportunidades de aprendizado: “Minha experiência de trabalho no departamento de legislação global da ACI me proporcionou uma visão única e enriquecedora da funcionalidade das leis cooperativas em diversos cenários culturais e econômicos. Tem sido realmente cativante observar a adaptação e a aplicação dos princípios cooperativos em uma infinidade de estruturas legais em todo o mundo.”
Além disso, a ACI assegurou que o programa de estágio exigisse um engajamento ativo. Os estagiários receberam tarefas que lhes permitiram adquirir valiosas habilidades profissionais. Eles trabalharam em projetos de pesquisa, documentos de política e planejamento de eventos para aprimorar suas habilidades analíticas, de comunicação e de gerenciamento de projetos.
Lucas Bangsgaard, estagiário de políticas, compartilhou sua experiência com a ACI: “Durante meu estágio, tive o privilégio de explorar o cativante modelo cooperativo e seu profundo impacto nas comunidades de todo o mundo a partir de uma lente de política global. Testemunhar em primeira mão a dinâmica diferenciada do trabalho de defesa das cooperativas foi esclarecedor. Dificilmente posso pensar em uma iniciação mais enriquecedora no reino das cooperativas, uma jornada que me deixou profundamente inspirado e ansioso para contribuir significativamente para sua evolução contínua”.
Outro estagiário de política, Jaydin Batista, diz que seu estágio no Departamento de Política da ACI, onde ele foi orientado pelo Diretor do departamento, Joseph Njuguna, foi uma experiência positiva.
“Quando comecei, eu não sabia o que eram cooperativas ou como elas funcionavam globalmente. Com a liderança do Sr. Njuguna, aprendi rapidamente sobre as cooperativas e como elas contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) das Nações Unidas. Enquanto estive na ACI, ajudei o Sr. Njuguna em tópicos relacionados à política do IYC, pesquisei o impacto positivo das cooperativas em suas comunidades e liderei iniciativas voltadas para os jovens. De modo geral, minha experiência na ACI foi incrível e esclarecedora”.
Com esse programa de estágio, a ACI exerceu uma influência duradoura tanto nos estagiários quanto na organização. A experiência dos estagiários foi transformadora, ampliando suas visões e fornecendo-lhes as habilidades e informações necessárias para se tornarem futuros líderes do movimento cooperativo. Para a ACI, o influxo de energia jovem e pensamento novo revigorou sua meta e aumentou sua capacidade de efetuar mudanças positivas.
De modo geral, o programa de estágio da ACI provou ser um esforço mutuamente benéfico, promovendo o crescimento profissional dos jovens e, ao mesmo tempo, promovendo o objetivo da organização. À medida que esses estagiários assumem seus futuros cargos, eles dão continuidade à tradição de colaboração, assegurando que as ideias de ajuda mútua, governo democrático e desenvolvimento sustentável permaneçam vivas e bem vivas.
O Programa de Estágio da ACI segue as diretrizes da Recomendação da OIT sobre Aprendizagem de Qualidade.
Fonte: ICA