Jovens empreendedores de todo o mundo têm até 18 de outubro para inscrever suas equipes no Mondragon City Challenge , onde podem ganhar prêmios por trabalhar em suas ideias de negócios cooperativos em saúde, tecnologia e clima.
A competição convida equipes de 2 a 4 jovens, com idades entre 16 e 24 anos, a enviar suas ideias para inovação cooperativa em três áreas principais: Tecnológica e Digital, incluindo digitalização e segurança cibernética, Saúde e Social, incluindo riscos pandêmicos e sistemas de saúde , e Energia e Clima, incluindo mobilidade sustentável e inteligente.
Entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, 20 equipes qualificadas receberão apoio de empresas mentoras e tutores para desenvolver seus projetos. As empresas de orientação compartilharão com os participantes o conhecimento em primeira mão de como uma empresa cooperativa funciona e os desafios que ela enfrenta, e os tutores fornecerão suporte contínuo e insights de sua experiência no setor cooperativo.
Os projetos serão julgados por um júri composto por profissionais e técnicos do movimento cooperativo, incluindo o ICA, culminando em um evento final no dia 21 de abril do próximo ano. Serão atribuídos prémios em três categorias: três equipas do grupo etário dos 19 aos 24 anos ganharão uma viagem de 7 dias a um destino internacional, três equipas do grupo etário dos 16 aos 18 anos ganharão uma viagem de 5 dias à Europa e um a outra equipa receberá um “Prémio de Originalidade”, para o qual o prémio é um prémio monetário de 800€.
Para participar, os jovens devem formar uma equipe de 2 a 4 pessoas, selecionar o desafio que os motiva entre Tecnológico e Digital, Saúde e Social e Energia e Clima, e preencher este formulário de inscrição no site do Mondragón City Challenge.
O Concurso Internacional de Empreendedorismo Cooperativo é uma parceria público-privada entre o Diário Vasco, a Câmara Municipal de Mondragón, o Governo Basco, o Conselho Supremo das Cooperativas Bascas, Konfekoop, MONDRAGON Corporation, Gipuzkoa Provincial Council e a Universidade de Mondragón, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo cooperativo e apresentar aos jovens o modelo de negócio cooperativo.
Edição 2021
A edição de 2021 da competição contou com 279 participantes entre 16 e 24 anos. Eles vieram de países de todo o mundo, incluindo Chile, Colômbia, EUA, Coréia do Sul, México, Zimbábue.
A equipe vencedora na categoria de 16 a 18 anos foi a AG4 Project, que ganhou uma viagem à Europa por sua iniciativa de criar uma cooperativa para vender produtos agrícolas frescos para moradores locais em Tolosaldea. O vencedor na categoria de 19 a 24 anos foi a equipe do projeto LUP, que foi premiada com uma viagem à Coreia do Sul por seu projeto de desenvolver uma lupa de bolso inteligente para pessoas com baixa visão. Foi ainda atribuído um prémio de 800€ pela originalidade.
Fonte: ICA Coop
Discussão sobre post