No dia 25 de novembro, cooperativistas de todo o mundo estarão em Nova Delhi para a Conferência Global de Cooperativas da ACI de 2024 – que está sendo realizada em solo indiano pela primeira vez. O evento inclui a Assembleia Geral da ACI, bem como o lançamento oficial do Ano Internacional das Cooperativas (AIC) de 2025.
“A Ásia é uma região demograficamente rica, culturalmente diversa, economicamente dinâmica e profundamente enraizada na história,” diz o diretor geral da ACI, Jeroen Douglas, que, recentemente, visitou a região antes do evento, reunindo-se com representantes do governo e líderes do Escritório da ACI Ásia-Pacífico, da União Nacional das Cooperativas da Índia (NCUI) e da Cooperativa de Fertilizantes da Índia (IFFCO).
A IFFCO, junto com os outros 17 membros da ACI da Índia, são os anfitriões a conferência, que será realizada no Bharat Mandapam, na capital indiana, de 25 a 30 de novembro, sob o tema “Cooperativas constroem prosperidade para todos”.
“O tema da conferência é inspirado no lema do movimento cooperativo indiano: paz, progresso e prosperidade”, acrescenta Douglas. “Nesta conferência, queremos fomentar a cooperação global, destacando as regiões cooperativas de prosperidade, regiões inspiradoras, e promover as cooperativas como organizações centradas nas pessoas, orientadas por objetivos e conscientes do planeta. Estaremos estruturando as palestras, plenárias e workshops em torno de quatro prioridades igualmente importantes. Essas prioridades serão o plano de ação estratégico orientador para acelerar e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”
Essas prioridades, diz Douglas, incluem a análise de como as cooperativas constroem políticas de capacitação e ecossistemas empresariais; reafirmando a identidade cooperativa; nutrindo a liderança com propósito; e moldando um futuro justo, igualitário e resiliente.
“Estamos preparando um programa muito inspirador, com palestrantes de todo o mundo e temos os melhores anfitriões que poderíamos sonhar na IFFCO, com o apoio dos 18 membros indianos da ACI,” diz Douglas, ”então, eu convido todo o mundo cooperativo e além para juntar-se a nós no Bharat Mandapam, em novembro, para participar, expressar seu orgulho pela cooperação, conhecer e inspirar, intercambiar e aprender, para negócios, contratos e inovações promissoras.”
Os palestrantes incluem funcionários da ONU e representantes do governo, como Antonio Guterres (secretário-geral da ONU), Tshering Tobgay (primeiro-ministro do Butão), Aicha Errifaai (diretora geral do Office of Cooperation Development no Marrocos) e Dr. Ashish Kumar Bhutani – (secretário do Ministério de Cooperação da Índia). Haverá, também, uma gama de especialistas em comunicação (Cory Doctorow – blogueiro, jornalista, escritor de ficção científica), alimentos (Revant Himatsingka, influenciador de alimentos saudáveis e “Food Pharmer”), Comércio Justo (Sandra Uwera Murasa, CEO global da Fairtrade International) e tecnologia (Trebor Scholz – diretor fundador do Consórcio de Cooperativismo da Plataforma da New School) ao lado de ativistas, praticantes e líderes cooperativos.
A conferência começa na segunda-feira, 25 de novembro, com a cerimônia de lançamento do Ano Internacional das Cooperativas de 2025. Ele irá se basear no AIC de 2012 “e na realidade de que o movimento cooperativo é uma das poucas respostas sociais globais viáveis e vivas para construir uma economia mais inclusiva e sustentável que funcione para todos,” diz Douglas.
Na terça feira, 26 e 27 de novembro, haverá plenárias e sessões paralelas discutindo as quatro prioridades, junto com a Coopathon e exibição de filmes (incluindo The Rochdale Pioneers, encomendado pelo Co-op Group do Reino Unido para o IYC 2012).
A Coopathon é um evento colaborativo para “desenvolver soluções cooperativas inovadoras para os desafios globais, tais como mudança climática, migração e integração tecnológica”. Liderados pela Rede Global da Juventude da ACI, os participantes participarão de um hackathon para debater ideias que promovam a solidariedade, a resiliência e o desenvolvimento sustentável dentro do movimento cooperativo. Ao alavancar a tecnologia, a análise de dados e o empreendedorismo social, a Coopathon tem como objetivo “fomentar a cooperação e o apoio mútuo entre as cooperativas para tratar de assuntos complexos no mundo de hoje”.
Quinta-feira, 28 e sexta-feira, 29 de novembro, haverá reuniões realizadas pelos grupos setoriais, regionais e temáticos da ACI, incluindo a Assembleia Regional da ACI África, encerrando com a Assembleia Geral da ACI. No dia 30 de novembro, a IFFCO está patrocinando viagens para os delegados registrados visitarem Agra (lar do Taj Mahal e Forte de Agra) e Vadodara (para visitar a Estátua da Unidade), e passeios turísticos em Nova Delhi. Durante todo o evento, a Exposição de Cooperativas reunirá vendedores, compradores e entusiastas de cooperativas.
Uma conferência global atrairá visitantes de todo o mundo, a maioria dos quais viajará de avião, o que, juntamente com as viagens internas e o uso de energia, significa emissões climáticas. Para mitigar isso, a IFFCO está planejando plantar 10.000 mudas de peepal em Odisha, Bengala Ocidental e Uttar Pradesh.
O peepal (Ficus religiosa) ou figo sagrado é uma espécie nativa do subcontinente indiano e da Indochina que pertence à família da figueira ou da amoreira e é considerado sagrado pelos seguidores do hinduísmo, jainismo, sikhismo e budismo. Elas vivem até 100 anos, atingindo 30 metros de altura e com um diâmetro de tronco de até 3 metros. Elas também são conhecidas por sua capacidade de absorver dióxido de carbono.
“A IFFCO quer contribuir para um ambiente mais verde, alinhando-se com os esforços globais para combater a mudança climática, e dar um exemplo de responsabilidade ambiental para futuros encontros”, diz um porta-voz da IFFCO.
A Conferência Global é a primeira de Douglas como diretor geral. “É o maior evento cooperativo multicontinental,” ele diz, ”reunindo cooperativas e mútuos, federações e órgãos de cúpula nacionais, portanto, estou muito ansioso para me reunir com o movimento.”
Douglas acrescenta que está “entusiasmado com o fato de tantas pessoas já terem se registrado”, mas pede às pessoas que estão pensando em fazer a reserva que o façam logo. “O processo de segurança pode significar que os vistos e outras medidas de segurança podem demorar mais do que o esperado, e não queremos que você perca essa oportunidade extraordinária. O registro agora garantirá que haverá tempo para que os vistos sejam processados e os voos e acomodações confirmados.”
“A Conferência Global da ACI reúne pessoas, independentemente de idade, raça, gênero, cultura ou nacionalidade. Não se trata apenas de palestrantes e líderes, mas de cooperativistas de todo o movimento encontrando conforto e intercâmbio uns com os outros. Trata-se de celebrar o sucesso global do movimento, valorizando nossa história e construindo juntos um futuro melhor.”
Ele também acredita que a Conferência Global “oferece um momento de reflexão”.
“A Conferência acontece a cada dois anos e é o encontro perfeito para inspirar e ser inspirado, para aprender e ensinar. Há orgulho em representar algo incrível para e de seu país. Para muitos participantes, é um evento que muda a vida; eles se lembram das conferências anteriores como momentos especiais em suas carreiras e vidas cooperativas.”
Fonte: Coop News