Inovar sempre foi a palavra de ordem na Cooperativa Veiling Holambra (CVH). Ao longo de sua trajetória, a Cooperativa foi pioneira em processos, conceitos, sistemas e tecnologia para o mercado de flores e plantas no Brasil e tornou-se referência e case de sucesso em várias iniciativas, como a implantação do RFID (Identificação por Radiofrequência) na recepção de flores e plantas, leilão reverso, e telas de led no sistema Klok. Inovar faz parte do seu DNA.
Nos últimos anos, estas inovações foram imprescindíveis para que a CVH conseguisse manter seus processos e sistemas de venda ativos em meio à crise. Por isso, algumas delas, já previstas no planejamento estratégico da Cooperativa, foram até aceleradas.
O ano de 2021 e o início de 2022 foram marcados por transformações extremamente importantes para que o Veiling se mantenha como referência na visão do mercado e na busca por melhores soluções comerciais para seus associados, contando com tecnologias de vendas modernas e atualizadas para seus clientes, visando maior comodidade, facilidade e mesmas oportunidades comerciais para todos.
Nesta trilha da inovação, foram iniciados vários projetos, entre eles, a ampliação das telas de led no Sistema Klok (leilão). Embora o sistema tenha recebido inúmeras atualizações nos últimos anos, a troca e a ampliação da tecnologia de led permitiu diversas outras inovações, já que preparou o sistema para ampliar a quantidade de relógios operando simultaneamente, podendo chegar até cinco.
COMPRA REMOTA NO SISTEMA KLOK (leilão)
Em dezembro (2021) teve início a operação do “Compra Remota”, que possibilitou a participação dos clientes no leilão remotamente, em tempo real, aferindo maior acessibilidade a este canal de vendas. A ferramenta consiste na instalação de um software no computador do próprio cliente, conectado a uma rede de internet cabeada e dedicada para esta funcionalidade, assegurando assim maior estabilidade à conexão.
Inicialmente, a Compra Remota estará disponível somente para os clientes que têm sua base de operações dentro do complexo da CVH, podendo realizar compras no leilão a partir de seus escritórios e melhor otimizar seu tempo. A tecnologia também trouxe novas funcionalidades: o cliente pode marcar um lote de flores ou plantas de seu interesse e aguardar que o sistema dispare um aviso sonoro quando o produto se aproximar do momento da comercialização, para que assim ele entre no sistema e participe da disputa do lote desejado. Em uma segunda fase, que somente será possível com uma melhor estabilidade e qualidade da internet no Brasil, o que se espera com a chegada do 5G ao país, este canal será estendido para todos os clientes da CVH, em todo território nacional.
A atacadista Juliana Martins, proprietária da Prisma Flores, conta que desde o dia 17 de dezembro participa remotamente do leilão, enquanto realiza normalmente as atividades em seu escritório. Presencialmente, muitas vezes permanecia por até cinco horas na tribuna aguardando a entrada dos produtos que desejava adquirir e só iniciava as atividades do escritório na parte da tarde. “Hoje, participo do leilão virtual em tempo real e até às 14h30 já fiz todo o meu trabalho”, diz.
ATIVAÇÃO do 4º RELÓGIO
Em janeiro de 2022 houve a ativação do quarto relógio dentro do sistema Klok (sistema de leilão reverso onde o preço começa do maior para o menor), conferindo maior agilidade às vendas e reduzindo em pelo menos 30% o tempo de permanência do cliente na tribuna. O processo desta ativação impactou diretamente nos cerca de 350 clientes que, diariamente, utilizam-se deste canal para efetuar suas compras, também nos mais de 400 produtores e, ainda, nos suportes técnicos internos e externo (Bélgica).
Este quarto relógio atua com vendas por informação e fotos dos produtos, sem a necessidade da passagem física do produto, propiciando maior agilidade às negociações, maior competitividade e maior foco do cliente nas vendas das flores e plantas adquiridas.
Com isso, às segundas e quartas-feiras, quando chegam a ser comercializadas mais 1 milhão de unidades de produtos, divididos em cerca de 13 mil transações, o tempo de duração do leilão foi reduzido consideravelmente, de 4 a 5 horas para 3 horas e meia. Dando continuidade as inovações, em breve serão disponibilizadas fotos reais dos lotes de flores e plantas assim que estas forem recepcionadas na Cooperativa, utilizando-se de tecnologia associada aos portais de RFID, contribuindo com mais segurança e confiabilidade nas informações para a tomada de decisão do cliente e melhorando sua experiência de compra.
Por Rachel Ferreira Osório e Rodrigo dos Anjos,Executivos da Cooperativa Veiling Holambra
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 104
Discussão sobre post