
Apesar de representarem 41% dos cooperados no Brasil, apenas 23% das mulheres ocupam posições de liderança dentro do cooperativismo. Com esse dado, a gerente-geral do Sistema OCB, Fabíola Motta, abriu o Encontro de Mulheres Cooperativistas, promovido em março pelo Sistema Ocesp, que reuniu representantes de 108 cooperativas em um dia de troca de experiências e inspiração.
No painel “Mulheres no Cooperativismo”, mediado pela jornalista e influenciadora Mara Ferraz, quatro lideranças femininas compartilharam suas trajetórias, desafios e conquistas no cooperativismo. Entre as painelistas, a cooperada Raíssa Teresani Scian, integrante do Comitê de Mulheres Cooperativistas Veiling e representante de São Paulo no Comitê Nacional “Elas pelo Coop” levou a voz do segmento de flores e plantas para o evento.
“Além de apresentar o quanto as mulheres representam uma parcela significativa no segmento de flores e plantas, consegui destacar a importância de ter um comitê de mulheres cooperativistas e o quanto os encontros e iniciativas do grupo impactam positivamente a trajetória das participantes”, contou Raíssa.
Além de Raíssa, também participaram do painel Maria Tereza Uchôa, vice-presidente da Credicitrus e presidente do Instituto Credicitrus; Maíra Santiago, fundadora da cooperativa Coletiva de Educação Corporativa; e Elisete Rasera, gerente da Unimed Fesp ampliando o debate sobre a presença feminina em diferentes ramos do cooperativismo.
Mais do que ocupar espaços, o encontro mostrou que as mulheres têm redes, voz e propósito e que o futuro do cooperativismo passa, inevitavelmente, pelo fortalecimento do protagonismo feminino.


Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 123