O bom relacionamento com todos os stakeholders (públicos estratégicos ou pessoas ou grupos de interesse) sempre foi uma rotina na Cooperativa Veiling Holambra. Mas como Cooperativa está em crescimento e a convivência harmoniosa e respeitosa com todos os grupos com os quais ela se relaciona, consequentemente, vem aumentando, tornou-se necessário o estabelecimento de um processo formal e transparente sobre como devem ser essas relações e como serão tratadas as condutas inadequadas.
Desta forma, foi elaborado e lançado no dia 13 de julho, o Código de Ética e Conduta Veiling, um conjunto de diretrizes baseadas nos valores e princípios da Cooperativa, que orienta o comportamento de todos os públicos com os quais ela se relaciona, como os cooperados, clientes, colaboradores e prestadores de serviços, entre outros.
Vale destacar que a sua elaboração teve todo apoio e contribuição de toda a equipe executiva, do Conselho Administrativo, de colaboradores e dos cooperados, entre outros. “A proposta é cultivar um ambiente de confiança entre todos e alcançar uma boa e justa convivência, explica Adriana Delafina, gerente Pessoas e Gestão.
O Código de Ética e Conduta Veiling foi divulgado por meio de comunicados oficiais direcionados aos públicos envolvidos através de todos os canais de comunicação, interno e externo, inclusive no site da CVH. Além de um vídeo de apresentação, o material foi disponibilizado de forma digital e, também, física, no formato de livreto (disponível para retirada pelos interessados).
Para os colaboradores foi realizada uma semana intensa de apresentações online por Adriana Delafina, que explicou todos os tópicos de forma bem didática.
“A Cooperativa sempre teve políticas internas e já contava com o seu próprio estatuto e regimento interno. No entanto, este Código vem ao encontro dos nossos objetivos de mitigação de riscos e situações indesejáveis, tornando possível tratar qualquer ocorrência de forma equânime.
“Código de Ética e Guias de condutas servem para orientar as ações de colaboradores de empresas e instituições, explicitando a postura da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage. É um instrumento que serve de inspiração para as pessoas que aderem a ele e se comprometem com seu conteúdo”.
Jorge Possato, CEO da CVH
Servirá para nos ajudar a garantir a transparência e o respeito às leis e as normas internas, além de estabelecer padrões de comportamento e formas de agir, de acordo com os valores da nossa Cooperativa”, resume Jorge Possato, CEO da CVH.
Regras
As regras estabelecidas no Código de Ética e Conduta Veiling são bastante simples e contem orientações de como as pessoas devem agir com base nos valores e princípios definidos para que sempre sejam tomadas as melhores decisões, e de forma ética e responsável. O Código traz um conjunto de 12 capítulos, compostos pelos princípios da CVH, pelas relações interpessoais, conflitos de interesses, confidencialidade, combate à corrupção, Lei de Proteção de Dados e orientações fornecidas no Canal Ético.
Os principais pontos tratam da relação interpessoal, baseada em respeito, transparência e ética, assim como o cuidado com as informações, sempre respeitando as normas internas e as legislação vigente. “Em resumo, o Código de Ética é a nossa forma de agir baseada nos nossos princípios e valores. Esperamos manter sempre um ambiente de transparência e respeito nas relações através do cumprimento de nossos deveres”, destaca Adriana Delafina.
Discussão sobre post