Estar atento às tendências é fundamental para oferecer um mix de produtos diferenciado e, consequentemente, estar à frente na preferência de compra dos clientes. A lista de tendências 2023 em flores e plantas relaciona o que estará em alta em eventos, arranjos e nas escolhas domésticas.
Uma das maiores varejistas norte-americana no segmento mundial da floricultura, a 1-800-Flowers, elege os destaques do segmento baseado no comportamento do consumidor. A primeira escolha da empresa é a Calathea Insignis. A planta, que chama atenção pelas “estampas” nas folhagens superiores em contraste com as faces inferiores intensamente arroxeadas, desperta a curiosidade porque suas folhas se erguem para o alto à noite, na ausência de luz, sendo conhecida como planta rezadeira. A segunda indicação da empresa é da categoria de flores de corte com as orquídeas tropicais, como Denphal, Oncidium e Cymbidium. Os ramos longos e delicados com muitas flores de tamanho médio a pequeno fazem desta tendência uma opção realmente versátil para arranjos.
Na categoria de corte, outra “queridinha” do momento é a Protea. Usada isoladamente pela exuberância e imponência ou na composição de arranjos e decorações, inclusive na versão desidratada, a flor ganhou relevância internacional. “Sua aparência ao mesmo tempo selvagem, rústica e bela contrasta e complementa as flores mais delicadas”, explica o engenheiro agrônomo e pesquisador, Antonio Hélio Junqueira. Em flores envasadas, o destaque é uma velha conhecida: a Begônia. Internacionalmente, o grupo das begônias experimenta um “boom” de consumo, colocando essa flor entre as tendências para este ano e, consequentemente, impulsionado o trabalho dos desenvolvedores de novas cultivares, conhecidos como breeders, sobre esta flor.
O Philodendron Birkin fecha a lista das principais tendências 2023. Na IPM Essen 2023, uma das mais importantes feiras de negócios para a horticultura ornamental, uma versão da Philodendron Birkin foi eleita como o lançamento do ano, a variante pink. Atualmente, há mais de duzentas espécies de filodendros produzidas, todas com boa aceitação do consumidor final. Além de destaque no cenário internacional, essa planta é parte do projeto Plante Ar Puro, da Cooperativa Veiling Holambra, em virtude de sua ação purificante do ar e é versátil, pois se adapta bem ao interior da residência, a varandas ou sob árvores ou plantas no jardim.
“Todas os produtos classificados internacionalmente como tendências para 2023 são comercializadas pela Cooperativa, o que traduz essa força do cooperativismo como elo impulsionador dos negócios. Temos um mix rico e amplo graças aos nossos cooperados”, resume Thamara D’Angieri, Gerente de Marketing e Produto da Cooperativa Veiling Holambra.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 110
Discussão sobre post