Conhecida nacionalmente como a Cidade das Flores, Holambra chama atenção de visitantes interessados em produção de plantas, adquirir produtos diferenciados e fazer grandes negócios. Mas o que hoje é uma das principais culturas do município, traz consigo uma história com outro protagonista: o cooperativismo.
Em 1848, a chegada de imigrantes holandeses mudou de vez a realidade da região. Foi através da Cooperativa Agropecuária Holambra (CAPH) que famílias agricultoras se estabeleceram e, aos poucos, impulsionaram o desenvolvimento daquela localidade.
No decorrer do tempo, a CAPH foi se modificando e acompanhando as transformações da época. Nesse contexto, a floricultura entrou em foco como uma de suas atuações e não parou mais de crescer.
As décadas que seguiram foram de muitos avanços e, no dia 3 de abril de 1989, o primeiro leilão Veiling foi realizado. A iniciativa foi um sucesso e em seu primeiro ano, aumentou cerca de 50% no faturamento. Mais tarde, os Kloks digitais seriam implementados, substituindo a forma analógica da prática e elevando ainda mais os resultados.
Com os negócios prosperando, a emancipação do Departamento de Floricultura da CAPH deu início a um salto ainda mais alto. Assim, nascia oficialmente a Cooperativa Veiling Holambra, o mais completo centro de comercialização de flores e plantas da América Latina.
“Desde sua fundação, a Cooperativa emergiu como uma força motriz no setor, estabelecendo-se como uma das principais referências no mercado de flores”
– Jorge Possato é CEO da Cooperativa Veiling Holambra
RECONHECIMENTO CONSOLIDADO
O fortalecimento da marca Veiling surgiu como consequência do desenvolvimento contínuo não só do número de cooperados e clientes, mas do comprometimento com a excelência e inovação.
Com isso, a Cooperativa alcançou o quinto lugar no ranking mundial de Veilings, devido ao volume de produtos comercializados, e atualmente dispõe de um mix de produtos que ultrapassa 7 mil variedades diferentes.
Ao todo, a cooperativa conta com mais de 450 produtores fornecedores de pequeno, médio e grande porte localizados em várias regiões do país. Toda essa produção atende mais de mil clientes diretos que representam grande parte da demanda do mercado nacional, recebendo, em média, 300 clientes por dia.
Esses números surpreendentes compõe o marco dos 35 anos da cooperativa, celebrados em 2024, mas carregam consigo muito mais significado.
Na trajetória do Veiling, o cooperativismo é o elo impulsionador, onde a conexão com os cooperados se tornou um dos pilares fundamentais de atuação e consolidação. “Com o intuito de vivenciar e propagar a integração cooperativista, lançamos programas ao longo dos anos que ganharam força e se solidificaram, gerando aproximação dos cooperados com a cooperativa, tais como Cooper+, Geração Cooperativista, Mulheres Cooperativistas e Programa Individualizado. Para tomada de decisão democrática, consciente e participativa temos o processo assemblear, baseado em transparência”, explica Jorge Possato, CEO do Veiling Holambra.
A valorização das pessoas, sejam colaboradores, cooperados, clientes ou comunidade, é algo reafirmado na Cooperativa ano após ano. Como em 2020, onde o mundo enfrentou uma das maiores crises pandêmica de todos os tempos e os negócios tiveram que se reinventar. “No período da pandemia, adotamos algumas medidas para garantir a perenidade dos negócios e, com isso, nossos cooperados conseguiram continuar a produção ou buscar alternativas de variedades ou espécie para superar esse momento difícil”, conta o CEO.
Além dessas ações, Possato ressalta a união do Veiling Holambra com o IBRAFLOR (Instituto Brasileiro de Floricultura), que ocorreu nesse mesmo período, buscou manter o mercado “vivo” e provar que o produto da cooperativa era, sim, “alimento para a alma”. Conceito esse responsável por agregar o verdadeiro significado de todo o ecossistema virtuoso construído pela cooperativa.
A responsabilidade social e ambiental também caminhou lado a lado com a Cooperativa nessas mais de três décadas. Além do investimento em tecnologias, o Veiling fomenta entre seus cooperados a consciência de seu papel e importância dentro do ecossistema cooperativista, impactando diretamente no aumento de certificações de origem e padrões de seus produtos.
Atrelado a isso, a Cooperativa se tornou membro da Global GAP – Good Agricultural Practices, uma organização global que tem por objetivo assegurar boas práticas na agricultura, estabelecendo padrões mundiais de certificação de produtos.
CULTURA DA INOVAÇÃO
Não é à toa que o Veiling se tornou referência e case de sucesso em várias iniciativas. Pioneira em processos, conceitos, sistemas e tecnologia para o mercado de flores e plantas no Brasil, a Cooperativa enxergou na inovação um caminho para manter seu sistema ativo, ao mesmo tempo que acompanhava as maiores transformações de mercado.
Jorge Possato conta que a digitalização tem desempenhado um papel crucial ao longo desses 35 anos de história e o leilão reverso de flores e plantas é um exemplo dessa busca constante por novas tecnologias. A comercialização desse leilão atualmente possui um painel de LED de 28 metros de alta definição com quatro Kloks operando simultaneamente e um software que permite a participação remota nesse sistema de venda. Ainda, em 2013, o lançamento do Veiling Online criou uma plataforma acessível e versátil para comercialização 24 horas por dia e 7 dias por semana. “Ter um ecossistema digital é uma das apostas do Plano Estratégico do Veiling Holambra, e, por isso, essa busca por inovação nos acompanha em todos os processos e departamentos”, afirma.
Com a missão de despertar emoções e cultivar negócios com propósito, a Cooperativa Veiling Holambra visa ir além e já projeta onde quer chegar nos próximos anos. Nesse sentido, o CEO compartilha que o plano estratégico de médio e longo prazo é completo com projetos e iniciativas em várias áreas de atuação como “Foco no Mercado”, fortalecer a “Cultura Veiling”, “Eficiência e Sustentabilidade”, “Ecossistema Digital” e “Novos Negócios”. “O futuro nos reserva infinitas possiblidades de crescermos de forma sólida, estruturada, sem perdermos nossas bases e o espírito cooperativista que nos guiou até aqui”, conclui Jorge Possato.
Representar um movimento centenário ao mesmo tempo que se destaca entre as maiores tendências do mercado atual não é tarefa fácil. Mas o cooperativismo inovador da Cooperativa Veiling Holambra mostrou que é possível. Afinal, “planejar, semear e colher” é um lema que não se aplica apenas no campo!
IMPACTO VEILING
Programa Aprendiz Cooperativo – Uma iniciativa que proporciona aos jovens da comunidade onde a cooperativa está inserida, a oportunidade de impulsionar sua carreira profissional.
Cooperatividade – Uma caminhada anual em parceria com o SESCOOP, com o objetivo de promover saúde e bem-estar. São arrecadados donativos para entidades assistenciais do município.
Flor com Amor – Projeto que visa promover ações sociais dentro de eventos do segmento florista. A arrecadação de brinquedos, donativos e contribuições voluntárias são destinadas a instituições carentes.
Sustentabilidade – Garantir a preservação de recursos naturais para as futuras gerações são alguns dos conceitos dos projetos sustentáveis da Cooperativa. Além das questões econômicas, fatores de dimensão ambiental e social são igualmente importantes.
Eficiência Energética – Tendo como premissa adotar uma postura consciente e eficaz perante o futuro, a CVH colocou em funcionamento sua terceira usina fotovoltaica. Serão 10 mil placas até 2025, garantindo 90% da geração de energia consumida.
Univeling – Com foco em qualificação, relacionamento e estratégia de negócios, o sistema de educação coorporativa da Cooperativa tem como proposta gerar conhecimento e despertar as competências individuais.
RECORTES DA LINHA DO TEMPO
1989 – Foi realizado o primeiro leilão de reverso de flores e plantas
1991 – A doação do Klok analógico da cidade de Bemmel, na Holanda, permitiu a realização do leilão reverso com a ferramenta específica para esse sistema de comercialização
1997 – Foi dado mais um passo com a modernização do leilão através de um Klok digital
1998 – Paralelamente à essa modernização do leilão de flores e plantas, foi tomada a decisão de construir um novo Veiling, um complexo que permitisse expansões alinhadas com o crescimento futuro da cooperativa
2009 – Mudança para uma nova estrutura moderna e funcional em Santo Antônio de Posse
2014 – Inauguração do Gran Flora, um empreendimento “cash & carry” que veio para oferecer um mix completo de produtos, acessórios e materiais do setor de flores e plantas aos clientes e profissionais do segmento
2022 – Lançamento da Compra Remota para os clientes do leilão, permitindo que eles comprem de qualquer lugar do Brasil
2023 – Inauguração do primeiro Centro de Distribuição em Uberlândia e da nova marca
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 118
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