No dia 28 de janeiro, a Ubots, empresa líder em relacionamento digital para cooperativas, realizou mais um workshop exclusivo para cooperativas no Instituto Ling, em Porto Alegre/RS. Nesta edição, o tema abordado foi “Como gerar negócios através do WhatsApp”.
O evento ofereceu um dia de imersão, trazendo insights sobre como as cooperativas podem maximizar seus resultados utilizando o WhatsApp como canal estratégico. A sessão foi conduzida por Marcos Alves, CRO da Ubots, com o suporte de outros especialistas da empresa, que acompanharam os participantes em dinâmicas interativas ao longo do dia.
Aprendizado na prática
Durante o workshop, as cooperativas puderam entender como otimizar o uso do WhatsApp para impulsionar suas estratégias de marketing e vendas. Clientes que já implementaram soluções bem-sucedidas, como a equipe de Inside Sales da Central Ailos, compartilharam seus desafios e as soluções adotadas para gerar mais negócios.
Cada participante contou com o suporte de um especialista da Ubots para desenvolver um plano de ação personalizado, alinhado às necessidades de sua cooperativa. O objetivo era que todos saíssem do evento com um plano estruturado e pronto para ser implementado.
A importância da estratégia no WhatsApp
O WhatsApp se consolidou como um dos principais canais de relacionamento entre cooperativas e cooperados. No entanto, muitas organizações ainda enfrentam desafios para transformar as interações em oportunidades reais de negócio. O workshop abordou como estruturar fluxos eficazes, integrar o WhatsApp a estratégias de vendas e mensurar resultados de forma assertiva.
Ao longo do dia, os participantes também exploraram boas práticas de governança, garantindo mais segurança e conformidade no uso do canal, além de entender como outras cooperativas obtiveram sucesso na implementação de soluções inteligentes para atendimento e vendas.
Caso de uso:
Este workshop contou com a participação especial de Gabriel Jouris, Coordenador de Inside Sales na Cooperativa Central Ailos de Blumenau, que compartilhou seu caso de sucesso com a implementação do WhatsApp no atendimento e na jornada do cooperado, trazendo dicas e as estratégias utilizadas para enfrentar os desafios.
De uma forma prática e cooperativa ele mostrou como foi possível centralizar as conversas realizadas no WhatsApp, agilizar o atendimento digital e ganhar escala na operação. Além disso, a combinação de uma ferramenta para auxiliar tanto no PA Digital como Físico, ampliando a satisfação dos cooperados e trazendo resultados mais expressivos na operação da Central Ailos.
“Meu desafio hoje é atuar com o time de vendas internas, focando em um gerenciamento de carteira mais ativo. Por isso, o uso de ferramentas para gerar negócios e fortalecer a conexão com os cooperados é essencial. Eventos como esse são muito valiosos, pois nos permitem sair da nossa rotina e perceber que muitos enfrentam desafios semelhantes. Além de compartilhar nossas experiências, aprendemos com as boas práticas de outras cooperativas e encontramos novas soluções para aplicar no dia a dia, contribuindo para o crescimento do cooperativismo como um todo”, contou Gabriel Jouris, Coordenador de Inside Sales na Cooperativa Central Ailos de Blumenau.
A intercooperação e a aplicação
O evento foi marcado por trocas valiosas entre os participantes, fortalecendo o princípio da intercooperação e promovendo um ambiente de aprendizado coletivo. As cooperativas compartilharam suas experiências reais, detalhando os desafios enfrentados na digitalização do atendimento e como estratégias bem-sucedidas ajudaram a otimizar processos, melhorar a experiência dos cooperados e impulsionar resultados.
Casos práticos demonstraram o impacto da centralização das interações via WhatsApp, a importância da governança nas conversas e como a automação pode contribuir para aumentar a eficiência operacional sem perder o toque humano no atendimento.
“O convite veio no momento certo. Na Unicred, estamos desenvolvendo um projeto para acelerar a aquisição de cooperados com o apoio do bot, e essa troca com outras cooperativas nos ajudou a tornar a estratégia ainda mais assertiva. Além disso, contar com a parceria da Ubots, que já nos acompanha há tempos, torna todo o processo mais ágil e eficiente. Eventos como esse são enriquecedores, pois ampliam nossa visão e nos permitem aprender com a experiência de outros parceiros. A intercooperação, que é um dos nossos princípios, precisa ser mais praticada, pois pode evitar muitos desafios no futuro”, comentouJaniele Fernandes Pereira, Business Owner da Unicred Central.
Os próximos passos
Com um formato dinâmico e colaborativo, o workshop reforçou o compromisso da Ubots em apoiar as cooperativas na transformação digital e na geração de negócios. As discussões trouxeram insights valiosos sobre como aprimorar o relacionamento digital e utilizar o WhatsApp de maneira estratégica para alavancar resultados.
A Ubots já está planejando novas edições do workshop e uma agenda de eventos educacionais, como mesas de negócio online, para continuar apoiando as cooperativas na evolução de suas estratégias digitais. Essas iniciativas reforçam dois princípios fundamentais do cooperativismo: a Educação, Formação e Informação, promovendo uma cultura de cooperação, transparência e aprendizado contínuo, e a Intercooperação, que incentiva a troca de experiências e fortalece o setor como um todo, gerando inovação e benefícios mútuos.