Na última sexta-feira, dia 26 de maio, o Sistema Ocergs promoveu o Workshop de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, em Santa Maria. O evento aconteceu no Sicredi Região Centro RS/MG e reuniu cerca de 80 profissionais de 28 cooperativas para pensar estratégias de comunicação com inovação e criatividade através do tema “Retorno à Infância”.
Com o objetivo de explorar estratégias de construção da reputação corporativa, comunicação com stakeholders e discutir sobre atividades e competências necessárias para lidar com períodos de crise, foi lançado o Curso de Extensão Identidade, Reputação e Gerenciamento de Crise, realizado pela ESPM e Escoop.
O curso tem vagas limitas, e é destinado para colaboradores de cooperativas ligados à área de Comunicação.
As inscrições podem ser feitas através do link: https://survey.sescooprs.coop.br/index.php/611586?lang=pt-BR
A comunicação e o RSCOOP150
O planejamento estratégico do Sistema Ocergs está diretamente ligado com os gaps trazidos pelas cooperativas gaúchas nos últimos anos. Através da apresentação do Plano RSCOOP150 os participantes ficaram por dentro de tudo que já estamos fazendo para chegarmos juntos aos R$150 bilhões de faturamento até 2027.
Após as boas-vindas do diretor executivo da coop anfitriã do evento, Luiz Alberto Machado Lopez, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, falou sobre a importância da comunicação e, principalmente, dos profissionais da área para alcançarmos melhores resultados e agregar valor nos serviços das cooperativas. “Precisamos de uma comunicação cada vez mais eficiente e estratégica. E para isso é importante investir em capacitações como essa para que tenhamos oportunidades de pensar fora da caixa e realizar intercâmbio de ideias para que o cooperativismo seja reconhecido pelo seu protagonismo em seus diferentes ramos”, destacou.
A gerente de Recursos Humanos do Sistema Ocergs, Carolina Scherer, apresentou o panorama das ações desenvolvidas pelo Comitê responsável pelos projetos de Representação Institucional e Relações Trabalhistas. Além dos objetivos, foram apresentadas as linhas de ações do comitê as quais destacam-se: Implantação da educação política junto as cooperativas; Assessoria Técnica Generalista Jurídica e Compliance para atendimento das cooperativas e Fortalecimento da atuação continua e estruturada junto à Frencoop/RS.
Serviços do Sistema Ocergs
A gerente de Comunicação e Marketing, Simone Zanatta, trouxe muitas novidades da área vinculadas ao Planejamento Estratégico da entidade, além de solicitações feitas pelos grupos focais (composto por profissionais de cooperativas de diferentes ramos que se reúnem mensalmente). Uma delas foi a campanha institucional que será lançada nos próximos meses, o planejamento do Dia C e do Fundo de Marketing do Sistema OCB, Expointer e outros eventos do Sistema.
Campanha Nacional de Comunicação
Direto de Brasília e com muitas novidades sobre a nova campanha SomosCoop, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, apresentou a principal campanha publicitária brasileira sobre o cooperativismo. Os participantes puderam tirar todas as dúvidas sobre o movimento que tem como principal objetivo despertar o orgulho de ser cooperativista e conectar pessoas que acreditam na força de trabalhar junto para tornar o cooperativismo conhecido e reconhecido na sociedade.
Também vai ter temporada nova de SomosCoop na Estrada, com episódios gravados no Rio Grande do Sul. E ainda falamos sobre a importância do uso do carimbo SomosCoop para gerar diferenciação para as cooperativas no mercado e ajudar o consumidor a reconhecer “nas prateleiras” a mensagem que ele viu na mídia, influenciando em uma escolha deliberada pelo coop.
Reputação e gestão de riscos
Para falar sobre um assunto que tem tudo a ver com estratégia, o jornalista e consultor da empresa Criterio, Cezar Freitas.
Através de dados, Cezar destacou a importância da reputação e como fazer para construi-la de forma estratégica. Como falar sobre si mesmo, como convencer os outros a falar sobre a empresa em seu nome, rotinas, sistemas, fluxos e, principalmente, como a estratégia deve estar alinhada aos valores da empresa, fortalecendo-os de forma recorrente.
Criatividade como estratégia de negócio
O grande desafio dos profissionais de comunicação e marketing está em unir criatividade e estratégia para inovação nas práticas do cotidiano. Quando somos adultos, desenvolvemos um senso de autopreservação, fugimos da dor e de outros medos que acabam reprimindo nossa veia criativa pelo instinto natural do medo.
As crianças deixam os pudores de lado, e com isto, anulam o sentimento de ser/parecer ridículo. E acreditamos que a criatividade pode ser estimulada e desenvolvida se voltarmos ao tempo da nossa infância. Por isso, nesta edição, convidamos os participantes a voltar no tempo, a libertar a criança que existe em cada um para, com criatividade, pensar estrategicamente a comunicação das cooperativas.
Nesse sentido, o speaker Alexandre Garcia realizou uma imersão com os participantes sobre criatividade que exercitaram seu senso de inovação e praticaram o auto desenvolvimento para, consequentemente, gerar melhores e efetivos resultados para suas coops.
Quer ver um pouquinho do que rolou no nosso Workshop? Acesse e confira: https://www.instagram.com/p/CsuIvbcr82o/
O próximo Workshop de Comunicação acontece no dia 29 de setembro, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Em breve mais informações!
Fonte: Sistema Ocergs
Discussão sobre post