• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Redes sociais crescem como estratégia de conexão entre cooperativas e consumidores

MundoCoop POR MundoCoop
25 de setembro de 2023
GESTÃO & NEGÓCIOS
Redes sociais crescem como estratégia de conexão entre cooperativas e consumidores

Redes sociais crescem como estratégia de conexão entre cooperativas e consumidores

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O uso do storytelling em vídeo desempenha um papel importante na melhoria da imagem de uma cooperativa. Em um mundo cada vez mais saturado de informações e concorrência acirrada, usar essa ferramenta se tornou uma estratégia essencial para se destacar e criar conexões significativas com o público. 

Hoje precisamos contar uma história, agregar valor, mostrar que somos iguais e queremos o mesmo. Tem que haver um motivo para que aquele vídeo irresistível o convença a fechar negócio. “Em um mundo concorrido como o atual, é necessário pensar fora da caixa. Por isso, o storytelling oferece a oportunidade de transmitir a essência da marca, seus valores, propósito e cultura de uma forma mais envolvente e emocional”, comenta Matheus Lins, fundador da Trinta Dezessete. 

Quando falamos em redes sociais, por exemplo, um vídeo tipo reels já é um bom caminho andado. Não muito longo, passa a mensagem certa, impacta com a criatividade usada e pode ser compartilhado infinitas vezes.  

Para se ter uma ideia 83% dos consumidores consideram compartilhar um vídeo criado por uma marca (State of Video Marketing). Contudo, não basta ser criativo. Precisa ter o tempo certo. Vídeos com menos de 90 segundos retém 53% dos usuários até o último segundo, enquanto vídeos com mais de 30 minutos retém apenas 10%. 

4 dicas e exemplos de como realizar um storytelling assertivo 

1. Identifique os valores: Comece identificando os valores fundamentais da cooperativa e sua história única. Descubra os eventos-chave que moldaram a cooperativa, os desafios que enfrentaram e como superaram adversidades. Um exemplo é a Patagonia, fundada em 1973 por Yvon Chouinard, um escalador e amante da natureza. Desde o início, ela estabeleceu valores centrais relacionados à preservação do meio ambiente, à qualidade de seus produtos e ao compromisso com a comunidade. 

A campanha “Worn Wear” destacou histórias de pessoas reais que possuíam produtos da Patagonia por muitos anos e os usavam em suas aventuras ao ar livre. “As histórias mostraram a durabilidade dos produtos e incentivaram a ideia de comprar roupas de qualidade que durem por muito tempo”, comenta Lins. 

 2. Crie uma narrativa envolvente: Ela deve resumir a jornada da cooperativa, destacando sua missão, visão e propósito. Certifique-se de que a história seja autêntica e emocionalmente cativante. 

Um dos exemplos mais notáveis de storytelling nesse sentido é o da Nike com a campanha “Just Do It”, que foi lançada pela primeira vez em 1988. “A campanha trouxe uma série de anúncios e comerciais que contavam histórias de atletas reais superando desafios, mostrando determinação e sucesso”, diz Lins, da Trinta Dezessete. 

 3. Destaque o impacto: Use o storytelling para ilustrar o impacto positivo que a cooperativa teve na vida dos clientes, comunidade ou do setor em que atua. Compartilhe histórias de sucesso que demonstrem como a cooperativa resolveu problemas ou criou valor para seus clientes. 

O Airbnb usou o storytelling para realçar seu impacto positivo nos clientes com a campanha “A Belong Anywhere Story”, série de vídeos em que viajantes compartilham suas experiências de se hospedar em casas únicas ao redor do mundo.  

 4. Humanize e compartilhe histórias: Mostre o lado humano da cooperativa, destacando a equipe por trás dela. Conte histórias sobre funcionários dedicados, suas paixões e conquistas, para criar conexões emocionais com o público. 

Incentive os colaboradores a compartilharem suas experiências pessoais relacionadas à cooperativa. Um exemplo notável de empresa que humanizou sua marca com storytelling é a Dove. A campanha “Real Beuty”, lançada em 2004, foi uma das primeiras a abordar a questão da beleza feminina de uma maneira mais realista e inclusiva. “A campanha usou histórias emocionais para promover a autoestima e aceitação corporal entre as mulheres”, lembra Lins, da Trinta Dezessete. 

Outro exemplo, seria a Microsoft com a campanha “Humans of Microsoft”, uma série em que a empresa apresenta perfis detalhados de funcionários, destacando suas jornadas profissionais, paixões e motivações. 


Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop

Tags: comoconexãoconsumidor?consumidorescooperativacooperativascrescementreestratégiagestÃonegÓciossociaissupercampo:
ANTERIOR

Será esse um novo suspiro econômico a todos brasileiros? – Frederike Mette é diretora acadêmica de Negócios e Tecnologia na ESPM

PRÓXIMA

Boa liderança é fundamental para a satisfação dos colaboradores – Ana Paula Prado é CEO do Infojobs

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Governança em cooperativas e o papel estratégico do conselho de administração
GESTÃO & NEGÓCIOS

Governança em cooperativas e o papel estratégico do conselho de administração

2 de setembro de 2025
Cooperativas financeiras se unem com foco em solidez e expansão nacional
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativas financeiras se unem com foco em solidez e expansão nacional

1 de setembro de 2025
Cooperativa de saúde paranaense apresenta primeiro produto de holding em evento do setor
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de saúde paranaense apresenta primeiro produto de holding em evento do setor

1 de setembro de 2025
Cooperativa financeira destaca o papel do cooperativismo na Amazônia em evento pré-COP30
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa financeira destaca o papel do cooperativismo na Amazônia em evento pré-COP30

31 de agosto de 2025
Cooperativa de crédito é reconhecida entre as Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de crédito é reconhecida entre as Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina

30 de agosto de 2025
Cooperativa financeira é destaque nacional como empresa GPTW e referência em Saúde Mental
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa financeira recebe o Selo GPTW pela sétima vez e se destaca como referência em Saúde Mental

1 de setembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Celso Furtado
ACONTECE NO SETOR

Cooperativa varejista apresenta tendências para o setor e novas diretrizes sob nova direção

2 de setembro de 2025
Priscila Damiani é Diretora de Recursos Humanos da Biogen
ARTIGO

Liderança feminina: mentoria como ferramenta de transformação – Priscila Damiani é Diretora de Recursos Humanos da Biogen

2 de setembro de 2025
Inclusão e Diversidade: O Futuro da Inovação nas Cooperativas
DESTAQUES

Inclusão e Diversidade: O Futuro da Inovação nas Cooperativas

2 de setembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.