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MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Redes sociais crescem como estratégia de conexão entre cooperativas e consumidores

MundoCoop POR MundoCoop
25 de setembro de 2023
GESTÃO & NEGÓCIOS
Redes sociais crescem como estratégia de conexão entre cooperativas e consumidores

Redes sociais crescem como estratégia de conexão entre cooperativas e consumidores

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O uso do storytelling em vídeo desempenha um papel importante na melhoria da imagem de uma cooperativa. Em um mundo cada vez mais saturado de informações e concorrência acirrada, usar essa ferramenta se tornou uma estratégia essencial para se destacar e criar conexões significativas com o público. 

Hoje precisamos contar uma história, agregar valor, mostrar que somos iguais e queremos o mesmo. Tem que haver um motivo para que aquele vídeo irresistível o convença a fechar negócio. “Em um mundo concorrido como o atual, é necessário pensar fora da caixa. Por isso, o storytelling oferece a oportunidade de transmitir a essência da marca, seus valores, propósito e cultura de uma forma mais envolvente e emocional”, comenta Matheus Lins, fundador da Trinta Dezessete. 

Quando falamos em redes sociais, por exemplo, um vídeo tipo reels já é um bom caminho andado. Não muito longo, passa a mensagem certa, impacta com a criatividade usada e pode ser compartilhado infinitas vezes.  

Para se ter uma ideia 83% dos consumidores consideram compartilhar um vídeo criado por uma marca (State of Video Marketing). Contudo, não basta ser criativo. Precisa ter o tempo certo. Vídeos com menos de 90 segundos retém 53% dos usuários até o último segundo, enquanto vídeos com mais de 30 minutos retém apenas 10%. 

4 dicas e exemplos de como realizar um storytelling assertivo 

1. Identifique os valores: Comece identificando os valores fundamentais da cooperativa e sua história única. Descubra os eventos-chave que moldaram a cooperativa, os desafios que enfrentaram e como superaram adversidades. Um exemplo é a Patagonia, fundada em 1973 por Yvon Chouinard, um escalador e amante da natureza. Desde o início, ela estabeleceu valores centrais relacionados à preservação do meio ambiente, à qualidade de seus produtos e ao compromisso com a comunidade. 

A campanha “Worn Wear” destacou histórias de pessoas reais que possuíam produtos da Patagonia por muitos anos e os usavam em suas aventuras ao ar livre. “As histórias mostraram a durabilidade dos produtos e incentivaram a ideia de comprar roupas de qualidade que durem por muito tempo”, comenta Lins. 

 2. Crie uma narrativa envolvente: Ela deve resumir a jornada da cooperativa, destacando sua missão, visão e propósito. Certifique-se de que a história seja autêntica e emocionalmente cativante. 

Um dos exemplos mais notáveis de storytelling nesse sentido é o da Nike com a campanha “Just Do It”, que foi lançada pela primeira vez em 1988. “A campanha trouxe uma série de anúncios e comerciais que contavam histórias de atletas reais superando desafios, mostrando determinação e sucesso”, diz Lins, da Trinta Dezessete. 

 3. Destaque o impacto: Use o storytelling para ilustrar o impacto positivo que a cooperativa teve na vida dos clientes, comunidade ou do setor em que atua. Compartilhe histórias de sucesso que demonstrem como a cooperativa resolveu problemas ou criou valor para seus clientes. 

O Airbnb usou o storytelling para realçar seu impacto positivo nos clientes com a campanha “A Belong Anywhere Story”, série de vídeos em que viajantes compartilham suas experiências de se hospedar em casas únicas ao redor do mundo.  

 4. Humanize e compartilhe histórias: Mostre o lado humano da cooperativa, destacando a equipe por trás dela. Conte histórias sobre funcionários dedicados, suas paixões e conquistas, para criar conexões emocionais com o público. 

Incentive os colaboradores a compartilharem suas experiências pessoais relacionadas à cooperativa. Um exemplo notável de empresa que humanizou sua marca com storytelling é a Dove. A campanha “Real Beuty”, lançada em 2004, foi uma das primeiras a abordar a questão da beleza feminina de uma maneira mais realista e inclusiva. “A campanha usou histórias emocionais para promover a autoestima e aceitação corporal entre as mulheres”, lembra Lins, da Trinta Dezessete. 

Outro exemplo, seria a Microsoft com a campanha “Humans of Microsoft”, uma série em que a empresa apresenta perfis detalhados de funcionários, destacando suas jornadas profissionais, paixões e motivações. 


Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop

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