• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Redes sociais crescem como estratégia de conexão entre cooperativas e consumidores

MundoCoop POR MundoCoop
25 de setembro de 2023
GESTÃO & NEGÓCIOS
Redes sociais crescem como estratégia de conexão entre cooperativas e consumidores

Redes sociais crescem como estratégia de conexão entre cooperativas e consumidores

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O uso do storytelling em vídeo desempenha um papel importante na melhoria da imagem de uma cooperativa. Em um mundo cada vez mais saturado de informações e concorrência acirrada, usar essa ferramenta se tornou uma estratégia essencial para se destacar e criar conexões significativas com o público. 

Hoje precisamos contar uma história, agregar valor, mostrar que somos iguais e queremos o mesmo. Tem que haver um motivo para que aquele vídeo irresistível o convença a fechar negócio. “Em um mundo concorrido como o atual, é necessário pensar fora da caixa. Por isso, o storytelling oferece a oportunidade de transmitir a essência da marca, seus valores, propósito e cultura de uma forma mais envolvente e emocional”, comenta Matheus Lins, fundador da Trinta Dezessete. 

Quando falamos em redes sociais, por exemplo, um vídeo tipo reels já é um bom caminho andado. Não muito longo, passa a mensagem certa, impacta com a criatividade usada e pode ser compartilhado infinitas vezes.  

Para se ter uma ideia 83% dos consumidores consideram compartilhar um vídeo criado por uma marca (State of Video Marketing). Contudo, não basta ser criativo. Precisa ter o tempo certo. Vídeos com menos de 90 segundos retém 53% dos usuários até o último segundo, enquanto vídeos com mais de 30 minutos retém apenas 10%. 

4 dicas e exemplos de como realizar um storytelling assertivo 

1. Identifique os valores: Comece identificando os valores fundamentais da cooperativa e sua história única. Descubra os eventos-chave que moldaram a cooperativa, os desafios que enfrentaram e como superaram adversidades. Um exemplo é a Patagonia, fundada em 1973 por Yvon Chouinard, um escalador e amante da natureza. Desde o início, ela estabeleceu valores centrais relacionados à preservação do meio ambiente, à qualidade de seus produtos e ao compromisso com a comunidade. 

A campanha “Worn Wear” destacou histórias de pessoas reais que possuíam produtos da Patagonia por muitos anos e os usavam em suas aventuras ao ar livre. “As histórias mostraram a durabilidade dos produtos e incentivaram a ideia de comprar roupas de qualidade que durem por muito tempo”, comenta Lins. 

 2. Crie uma narrativa envolvente: Ela deve resumir a jornada da cooperativa, destacando sua missão, visão e propósito. Certifique-se de que a história seja autêntica e emocionalmente cativante. 

Um dos exemplos mais notáveis de storytelling nesse sentido é o da Nike com a campanha “Just Do It”, que foi lançada pela primeira vez em 1988. “A campanha trouxe uma série de anúncios e comerciais que contavam histórias de atletas reais superando desafios, mostrando determinação e sucesso”, diz Lins, da Trinta Dezessete. 

 3. Destaque o impacto: Use o storytelling para ilustrar o impacto positivo que a cooperativa teve na vida dos clientes, comunidade ou do setor em que atua. Compartilhe histórias de sucesso que demonstrem como a cooperativa resolveu problemas ou criou valor para seus clientes. 

O Airbnb usou o storytelling para realçar seu impacto positivo nos clientes com a campanha “A Belong Anywhere Story”, série de vídeos em que viajantes compartilham suas experiências de se hospedar em casas únicas ao redor do mundo.  

 4. Humanize e compartilhe histórias: Mostre o lado humano da cooperativa, destacando a equipe por trás dela. Conte histórias sobre funcionários dedicados, suas paixões e conquistas, para criar conexões emocionais com o público. 

Incentive os colaboradores a compartilharem suas experiências pessoais relacionadas à cooperativa. Um exemplo notável de empresa que humanizou sua marca com storytelling é a Dove. A campanha “Real Beuty”, lançada em 2004, foi uma das primeiras a abordar a questão da beleza feminina de uma maneira mais realista e inclusiva. “A campanha usou histórias emocionais para promover a autoestima e aceitação corporal entre as mulheres”, lembra Lins, da Trinta Dezessete. 

Outro exemplo, seria a Microsoft com a campanha “Humans of Microsoft”, uma série em que a empresa apresenta perfis detalhados de funcionários, destacando suas jornadas profissionais, paixões e motivações. 


Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop

Tags: comoconexãoconsumidor?consumidorescooperativacooperativascrescementreestratégiagestÃonegÓciossociaissupercampo:
ANTERIOR

Será esse um novo suspiro econômico a todos brasileiros? – Frederike Mette é diretora acadêmica de Negócios e Tecnologia na ESPM

PRÓXIMA

Boa liderança é fundamental para a satisfação dos colaboradores – Ana Paula Prado é CEO do Infojobs

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Cooperativa de crédito catarinense é destaque nacional no ranking das empresas que mais crescem no Brasil
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de crédito catarinense é destaque nacional no ranking das empresas que mais crescem no Brasil

12 de agosto de 2025
Cooperativa agrícola forma 4ª turma do Programa de Desenvolvimento da Liderança Feminina
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa agrícola forma 4ª turma do Programa de Desenvolvimento da Liderança Feminina

12 de agosto de 2025
Inteligência Artificial (IA) Generativa de cooperativa agroindustrial é reconhecida em prêmio sobre inovação
GESTÃO & NEGÓCIOS

Inteligência Artificial (IA) Generativa de cooperativa agroindustrial é reconhecida em prêmio sobre inovação

11 de agosto de 2025
Projetos socioambientais de cooperativa rondoniense são destaque em visita da imersão Pré-COP 30 a Vilhena
GESTÃO & NEGÓCIOS

Projetos socioambientais de cooperativa rondoniense são destaque em visita da imersão Pré-COP 30 a Vilhena

9 de agosto de 2025
Sistema securitário cooperativo cresce 21% em São Paulo e ultrapassa R$4,1 bilhões em faturamento
GESTÃO & NEGÓCIOS

Sistema securitário cooperativo cresce 21% em São Paulo e ultrapassa R$4,1 bilhões em faturamento

8 de agosto de 2025
Cooperativa financeira paranaense conquista GPTW 2025 por êxito nas ações para o ambiente organizacional
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa financeira paranaense conquista GPTW 2025 por êxito nas ações para o ambiente organizacional

8 de agosto de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

24º Congresso do Agro Brasileiro destaca participação das cooperativas nos novos rumos do setor
AGRONEGÓCIO

24º Congresso do Agro Brasileiro destaca participação das cooperativas nos novos rumos do setor

12 de agosto de 2025
6 3 750x375 1
LEGISLAÇÃO

Recuperação Judicial e Cooperativas: Dois Julgamentos, Duas Perspectivas

12 de agosto de 2025
Secretaria da Fezenda do Paraná lança painel interativo para monitoramento do comércio exterior
ECONOMIA & FINANÇAS

Secretaria da Fezenda do Paraná lança painel interativo para monitoramento do comércio exterior

12 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.