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MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Quais os passos para se criar um negócio de sucesso?

MundoCoop POR MundoCoop
9 de abril de 2023
GESTÃO & NEGÓCIOS
Quais os passos para se criar um negócio de sucesso?

Quais os passos para se criar um negócio de sucesso?

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Não basta ter uma ideia, vontade e dinheiro para entrar no mundo do empreendedorismo. É necessário ter mais do que isso, em especial fazer um bom planejamento, ser persistente e gostar do que faz.  

Embora o Brasil seja considerado um dos países com o maior número de empreendedores do mundo, estamos em sétimo lugar nesse quesito, com uma expectativa de 50 milhões de brasileiros desejosos em terem os seus próprios negócios. O empreendedorismo não é para os amadores. 

Os dados levantados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) com o apoio do Sebrae e o Instituto de Qualidade e Produtividade (IBPQ) constataram que a taxa de empreendedorismo no Brasil teve um crescimento de 75%, passando de 30% em 2019 para 53% em 2020. Essa foi a primeira vez em que uma pesquisa apontou que os brasileiros têm como um de seus maiores sonhos se tornarem empreendedores.  

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Sérgio Leandro Jr, CEO da Adsumus Mídia Digital

Mas como bem explica o especialista Sérgio Leandro Jr, CEO da Adsumus Mídia Digital, não basta apenas sonhar com o sucesso no mundo dos negócios, é preciso ter força de vontade e resiliência. “Muitas pessoas que querem empreender acham que o negócio vai dar certo de primeira e que o caminho será somente flores. Mas na realidade é preciso insistir e saber lidar com os erros e as frustrações. O negócio valerá à pena quando existir um propósito para a sua existência. Antes de iniciar um negócio é importante encará-lo de uma maneira nua e crua”, exemplifica Sérgio. 

Especialistas explicam que na ansiedade por se tornarem donos dos próprios negócios, as pessoas acabam esquecendo-se de pensarem nas dificuldades diárias, na venda, produção e entrega dos serviços. Por isso, eles explicam a importância de antes de iniciar tudo, montar um plano de negócio para se ter uma visão plena do empreendimento, que dará informações importantes e detalhadas sobre o empreendimento.  

Evandro Oliveira, CEO da Olicon, considera fundamental que o futuro empreendedor se prepare bem antes de abrir um negócio, e não faça isso apenas pela necessidade financeira ou de sobrevivência. “Se pudesse dar um conselho a todos que querem empreender, diria, comece estudando vendas, gestão e processos. Isso porque, nenhuma empresa existe sem cliente, sem gestão, e sem processo você não vê o seu lucro. Então busque primeiro o conhecimento e o resultado será consequência. Qualquer produto pode dar certo, desde que você use as estratégias certas”, lembra Oliveira. 

Entenda o negócio 

O caminho do sucesso nos negócios é longo e difícil. Ele envolve as execuções de diversas fases, que se não forem seguidas podem comprometer os resultados finais. Um dos pontos de partida é ter a ideia de negócio, que implicam na clareza do que se quer vender ou oferecer aos clientes. Oliveira, explica que sem a definição do produto, não tem como o empreendedor criar um plano de negócio, definir as estratégias e traçar as metas. E não apenas isso, esse produto ou serviço precisa estar alinhado com o seu propósito de vida, é preciso ter algum tipo de conhecimento para falar com autoridade e defender o seu negócio. “É preciso muito trabalho e perseverança, pois abrir um negócio não é fácil e pode levar tempo para que sua ideia se torne um sucesso”, lembra Evandro. 

O empreendedor precisa estar preparado para entender que um negócio não dará só lucros, mas trará outros benefícios como a liberdade de fazer o seu próprio horário e o que gosta. “Se você souber como fazer os dois se alinharem terá a receita do sucesso e da felicidade profissional. Por isso, avalie suas despesas, saiba separar o custo da sua empresa do seu custo pessoal, jamais misture os dois”, explica o CEO da Olicon. Outro requisito importante para fazer o seu negócio dar certo é manter o pensamento positivo. Quem decide empreender não deve iniciar um negócio pensando em falir. 

Evandro Oliveira, CEO da Olicon
Evandro Oliveira, CEO da Olicon

Os especialistas explicam que uma das formas de ter sucesso nos negócios é identificar a dor do cliente, agrupando os problemas em categorias amplas. “Se é uma dor financeira, dor relacionada a produtividade, dor relativa a processos, dor relacionada a qualidade. Se o seu negócio sana a dor do cliente ele vale a pena. Se o seu negócio oferece uma solução para um problema, ele vale a pena”, indica Evandro. 

Uma maneira didática que fazer isso é por meio da criação de uma persona, além da confecção de uma pesquisa, seja ela qualitativa ou quantitativa.  Elaborar perguntas relacionadas ao produto ou serviço que se pretende oferecer é uma das formas de identificar a necessidade do cliente potencial e isso fará total diferença diante da concorrência. 

5 dicas para ter sucesso no seu negócio 

Entender o seu negócio é o ponto de partida para fazê-lo dar certo. Para isso, Sérgio Leandro Jr, CEO da Adsumus Mídia Digital indica as cinco perguntas que o empreendedor deve se fazer antes de iniciar o seu negócio: 

1. Quem são os seus concorrentes? 

2. Por que as pessoas devem escolher a sua empresa ou marca (produto ou serviço)? 

3. Quão forte é a sua marca? 

4. Como você irá precificar os seus produtos ou serviços? 

5. Quais são as tendências os desafios emergentes?  

Como avaliar o seu negócio 

Avaliar se um negócio vale a pena envolve uma análise cuidadosa de diversos fatores. Evandro Oliveira, CEO da Olicon, lista três ações que considera fundamentais:  

  1. Analisar o mercado: Verificar se há demanda suficiente para o produto ou serviço que você deseja oferecer. Neste sentido, é importante realizar uma pesquisa para ver quantos concorrentes existem e qual é o preço médio de seus produtos ou serviços. 
  1. Gostar do que faz e ter experiência: Não tem como iniciar um negócio se você não se identificar e gostar do que irá oferecer. Além disso, é preciso ter conhecimento suficiente no setor em que deseja abrir o negócio. Se não, você pode precisar buscar orientação de um mentor ou contratar funcionários que tenham experiência.  
  1. Ter um diferencial: Tem muito do mesmo sendo oferecido, o cliente de hoje busca por algo diferente, seja um atendimento personalizado, uma oferta ou até mesmo brinde. Ter um diferencial ter algo inédito, mas sim ter algo que o diferencie dos concorrentes.  

Quais são os pontos para se analisar 

Não tem como abrir um negócio da noite para o dia, todo e qualquer empreendimento precisa ser planejado. Veja os três pontos que devem ser avaliados segundo o ponto de vista de Evandro Oliveira, CEO da Olicon: 

1. Modelos de negócios: Definir como você irá gerar receita e lucro é um dos fatores primordiais, por isso, é importante definir a estratégia de preços, canais de distribuição, parcerias etc. Para isso, elabore um plano de negócios que detalhe sua visão, metas e orçamento. 

2. Análise de concorrência: É fundamental e indispensável conhecer seus concorrentes diretos e indiretos. Para isso, é importante estabelecer estratégias de marketing, preços e qualidade de produtos ou serviços. Por fim, procure encontrar maneiras de se diferenciar e se destacar no mercado, isso fará total diferença no seu negócio. 

3. Demanda de mercado: Antes de começar é indispensável realizar uma pesquisa para descobrir se existe demanda suficiente pelo produto ou serviço que você planeja oferecer. Neste sentido, considere o tamanho do mercado, o público-alvo, as tendências e as preferências dos clientes. 


Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop

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