• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Propósito bem estabelecido é uma das chaves para o sucesso de uma empresa

De acordo com Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, um objetivo bem definido pode gerar identificação do público, além de aumentar a possibilidade de atrair e reter talentos

MundoCoop POR MundoCoop
15 de maio de 2023
GESTÃO & NEGÓCIOS
Propósito bem estabelecido é uma das chaves para o sucesso de uma empresa

Propósito bem estabelecido é uma das chaves para o sucesso de uma empresa

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Ao dar início a um projeto ou empreendimento, ter um propósito bem definido é fundamental para dar sentido e direção ao negócio. Além de ser a principal razão de existir da empresa, é aquilo que motiva os empreendedores a trabalharem e buscar soluções não só para seus clientes, mas para todos.

Para Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, profissional que se tornou uma das maiores referências de negócios e contabilidade, conhecido como o contador das estrelas, ter um propósito é o que guia as principais decisões estratégicas de uma empresa. “Isso ajuda a definir o público-alvo, produtos e serviços oferecidos, forma de atuação no mercado e, até mesmo, parcerias que devem ser estabelecidas. Com um objetivo bem definido é mais fácil alinhar todas as áreas do negócio, mantendo a coesão e a harmonia entre elas”, relata.

De acordo com dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em 2017, seis em cada dez empresas encerraram suas atividades em até cinco anos. O especialista acredita que a falta de um propósito está diretamente ligada a esses números. “Sem um objetivo as pessoas não conseguem manter ou dar sustentabilidade ao seu próprio negócio. O propósito é o combustível para criar empreendimentos de impacto e, quando pensamos em abrir uma empresa, devemos levar em consideração a cultura e a missão que queremos entregar. É preciso ter clareza para mostrar onde se quer chegar, carregando todos os valores éticos e morais que visamos expandir e divulgar. Tudo isso vai compor uma base, direcionando o planejamento estratégico na busca por melhores resultados”, declara.

O vice-presidente do SERAC acredita que o propósito não deve colocar o lucro como objetivo final. “O dinheiro é muito importante na jornada de qualquer empreendedor, mas é crucial considerar o impacto positivo que podemos proporcionar a outras pessoas dentro e fora da empresa. Com isso, existe uma possibilidade cada vez maior de alcançar resultados mais expressivos”, pontua.

Um objetivo bem estabelecido pode ser crucial, também, no processo de atração e retenção de talentos. “A construção de uma cultura forte e coesa é uma das chaves para o sucesso de um negócio. Quando a empresa tem um propósito bem definido, consegue atrair pessoas que compartilham dos mesmos valores e objetivos. Esses profissionais estão alinhados com a missão da empresa e tendem a serem mais engajados, dedicados e comprometidos com o trabalho que realizam. Além disso, existe um sentimento maior de realização, por estarem contribuindo para algo que vai além do lucro financeiro”, revela.

Jhonny Martins elenca alguns questionamentos que devem ser feitos pelos próprios empreendedores em relação aos seus negócios:

  • O meu negócio tem alguma relação com meus objetivos internos?
  • O meu negócio está de acordo com o que eu acredito e onde quero chegar?
  • Minhas vivências e valores se encaixam com esse produto ou serviço?
  • Eu seria um cliente fiel ao produto ou serviço que pretendo oferecer no mercado?

O vice-presidente do SERAC alerta que “dependendo das respostas em cada uma das afirmações, os motivos para as possíveis dificuldades enfrentadas atualmente começam a ficar mais claros na mente de cada um dos empreendedores”.

Ele aponta ainda que é possível estabelecer um propósito com uma empresa que já está atuando no mercado. “Muitas vezes, esse objetivo aparece durante a nossa jornada. Ao longo do tempo, os empreendedores percebem que sua companhia pode contribuir, de alguma forma, para a sociedade ou para o mundo, além de gerar lucro financeiro. Essa percepção pode levar à definição ou redefinição do propósito da empresa”, finaliza.


Fonte: Carolina Lara Comunicação

Tags: bemchavesconteÚdosdasempresaespeciaisestabelecidogestÃonegÓciosparapropósitosucessoumaw
ANTERIOR

Capal ganha agilidade nas vendas com digitalização das lojas da cooperativa 

PRÓXIMA

Renda de casal de catadores aumenta 10 vezes após consultoria e vendas para cooperativa

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Cooperativa financeira é o maior grupo empresarial do Espírito Santo pelo terceiro ano consecutivo
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa financeira é o maior grupo empresarial do Espírito Santo pelo terceiro ano consecutivo

7 de novembro de 2025
Bons líderes não ‘apagam incêndios’, cuidam de pessoas e geram resultados
GESTÃO & NEGÓCIOS

Bons líderes não ‘apagam incêndios’, cuidam de pessoas e geram resultados

6 de novembro de 2025
Estratégias de jornada digital para cooperativas
CONTEÚDO DE MARCA

Estratégias de jornada digital para cooperativas

6 de novembro de 2025
Encontro gaúcho reúne 350 mulheres e reforça liderança feminina no cooperativismo pecuário
GESTÃO & NEGÓCIOS

Encontro gaúcho reúne 350 mulheres e reforça liderança feminina no cooperativismo pecuário

6 de novembro de 2025
Cooperativa de crédito é reconhecida em premiação por clima organizacional pelo quarto ano consecutivo
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de crédito é reconhecida em premiação por clima organizacional pelo quarto ano consecutivo

4 de novembro de 2025
180 Seguros: Um Portfólio de Soluções para as Cooperativas
CONTEÚDO DE MARCA

180 Seguros: Um Portfólio de Soluções para as Cooperativas

4 de novembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo federal diz esperar US$ 10 bi para fundo de proteção às florestas
ECONOMIA & FINANÇAS

Governo federal diz esperar US$ 10 bi para fundo de proteção às florestas

7 de novembro de 2025
Lenine Marangoni é Diretor de Operações Estratégicas da Coopercompany
ARTIGO

A inteligência artificial sob a ótica do cooperativismo – Lenine Marangoni é Diretor de Operações Estratégicas da Coopercompany

7 de novembro de 2025
Produtores defendem crédito emergencial para suprir falta de seguro rural
AGRONEGÓCIO

Produtores defendem crédito emergencial para suprir falta de seguro rural

7 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.