Ao dar início a um projeto ou empreendimento, ter um propósito bem definido é fundamental para dar sentido e direção ao negócio. Além de ser a principal razão de existir da empresa, é aquilo que motiva os empreendedores a trabalharem e buscar soluções não só para seus clientes, mas para todos.
Para Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, profissional que se tornou uma das maiores referências de negócios e contabilidade, conhecido como o contador das estrelas, ter um propósito é o que guia as principais decisões estratégicas de uma empresa. “Isso ajuda a definir o público-alvo, produtos e serviços oferecidos, forma de atuação no mercado e, até mesmo, parcerias que devem ser estabelecidas. Com um objetivo bem definido é mais fácil alinhar todas as áreas do negócio, mantendo a coesão e a harmonia entre elas”, relata.
De acordo com dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em 2017, seis em cada dez empresas encerraram suas atividades em até cinco anos. O especialista acredita que a falta de um propósito está diretamente ligada a esses números. “Sem um objetivo as pessoas não conseguem manter ou dar sustentabilidade ao seu próprio negócio. O propósito é o combustível para criar empreendimentos de impacto e, quando pensamos em abrir uma empresa, devemos levar em consideração a cultura e a missão que queremos entregar. É preciso ter clareza para mostrar onde se quer chegar, carregando todos os valores éticos e morais que visamos expandir e divulgar. Tudo isso vai compor uma base, direcionando o planejamento estratégico na busca por melhores resultados”, declara.
O vice-presidente do SERAC acredita que o propósito não deve colocar o lucro como objetivo final. “O dinheiro é muito importante na jornada de qualquer empreendedor, mas é crucial considerar o impacto positivo que podemos proporcionar a outras pessoas dentro e fora da empresa. Com isso, existe uma possibilidade cada vez maior de alcançar resultados mais expressivos”, pontua.
Um objetivo bem estabelecido pode ser crucial, também, no processo de atração e retenção de talentos. “A construção de uma cultura forte e coesa é uma das chaves para o sucesso de um negócio. Quando a empresa tem um propósito bem definido, consegue atrair pessoas que compartilham dos mesmos valores e objetivos. Esses profissionais estão alinhados com a missão da empresa e tendem a serem mais engajados, dedicados e comprometidos com o trabalho que realizam. Além disso, existe um sentimento maior de realização, por estarem contribuindo para algo que vai além do lucro financeiro”, revela.
Jhonny Martins elenca alguns questionamentos que devem ser feitos pelos próprios empreendedores em relação aos seus negócios:
- O meu negócio tem alguma relação com meus objetivos internos?
- O meu negócio está de acordo com o que eu acredito e onde quero chegar?
- Minhas vivências e valores se encaixam com esse produto ou serviço?
- Eu seria um cliente fiel ao produto ou serviço que pretendo oferecer no mercado?
O vice-presidente do SERAC alerta que “dependendo das respostas em cada uma das afirmações, os motivos para as possíveis dificuldades enfrentadas atualmente começam a ficar mais claros na mente de cada um dos empreendedores”.
Ele aponta ainda que é possível estabelecer um propósito com uma empresa que já está atuando no mercado. “Muitas vezes, esse objetivo aparece durante a nossa jornada. Ao longo do tempo, os empreendedores percebem que sua companhia pode contribuir, de alguma forma, para a sociedade ou para o mundo, além de gerar lucro financeiro. Essa percepção pode levar à definição ou redefinição do propósito da empresa”, finaliza.
Fonte: Carolina Lara Comunicação
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