“Cuidar das pessoas, fazer negócios que gerem trabalho, preservar as populações da especulação financeira, combater a fome, as mudanças climáticas. Esse trabalho é feito pelas cooperativas, com excelência, em nível local e, pela Uniodonto, em cada consultório. Apesar das diferenças regionais, o cooperativismo tem um impacto fortíssimo em termos mundiais, contribuindo para soluções dos grandes desafios globais”. A afirmação foi feita pelo presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco, sexta-feira (22), durante a 31ª Convenção Nacional da Uniodonto em São Paulo.
Segundo Ariel, os cooperados formam uma “grande família mundial que se ocupa de grandes temas”. Ele lembrou da relevância do cooperativismo ao gerar riquezas equivalentes ao PIB da quinta economia do mundo e reunir mais de um bilhão de pessoas. Também destacou a representatividade do Brasil, a partir da atuação do Sistema OCB. “A participação das cooperativas brasileiras nos negócios internacionais se deve, principalmente, ao papel da OCB na oferta de serviços que melhoram o desempenho das atividades desenvolvidas, e também do Sescoop, com a provisão de cursos e capacitações que impactam de forma longíqua no desenvolvimento das cooperativas”, desatacou.
O presidente da ACI também salientou a força do movimento na Argentina, seu país natal e onde preside a Confederação Cooperativa da República Argentina (Cooperar), órgão de representação máxima do cooperativismo no país, e a importância da intercooperação com o Brasil. “Temos 20 mil cooperativas e 25 milhões de cooperados na Argentina. A troca de experiências e das parcerias que desenvolvemos são fundamentais para o crescimento e fortalecimento das atividades na América Latina”, completou.
A 31ª Convenção Nacional Uniodonto reuniu 170 dirigentes de cooperativas odontológicas entre os dias 20 e 22 de setembro e contou com uma programação diversificada que abordou questões essenciais e atuais, como o papel da odontologia na saúde suplementar, a reforma tributária, os desafios da gestão no setor de saúde, ESG, tecnologia e inovação.
Após a participação na Convenção Uniodonto, Ariel Guarco foi a Campinas, no interior de São Paulo, para visitar a maior cooperativa de flores da América Latina, a Holambra. Acompanhado do diretor nacional do Sistema OCB, Remy Gorga Neto, e do coordenador de Relações Internacionais da entidade, João Marcos Silva Martins, ele conheceu um pouco das atividades desenvolvidas por 456 cooperados e 500 empregados, apresentadas pelo conselheiro da Holambra, Jean Felipe Ferreira.
Ariel está escrevendo um livro que vai listar 30 cases emblemáticos de cooperativas que atuam em diversificados segmentos da economia e um desses cases será justamente o da Holambra. O livro tem previsão de lançamento em 2024 e conhecer um pouco mais sobre a cooperativa era primordial para o capítulo em elaboração.
Fonte: Sistema OCB
Discussão sobre post