Às vésperas de completar 50 anos de atividades, em 2025, a Oikocredit, uma cooperativa mundial que promove o desenvolvimento sustentável fornecendo empréstimos, investimentos e capacitação para os setores de inclusão financeira, agricultura e energia renovável, ampliou sua participação no Brasil ao firmar parcerias com cooperativas brasileiras do Sistema Ailos.
A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.
A ideia da Oikocredit, historiou a diretora administrativa da organização, Mirjam ‘t Lam, nasceu em 1968 na reunião anual do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Igrejas com excesso de liquidez viram que estavam depositando recursos em bancos que “financiavam todos os tipos de injustiça”.
Na 4ª Assembleia do CMI, em Uppsala, Suécia, entenderam que deveriam mobilizar o excesso de liquidez para promoção do bem. Após sete anos de negociação, foi criada, em 1975, a Oikocredit, que hoje tem um capital de 1,13 bilhão de euros (cerca de 6,96 bilhões de reais), com mais de 47.500 investidores entre pessoas físicas e igrejas, que financiam pequenas e médias empresas na África, Ásia, América Latina e Caribe.
“Mobilizamos cada vez mais capital de pessoas, igrejas e outras organizações para garantir que tenhamos impacto em vez de apenas lucro”, definiu Mirjam. A cooperativa concentra seus recursos em três setores: inclusão financeira, agricultura e energia renovável.
Segundo dados do Banco Mundial, mais de um bilhão de adultos que habitam o planeta não tem acesso adequado a serviços financeiros formais, não tem conta numa instituição financeira que possa alavancar seus empreendimentos. A maioria está na faixa dos de baixa renda e não tem recursos para lidar com necessidades domésticas inesperadas ou investir num futuro melhor.
Esses são os clientes da Oikocredit e de seus parceiros que proporcionam investimento de capital e capacitação para que possam construir negócios sociais sustentáveis. O acesso a serviços financeiros ajuda a capacitar pessoas de baixa renda, dando-lhes acesso a recursos que os impulsionam a lidar com necessidades inesperadas e seus negócios.
No Brasil, embora já estivesse presente em Santa Catarina e em Pernambuco, a Oikocredit ampliou sua presença firmando parceria, em maio, com o Sistema Ailos, através da Acredicoop e Evolua, aportando, inicialmente, 2 milhões de dólares (cerca de 11 milhões de reais) para pequenas e médias empresas (PMEs) em Joinville e em Francisco Beltrão, no Paraná. De acordo com o Banco Mundial, as PMEs brasileiras enfrentam uma lacuna financeira de cerca de 440 bilhões de dólares.
O Sistema Ailos é uma rede de cooperativas de crédito estabelecida em 2002, que reúne mais de 1,6 milhão de associados, congrega 13 cooperativas de crédito individuais, uma central, uma corretora de seguros. O sistema conta com mais de 300 pontos de atendimento e tem mais de 21 bilhões de reais em ativos. Ele atua nos três Estados do Sul do país.
Acredicoop e Ailos integram o sistema. Fundada em 1999, a Acredicoop atende 91,6 mil associados, administra 937 milhões de reais e opera em 21 agências de serviço. Já a Evolua atende 71,5 mil associados, administra 1,1 bilhão de reais em ativos e opera 17 agências de atendimento.
Fonte: Instituto Humanitas Unisinos