Tudo mudou na nossa maneira de consumir as informações, sobretudo por conta do meio digital e do dinamismo da nossa rotina cotidiana.
Essas transformações não ficaram restritas apenas aos nossos hábitos particulares, mas se estenderam ao mercado de treinamentos e o desenvolvimento corporativo.
O especialista Alessandro Rico, sócio e diretor de Soluções Digitais da Building conta que uma das ferramentas potentes absorvidas pelas empresas é o microlearning.
Dados divulgados pela empresa Software Advice, indicam que o microlearning aumenta o engajamento das equipes aos projetos de desenvolvimento em até 50%.
Segundo levantamento realizado pela RPS Research, essa estratégia de aprendizagem melhora o foco e pode aumentar a retenção de talentos em até 80% nas empresas.
Aprendizado em minutos
O nome microlearning surgiu do inglês e quer dizer método de aprendizado em tempo reduzido.
Ele já é aplicado há 5 anos e na atualidade tem ganhado destaque, por reunir informações e um curto espaço de tempo. “Ele tem uma duração rápida, normalmente de 1 a 5 minutos, o método reúne informações relevantes, com linguagem simples e direta que, em muitos casos, oferecem uma solução imediata para um desafio pontual. São utilizados no treinamento e desenvolvimento de habilidades e competências, sejam elas comportamentais ou técnicas”, conta Rico.
O método ganhou a atenção das empresas, que passaram a investir nele por vários motivos. Entre eles o de que promove o desenvolvimento das equipes, oferece um custo mais otimizado, cria uma maior percepção de valor com relação aos treinamentos mais tradicionais, pois um suporte mais alinhado às atividades do dia a dia. “Por tudo isso, em um cenário onde o mercado de treinamento corporativo busca novas soluções para engajar os seus colaboradores, o microlearning se tornou tendência e encontra espaço para crescer cada vez mais”, diz sócio e diretor de Soluções Digitais da Building.
Fora isso, ele se adapta facilmente aos públicos, já que possui os formatos de vídeos, podcasts, cartilhas, mini games, e-books, cards colecionáveis, entre outros. Alessandro conta que a sua aplicação: “Permite que a empresa atue da maneira que for mais conveniente para ela e os seus colaboradores”, exemplifica o especialista.
Estratégia
Essa técnica de ensino não é restrita apenas aos treinamentos e aprendizados, mas pode ser uma ótima ferramenta para os líderes e gestores alcançarem e alinharem os pontos relevantes da companhia.Nesse processo, os gaps dos times são identificados e, com o recurso, ações de correção ou de melhoria na performance podem ser aplicadas rapidamente, evoluindo os graus de proficiência dos colaboradores”, finaliza diretor de Soluções Digitais da Building.
4 dicas para incluir o microlearning na sua empresa
- 1. Crie estratégias para a identificação,
- 2. Construa e disponibilize os conteúdos neste formato,
- 3. Faça um planejamento de comunicação, com foco na adesão, ele se torna um importante aliado para em seguida buscar a fidelização dos aprendizes,
- 4. Trabalhe com profissionais e fornecedores que dominem as técnicas de desenvolvimento de tópicos rápidos e que detenham metodologias para o entendimento das necessidades dos públicos e da companhia.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop
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