Ao completar quatro anos de fundação, o Núcleo Feminino da Agrária tem intensificado as ações de integração voltadas para cooperadas, esposas e filhas de cooperados. Prova disso é a agenda agitada do grupo no primeiro semestre de 2024.
As ações começaram no dia 8 de março, com o tradicional evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Na data, foi realizado um trabalho de captação de nomes para postulantes aos cargos da nova diretoria do Núcleo. Conforme o estatuto, metade do quadro deve ser substituído a cada dois anos.
Ao final do mês, foram escolhidas para a diretoria as cooperadas Karin Detlinger e Mireille Gärtner Maroso. “O que me levou a aceitar o convite para a eleição foi um anseio pessoal em fazer mais por outras mulheres e ir ao encontro do que elas esperam em termos de oportunidades de aprendizado e experiência, tanto no agronegócio como no pessoal, promovendo o protagonismo individual de cada uma e coletivo do Núcleo”, esclarece Karin Detlinger.
Em maio, foi a vez de participar do Cooperlíder Feminino. O evento, promovido pelo sistema Ocepar, reúne mulheres que são líderes em cooperativas de vários segmentos e conta com representantes de todo o Paraná. “Já realizamos esse encontro em Entre Rios e é um evento que traz conteúdos muito relevantes sobre cooperativismo, política e de cunho motivacional. Além disso, temos uma troca de experiências muito legal com mulheres de outras cooperativas, o que contribui para o fortalecimento do vínculo entre nós” explica Isabelle Cristina Cury de Andrade Martins, esposa de cooperado e membro da diretoria do Núcleo Feminino desde sua criação. Em 2024, o Cooperlíder Feminino foi sediado pela Coamo, em Campo Mourão.
Já em junho, o Núcleo promoveu uma viagem técnica que passou por Curitiba, Morretes e Paranaguá. O roteiro foi organizado com o auxílio da Cooptur (Cooperativa Paranaense de Turismo). Entre os locais visitados estiveram a Coonagro Fertilizantes, o Porto de Paranaguá, a sede administrativa do Sistema Ocepar e a Colônia Witmarsum. “Essa viagem foi bem interessante. Me chamou muita atenção os números que demonstram o quanto nós, cooperados da Agrária, temos grande representatividade no total de grãos que passam pelo Porto de Paranaguá. Agradeço à Cooperativa, ao Núcleo Feminino e ao Sescoop/PR pela oportunidade e, com certeza, quero participar das próximas viagens”, ressalta a cooperada Larissa Wilk Hendrich.
O Núcleo Feminino é aberto a todas as mulheres cooperadas, esposas e filhas de cooperados da Agrária. A participação é gratuita. Para fazer parte do grupo, basta entrar em contato com o departamento de Marketing pelo telefone 3625-8694 ou pelo WhatsApp (42) 9 9166-4768.
Fonte: Assessoria de Imprensa Agrária
Discussão sobre post