O Núcleo de Cooperativas, vinculado a Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) inicia em março deste ano, o projeto piloto “Profissional do Futuro”, que será aplicado entre os alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli, em Guabiruba. Dividido em quatro encontros, o objetivo é capacitar os jovens em busca do primeiro emprego, através do desenvolvimento de habilidades importantes para o mercado de trabalho.
“Percebemos a necessidade de uma orientação aos jovens sobre como desenvolver habilidades, potencializar seu conhecimento e, até mesmo, como apresentar um currículo. Por isso, elaboramos uma metodologia específica, que ajudará estes estudantes no ambiente profissional e no planejamento da própria vida”, conta a coordenadora do Núcleo, Andrea Niehues.
Programação
Com duração de duas horas, a primeira palestra apresenta o Profissional 4.0 e traz alguns conceitos como o Mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), já em substituição pelo Mundo BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível).
“A proposta é quebrar paradigmas e propor autoconhecimento, através de competências e de habilidades, como a inteligência emocional, flexibilidade cognitiva, agilidade, gestão de pessoas, comunicação, proatividade, criatividade, resolução de problemas complexos, pensamento crítico, negociação, tomada de decisão e equilíbrio”, explica Andrea.
Já no módulo dois, estão listados os conceitos de empreendedorismo e intraempreededorismo. A expectativa é de que, a partir deste conhecimento, os estudantes possam refletir sobre o futuro, vislumbrando o sucesso alcançado junto às organizações que representam ou, mesmo, traçando um novo caminho, na iniciativa privada.
O terceiro módulo apresentará noções de cooperativismo e educação financeira. “Orientamos sobre as finanças sustentáveis, ou seja, atividades econômicas que respeitam as pessoas e o meio ambiente, bem como planejamento e organização financeira”, esclarece a coordenadora.
Por fim, o módulo 4, é um mergulho em ferramentas e processos que estimulam o autoconhecimento, de modo que o estudante possa conhecer mais sobre suas habilidades e competências e, da mesma forma, que esteja disposto a trabalhar em pontos que precisam ser melhorados. “O exercício constante deste conceito também permite que se compreenda mais as pessoas que estão ao lado”, reforça Andrea.
Expectativa
O projeto “Profissional do Futuro” foi desenvolvido ao longo de 2022 e agora todas as cooperativas nucleadas vivem da expectativa pelo início da ação. A previsão é que os quatro módulos sejam encerrados em pouco menos de dois meses, para turmas de até 30 estudantes.
A formação será ministrada por profissionais vinculados às cooperativas nucleadas e o desejo é de que outras escolas possam receber o projeto após a finalização desta primeira etapa.
Fonte: Portal Araguaia
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