Segundo dados recentes da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), mais de 30 mil profissionais intitulados Mentor(a) de Negócios surgiram no Brasil nos últimos anos.
Conforme dados da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios, entre os anos de 2019 e 2020, o número de Mentores de Negócios disparou 78% em comparação ao ano de 2016, saindo de uma amostragem de 8 mil para 35 mil mentores. A mentoria proporciona as empresas e cooperativas uma visão do seu negócio renovada, uma rotina diária otimizada e uma disciplina de execução implantada em seu plano de ação. o que possibilita atingir suas metas e conquistar avanços parciais necessários e alinhados aos seus objetivos maiores”, exemplifica Carmen Bernardes é CEO da Consulte e gestora de negócios especializada em cristianismo corporativo.
Uma pesquisa recente da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) aponta que o Brasil tem um grande desempenho quando se trata de empreender. De acordo com o estudo, a taxa do empreendedorismo de brasileiros atuando em seus próprios negócios era de 38,7 milhões, em 2019, a segunda maior taxa desde 2002.
Carmen conta que o crescimento das mentorias no cenário brasileiro está diretamente associado à expansão do empreendedorismo no Brasil. Ela revela uma mudança na forma como os empresários e empreendedores brasileiros estão encarando as dinâmicas do mercado. “Nesse cenário de alta competitividade empresarial, os empreendedores têm compreendido a importância “não só de se posicionar e se destacar no mercado, mas principalmente de melhorar a sua performance e, assim, conquistar melhores oportunidades de sucesso no seu negócio”, salienta a fundadora da Consulte. A mentoria pode ajudar a fortalecer a marca e a cultura da empresa e da cooperativa.
Jéssica Moritz, Growth Intelligence Leader, coordenadora de marketing, especialista em pessoas e cultura na Nexti, empresa de soluções digitais para RH explica que os colaboradores de cooperativas engajados garantem entregas e resultados melhores. Os profissionais associam a sua marca como um negócio deles, por isso, trabalham para que a cooperativa cresça. “As maneiras possíveis são justamente realizar um alinhamento, você ter colaboradores que são bem recebidos, orientados e com uma equipe que acolhe. Independente do setor que o colaborador entra, se ele se sente cuidado, ele se transforma então em parte desse propósito”, lembra Moritz
Os papéis das mentorias
A mentoria é também um excelente mecanismo para os empreendedores que necessitam potencializar o seu conhecimento acerca dos cenários do mercado para desenvolverem segurança nas suas tomadas de decisão. “Uma vez que atuam na busca por soluções e orientações que auxiliem no crescimento do mentorado e, por conseguinte, do seu negócio. Em especial para as empresas que estão com sua gestão em dia, mas que precisam construir estratégias de crescimento e de redução de erros, custos e prejuízos que prejudiquem o sucesso empresarial”, conta a consultora.
O estudou feito pela FIA Employee Experience mostrou que entre os 100 lugares considerados mais incríveis de se trabalhar, 55% ofereciam algum tipo de mentoria para as suas equipes.
O que ela pode oferecer
A mentoria empresarial pode garantir aos negócios do mentorado inúmeros benefícios, eles vão desde questões mais técnicas até as subjetivas; “Entre elas estão a de como identificar ou revalidar fatores críticos no seu negócio; reavaliar necessidades, avaliar implicações e consequências; identificar repetições inconscientes que prejudiquem o sucesso da sua empresa; promover discussões técnicas, e vão até questões mais subjetivas como realinhar a pessoa que está ou deseja entrar para o mundo do empresariado e da empresa, refazendo seu posicionamento junto ao seu mercado”, explica Carmen..
Para isso, a mentoria, possibilita ao mentorado libertar-se de ideias ou pensamentos equivocados; auxilia na elucidação de ideias que podem ser muito bem-intencionadas para resolver problemas da sociedade, mas nebulosas no início ou em outra etapa da caminhada empreendedora. “Ao decidir contratar uma mentoria empresarial, o empreendedor precisa saber escolher aquela mais adequada para o seu negócio”, finaliza Bernardes.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop
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