A busca permanente pela excelência na gestão cooperativa colocou a Sicredi Ouro Verde MT em destaque no cenário nacional. A cooperativa conquistou o selo Ouro, no mais alto nível de maturidade – Excelência, no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), iniciativa do Sistema OCB que reconhece práticas alinhadas a padrões internacionais de excelência. O anúncio ocorreu durante a cerimônia do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, realizada em Brasília. A premiação evidencia a maturidade dos processos de gestão, a solidez da governança e o alinhamento com os princípios que sustentam o cooperativismo.
O prêmio foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração, Eledir Pedro Techio, pelo diretor executivo, Roberto Vargas e pelo coordenador de Estratégia, Luiz Gustavo Ortega. Mais do que um troféu, o reconhecimento representa um trabalho construído de forma coletiva, com foco na excelência dos processos da governança e gestão, com engajamento das equipes e geração de valor para associados e comunidades.
“Este prêmio é muito importante para todos nós. Ele representa a dedicação de cada colaborador e a força do nosso modelo de gestão, que coloca as pessoas no centro das decisões. Ser reconhecido com a certificação Ouro na maior categoria do prêmio mostra que estamos no caminho certo, evoluindo com responsabilidade e inovação para entregar valor aos nossos associados e à comunidade”, destaca Eledir Pedro Techio.
O PDGC é uma iniciativa do Sistema OCB que avalia e reconhece práticas de governança e gestão das cooperativas brasileiras, com base em critérios alinhados a padrões da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). A metodologia incentiva a melhoria contínua, a inovação e a sustentabilidade, contribuindo para que as cooperativas ampliem sua capacidade de gerar resultados consistentes. A Sicredi Ouro Verde MT participa do programa desde 2015, tendo conquistado anteriormente as categorias Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência, chegando agora ao mais alto nível, o Excelência.
Na Sicredi Ouro Verde MT, os reflexos do programa são percebidos tanto nos processos internos quanto nos resultados econômicos e sociais. “Existe o antes do programa e o depois do programa na cooperativa, nós evoluímos muito, em todas as nossas práticas de governança, de gestão, e os resultados econômicos e sociais, aqueles que atingem diretamente o associado da comunidade, foram transformadores”, ressalta Roberto Vargas, diretor executivo da cooperativa.
Para além do reconhecimento institucional, a conquista da Sicredi Ouro Verde MT tem relevância para todo o cooperativismo nacional. Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, resultados como esse demonstram que o modelo cooperativo é capaz de alcançar elevados padrões de gestão, governança e desempenho, mantendo como diferencial o foco nas pessoas e no desenvolvimento das comunidades. O prêmio evidencia que investir em boas práticas de gestão fortalece a credibilidade do sistema cooperativista, amplia sua capacidade de gerar impacto socioeconômico e consolida as cooperativas como agentes estratégicos para o crescimento sustentável do país.












