Alinhada ao princípios de estratégia e governança, preservação ambiental e social (ESG), a cooperativa paranaense Frísia, juntamente com seus cooperados, têm conservado as matas nativas de suas propriedades além do que estipula o Código Florestal. A norma define que a Reserva Legal dos chamados Campos Gerais do Paraná deve ser de no mínimo de 20%. Os cooperados da Frísia têm alcançado um índice superior a 30%.
O resultado é mais uma prova de que o cooperativismo tem a sustentabilidade como parte do seu DNA. “Ele demonstra que atuamos em conformidade com a legislação ambiental. Quando as coops fazem isso junto com seus cooperados temos excelentes resultados como é o caso deste excedente de preservação de mata nativa. Este é o primeiro passo para o acesso aos pagamentos por serviços ambientais e aos incentivos como o do recém criado Mercado Brasileiro de Crédito de Carbono, além de reconhecimento em novos mercados internacionais”, destaca o coordenador de Meio Ambiente e Energia do Sistema OCB, Marco Morato.
A harmonia entre a preservação ambiental e a produção de grãos, proteína e leite sempre foi uma prática dos cooperados da Frísia, conforme explica seu coordenador Florestal e Ambiental, Francis Bavoso. “Dos mais de 900 cooperados, dentro das suas propriedades rurais, há um excedente de 10% a 12% de reservas naturais. Isso mostra a conscientização ambiental do cooperado”. Ainda segundo ele, a cooperativa tem quase 100% dos CARs dos cooperados, o que contribuiu para a verificação dos dados.
O cooperado João Guilherme Brenner conta que mais de 50% dos 360 hectares da propriedade de sua família em Imbituva (PR) é reserva legal e área de preservação permanente. “Há mais de 140 anos temos uma área de mata de pinheiro, que a minha família preservou, além de áreas de fundo de vale e de banhado. Temos separador de sólidos e líquidos. Mesmo com toda essa preservação não temos queda de desempenho nem nos grãos e forrageira, nem nos rebanhos de gado leiteiro”, diz o produtor.
Lançado na Semana de Competitividade do Sistema OCB, em agosto, o ESGCoop quer criar métricas próprias do cooperativismo em relação às estratégias de governança, social e preservação ambiental. A Frísia já colabora para os parâmetros.
A cooperativa foi fundada em 1925 e tem atualmente 971 cooperados no Paraná e no Tocantins. Juntos, produziram,em 2021, 290,6 milhões de litros de leite, 895 mil toneladas de grãos, 89 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína.
Fonte: Sistema OCB
Discussão sobre post