No Brasil, o setor de tecnologia vem passando por uma grande contradição: enquanto é considerada uma das áreas de maior ascensão do mercado, com um crescimento acelerado, sofre, no entanto, com a escassez de profissionais qualificados, o que gera dificuldade de recrutamento e baixa retenção de funcionários nas empresas.
Uma pesquisa realizada pela Brasscom revela que, até o fim de 2021, o Brasil tinha 159 mil postos de trabalho em aberto no setor de TI, mas só formou 53 mil profissionais. Dados do estudo fazem ainda uma previsão de que até 2025, o País precisará de 797 mil profissionais de tecnologia, o que indica que daqui a três anos deverá haver um déficit de 530 mil pessoas qualificadas na área.
Organizações apostam em capacitação de colaboradores
Muitas empresas de TI têm encontrado na capacitação interna a solução para o problema da escassez de mão de obra qualificada. Ao invés de buscar profissionais já capacitados no mercado de trabalho, as organizações investem na formação de talentos para atender às suas necessidades e às do setor de tecnologia.
Além de apostar em programas internos de ensino, há ainda corporações que fazem parcerias com startups de educação, a fim de ampliar as oportunidades de trabalho para quem não tem experiência. Esse movimento pode ser observado em estados como o Paraná, que está entre os maiores ecossistemas de tecnologia do País.
Universidade Corporativa
O setor da tecnologia apresenta novidades quase que diariamente – sejam em softwares, hardwares, linguagens, entre outros – e isso só reforça a necessidade do constante desenvolvimento profissional para quem atua ou deseja atuar na área, o que pode ser alcançado por meio de Universidades Corporativas.
A Software House maringaense TecnoSpeed estimula a formação de profissionais de tecnologia internamente com a TecnoSpeed Academy. Essa universidade corporativa vem sendo peça fundamental para o desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, oferecendo diversas trilhas de aprendizado voltadas para a área tech.
Érike Almeida, CEO da empresa, destaca que a TecnoSpeed Academy conta com a Escola de Tecnologia que é direcionada, principalmente, para desenvolvedores e programadores (ou colaboradores que querem atuar na área). Além de elevar a curva de aprendizagem e garantir maior produtividade em menor tempo com ações educacionais simples, rápidas e eficientes, a Escola de Tecnologia proporciona um crescimento profissional para alavancar a carreira.
“São nove conjuntos de cursos com o objetivo de desenvolver as competências técnicas de cada nível de senioridade. Todas as trilhas oferecem o conteúdo teórico em que é preciso escutar nas tarefas e ações no dia a dia de trabalho dos colaboradores”, completa Almeida.
A tendência de Universidades Corporativas só se tornará cada vez mais importante e, mais do que isso, irá gerar vantagem competitiva, uma vez que otimizam os serviços nas empresas. Ao saber investir em uma Universidade Corporativa de modo adequado, os resultados aparecerão.
Fonte: TecnoSpeed Academy
Discussão sobre post