Quando morava em Belo Campo, uma cidade que fica a 60 quilômetros de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, Verônica Oliveira, que já tinha sido babá, vendedora e auxiliar de enfermagem nem sonhava em ganhar prêmios e tanto dinheiro com tapiocas. Deu tão certo, que hoje a empresária tem restaurante, uma marca própria de tapioca e fatura mais de US$1,5 milhão por ano.
No ano passado, a empresária baiana teve mais uma surpresa, ganhou o prêmio Best of Framingham 2022, na categoria Fornecedor de Produtos Alimentícios pelo Framingham Award Program, em Massachusetts.
De Campo Belo para os Estados Unidos
Tudo começou quando Verônica perdeu o emprego em 2009 e viu nos Estados Unidos a possibilidade de tentar uma vida melhor.
Verônica não pensou duas vezes, mesmo sem saber falar inglês, sem ter condições financeiras partiu para o exterior. Lá se empregou como faxineira nas casas e nos escritórios dos norte-americanos, assim começou a juntar dinheiro.
Sempre com o espírito empreendedor, viu nos lucros com as faixas, os US$ 1 mil que ganhava, a possibilidade de abrir a sua própria empresa. Porém, a sua paixão pela culinária falou mais alto, sobretudo, fazer as iguarias que aprendeu com a sua mãe e a avó no sertão da Bahia.
Após quatro ano deu início ao novo projeto, iniciou a sua empresa de tapiocas com apenas 30 dólares, custo dos ingredientes das primeiras tapiocas recheadas, que ela fez para vender aos amigos e conhecidos. Foram 30 tapiocas vendidas em um dia.
Em 2015 comprou um restaurante, o BR Takeout focado em comidas mineiras e nordestinas, na cidade de Framingham, em Massachusetts. A tapioca baiana é o carro-chefe do restaurante e a marca própria está presente em 35 estabelecimentos e em entregue nos 50 estados do país.
Além do restaurante, Verônica tem uma fábrica de tapiocas veganas, sem glúten, açúcar, conservantes e sódio. O quitute tem vários pontos de vendas distribuídos pela cidade.
Dicas para empreendedores brasileiros
Atualmente o negócio da empresária conta com 16 funcionários diretos e 50 indiretos. Além de dirigir a empresa, ela começou a dar cursos de empreendedorismo para outros empreendedores brasileiros. “Não é o quanto você sabe e sim o quanto você aplica e não existe sorte. A sorte é trabalhar, não desistir, errar, falhar no meio do caminho, até acertar”, revela.
Com uma história de superação e sucesso, a empresária está sendo convidada para treinar equipes de diversas empresas e compartilhar o seu conhecimento e desafios da sua jornada.
Verônica conta que hoje é convidada para ministrar treinamentos aos empreendedores e suas equipes com o objetivo de turbinarem as suas vendas através do atendimento. “Muitos empresários acreditam que a inovação é fazer algo fora da curva, mas olhar para dentro do seu negócio é o primeiro passo para superar a concorrência. Minha vida vem fluindo em todos os sentidos, mas chegar aonde estou não foi um caminho fácil. O que compartilho nos treinamentos são alguns artifícios que usei para alcançar o meu objetivo. Existem alguns passos fundamentais que sempre digo, como por exemplo, tornar o clima organizacional cada vez melhor para se trabalhar, focar na melhoria contínua do seu produto e estabelecimento, estudar o mercado e fidelizar a marca. Esses pontos são essenciais para o sucesso”, conta Verônica.
Para saber mais:
Instagram Verônica Oliveira:
Veronica |Liderança (@averoliveira) • Fotos e vídeos do Instagram
Instagram Tapioca da Baiana:
Tapioca da Baiana (@tapiocadabaiana) • Fotos e vídeos do Instagram
Site Tapioca da Baiana: https://www.tapiocadabaiana.com
Por Priscila Paula – Redação MundoCoop
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