• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Empreendedores brasileiros prosperam na reinvenção diante do mercado

MundoCoop POR MundoCoop
19 de janeiro de 2023
GESTÃO & NEGÓCIOS
img 1 13

img 1 13

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Quando morava em Belo Campo, uma cidade que fica a 60 quilômetros de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, Verônica Oliveira, que já tinha sido babá, vendedora e auxiliar de enfermagem nem sonhava em ganhar prêmios e tanto dinheiro com tapiocas. Deu tão certo, que hoje a empresária tem restaurante, uma marca própria de tapioca e fatura mais de US$1,5 milhão por ano. 

No ano passado, a empresária baiana teve mais uma surpresa, ganhou o prêmio Best of Framingham 2022, na categoria Fornecedor de Produtos Alimentícios pelo Framingham Award Program, em Massachusetts. 

De Campo Belo para os Estados Unidos 

Tudo começou quando Verônica perdeu o emprego em 2009 e viu nos Estados Unidos a possibilidade de tentar uma vida melhor. 

Verônica não pensou duas vezes, mesmo sem saber falar inglês, sem ter condições financeiras partiu para o exterior. Lá se empregou como faxineira nas casas e nos escritórios dos norte-americanos, assim começou a juntar dinheiro. 

Sempre com o espírito empreendedor, viu nos lucros com as faixas, os US$ 1 mil que ganhava, a possibilidade de abrir a sua própria empresa. Porém, a sua paixão pela culinária falou mais alto, sobretudo, fazer as iguarias que aprendeu com a sua mãe e a avó no sertão da Bahia.  

Após quatro ano deu início ao novo projeto, iniciou a sua empresa de tapiocas com apenas 30 dólares, custo dos ingredientes das primeiras tapiocas recheadas, que ela fez para vender aos amigos e conhecidos. Foram 30 tapiocas vendidas em um dia. 

Em 2015 comprou um restaurante, o BR Takeout focado em comidas mineiras e nordestinas, na cidade de Framingham, em Massachusetts. A tapioca baiana é o carro-chefe do restaurante e a marca própria está presente em 35 estabelecimentos e em entregue nos 50 estados do país. 

Além do restaurante, Verônica tem uma fábrica de tapiocas veganas, sem glúten, açúcar, conservantes e sódio. O quitute tem vários pontos de vendas distribuídos pela cidade.  

Dicas para empreendedores brasileiros 

Atualmente o negócio da empresária conta com 16 funcionários diretos e 50 indiretos. Além de dirigir a empresa, ela começou a dar cursos de empreendedorismo para outros empreendedores brasileiros. “Não é o quanto você sabe e sim o quanto você aplica e não existe sorte. A sorte é trabalhar, não desistir, errar, falhar no meio do caminho, até acertar”, revela. 

Com uma história de superação e sucesso, a empresária está sendo convidada para treinar equipes de diversas empresas e compartilhar o seu conhecimento e desafios da sua jornada. 

Verônica conta que hoje é convidada para ministrar treinamentos aos empreendedores e suas equipes com o objetivo de turbinarem as suas vendas através do atendimento. “Muitos empresários acreditam que a inovação é fazer algo fora da curva, mas olhar para dentro do seu negócio é o primeiro passo para superar a concorrência. Minha vida vem fluindo em todos os sentidos, mas chegar aonde estou não foi um caminho fácil. O que compartilho nos treinamentos são alguns artifícios que usei para alcançar o meu objetivo. Existem alguns passos fundamentais que sempre digo, como por exemplo, tornar o clima organizacional cada vez melhor para se trabalhar, focar na melhoria contínua do seu produto e estabelecimento, estudar o mercado e fidelizar a marca. Esses pontos são essenciais para o sucesso”, conta Verônica. 

Para saber mais: 

Instagram Verônica Oliveira: 

Veronica |Liderança (@averoliveira) • Fotos e vídeos do Instagram 

Instagram Tapioca da Baiana: 

Tapioca da Baiana (@tapiocadabaiana) • Fotos e vídeos do Instagram 

Site Tapioca da Baiana: https://www.tapiocadabaiana.com


Por Priscila Paula – Redação MundoCoop

ANTERIOR

Cooperativa dá dicas sobre as melhores aplicações financeiras para 2023

PRÓXIMA

RH 4.0: 5 dicas para humanizar a jornada de contratação do colaborador

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Sistema cooperativo financeiro abre inscrições para o Prêmio Cooperar para Transformar 2025
GESTÃO & NEGÓCIOS

Sistema cooperativo financeiro abre inscrições para o Prêmio Cooperar para Transformar 2025

5 de agosto de 2025
Criado em 2021 para orientar colaboradores, Rivaldo Golpp passou por uma reformulação na identidade visual e passa a dialogar diretamente com os cooperados (Foto: Assessoria/Divulgação)
CONTEÚDO DE MARCA

CrediSIS lança página sobre segurança digital com linguagem acessível e foco no cooperado

5 de agosto de 2025
Cooperativa de crédito catarinense inaugura estação de recarga para veículos elétricos
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de crédito catarinense inaugura estação de recarga para veículos elétricos

5 de agosto de 2025
Sicredi leva sustentabilidade e inovação à Praia do Funil
CONTEÚDO DE MARCA

Sicredi leva sustentabilidade e inovação à Praia do Funil

5 de agosto de 2025
Cooperativa financeira paulista é reconhecida internacionalmente por excelência em governança cooperativa
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa financeira paulista é reconhecida internacionalmente por excelência em governança cooperativa

4 de agosto de 2025
Cooperativa financeira transforma a experiência do cooperado com implementação de CRM
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa financeira transforma a experiência do cooperado com implementação de CRM

31 de julho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativas brasileiras conquistam o mercado global com hubs internacionais
DESTAQUES DA REVISTA

Cooperativas brasileiras conquistam o mercado global com hubs internacionais

5 de agosto de 2025
Cooperativas rurais chilenas ganham novo plano estratégico para fortalecer desenvolvimento
INTERNACIONAL

Cooperativas rurais chilenas ganham novo plano estratégico para fortalecer desenvolvimento

5 de agosto de 2025
Cooperativismo catarinense é recebido no Ministério das Relações Exteriores de Portugal
ACONTECE NO SETOR

Cooperativismo catarinense é recebido no Ministério das Relações Exteriores de Portugal

5 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.