O Ministério da Educação/Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior atribuiu conceito 5 ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Escola Superior do Cooperativismo – Escoop. A atribuição foi divulgada na portaria SERES/MEC N 457, de 29 de novembro de 2023.
A avaliação para a atribuição do conceito é formada por quatro dimensões, onde é analisado o contexto institucional, a organização institucional e pedagógica, o corpo docente e as instalações da instituição.
No que tange ao contexto institucional, a Escoop apresentou como realiza o atendimento personalizado para as cooperativas gaúchas de acordo com suas necessidades, sua relação com a mantenedora e a contribuição do curso para a sociedade em geral e o comprometimento da Escoop.
Referente à organização institucional e pedagógica, a Escoop apresentou ao MEC sua organização a respeito das funções internas, no âmbito de organograma, decisões, atribuições, funções, regimentos, normativas e regulamentos. E também, na área pedagógica, é apresentado como é feita a estrutura de lógica e conhecimento que são entregues aos alunos, baseada nos eixos de atuação da Organização das Cooperativas do Brasil – OCB (Identidade – Gestão/Governança – Desempenho).
Na área de corpo docente, o MEC avalia o conhecimento dos docentes atrelados à graduação, como currículo Lattes e formações como mestrado e doutorado e conhecimentos no que tange ao cooperativismo. No momento a Escoop conta com 10 professores vinculados ativamente à graduação.
Referente a instalações, é avaliado se os alunos tem acesso a equipamentos de tecnologia, internet e biblioteca. Além da disponibilização de aparelhos e obras físicas para os alunos, a Escoop também disponibiliza uma biblioteca virtual com diversos títulos.
Para a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola Superior do Cooperativismo – Escoop, Paola Londero, a atribuição do conceito 5 no MEC não se reflete a iniciativas somente desse ano.“São iniciativas que, na verdade, iniciaram lá atrás, muitas a partir de 2018, onde tivemos um novo posicionamento estratégico da Escoop, a partir disso estamos aos poucos impulsionando e construindo uma Escola melhor. As iniciativas foram desde a aquisição da biblioteca virtual para os alunos, treinamento e qualificação dos nossos professores, reestruturação do plano pedagógico em função dos eixos de atuação do Sescoop/RS e muito mais!.”
Segundo o diretor da Escoop, José Maximo Daronco, atingir a nota máxima de avaliação no MEC significa proporcionar uma educação de excelência, inclusiva, transformadora e inovadora.“Nossa conquista é ainda mais especial ao sermos a única Instituição de Ensino Superior vinculada e mantida diretamente ao Sescoop/RS
É um reflexo direto do incansável trabalho de nossas equipes, a dedicação apaixonada de nossos docentes e a energia vibrante de nossos alunos.
Esse reconhecimento reforça o papel da Escoop como Instituição de Ensino, que além de transmitir conhecimentos e desenvolver competências, busca formar seres humanos com capacidade de contribuir para o conhecimento comum, alinhados as práticas do desenvolvimento sustentável a luz dos valores e princípios do cooperativismo.”
Próximos passos
Um dos principais objetivos da Escoop após a conquista do conceito máximo é alcançar o reconhecimento de instituição perante ao MEC, onde, como requisito, a instituição deve apresentar todas as politicas institucionais de comprometimento da organização como um todo, e não apenas do curso.” O foco não é somente a graduação como ensino, mas também, todas as atuações que temos, sendo em âmbito de ensino, pesquisa e de extensão. Esperamos que nossa visita seja feita in loco no nosso novo espaço da sede que está em reforma.” -Expressou Paola Londero.
Fonte: Sescoop RS
Discussão sobre post