O Sistema CrediSIS lançou o documentário “Nossas Vozes”, produzido para celebrar os 25 anos de história da instituição. O vídeo apresenta depoimentos de fundadores, lideranças, colaboradores, dirigentes e ex-dirigentes que ajudaram a consolidar o Sistema, resgatando lembranças, conquistas e desafios que moldaram a trajetória.
O objetivo foi registrar a memória institucional de forma sensível e acessível, conectando passado e presente em uma narrativa que valoriza a união de vozes que construíram o cooperativismo de crédito.
A proposta nasceu do desejo de registrar a memória institucional de forma acessível e sensível, conectando passado e presente em uma narrativa que valoriza a união de vozes que construíram o cooperativismo de crédito.
A produção dá visibilidade não apenas a datas e marcos históricos, mas, principalmente, às pessoas que contribuíram para a consolidação do Sistema CrediSIS. O resultado soma-se às comemorações do aniversário, reforçando a missão da cooperativa de transformar vidas por meio da cooperação.
Donizetti José, presidente da CrediSIS CrediAri e ex-presidente do Sistema, relembra o contexto em que surgiu a necessidade de criar uma instituição financeira local. Ele cita o impacto da liquidação do Banco do Estado de Rondônia (Beron), em 1998, que deixou produtores, empresários e trabalhadores sem atendimento.
“Com a liquidação do Beron, nós ficamos sem ter uma instituição com o perfil da nossa população, da necessidade das nossas empresas, agricultores e profissionais liberais. Então surgiu a ideia das cooperativas, de termos uma instituição financeira que pudesse atender esse segmento”, recordou Donizetti.
O diretor Operacional da CrediSIS JiCred, Carlos Alberto Salvador, destacou que o cooperativismo está enraizado na cultura rondoniense e que essa característica foi essencial para o nascimento do Sistema.
“É um DNA que Rondônia carrega. Ninguém veio rico para cá, todos tinham apenas coragem e um sonho. Dentro dessa história de desafios e conquistas, já existia o cooperativismo”, afirmou Carlos Alberto.
Gilberto Borgio, pioneiro do Sistema e presidente da CrediSIS Central por 18 anos, lembra que a conquista da conta de compensação própria, em 2011, foi um marco de independência. Esse avanço possibilitou novas perspectivas de expansão e fortaleceu a identidade do CrediSIS.
“O marco veio quando tivemos essa independência, com a nossa conta de compensação, quando deixamos de ser dependentes de outra instituição. A partir daí, pudemos oferecer algo mais para novas cooperativas ou para aquelas que não estavam filiadas a uma central, possibilitando a expansão do CrediSIS para Acre, Amazonas, Pará e Mato Grosso”, relembrou.
O atual presidente, Otelo Castellani Filho, recordou a articulação junto ao Banco Central para garantir a autorização de expandir o Sistema a outras regiões, como o Sul do país.
“Conversando com o Banco Central, fazendo projetos e cumprindo metas, passamos em torno de 18 a 19 meses em análise, até questionarmos: da mesma forma que outros sistemas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste vieram ao Norte, por que nós não poderíamos ir para o Sul?”, destacou Otelo.
Rubens Ribeiro, primeiro colaborador da CrediSIS Central, reforçou a essência coletiva que sustenta a trajetória da cooperativa e traduziu o sentimento que norteou os 25 anos da história contada no documentário “Nossas Vozes”.
“Sempre tínhamos em mente que o Sistema nasceu para ser grande, para desenvolver e atender. Todas as vozes que se uniram em torno da criação do cooperativismo do CrediSIS ecoaram através do tempo”, afirma Rubens.
O documentário conta ainda com depoimentos de pessoas que fizeram e continuam fazendo parte dessa história, como Alcir Gotardo, atual vice-presidente e que integra o Sistema CrediSIS desde 2010; Rodrigo Cassiano dos Santos, gerente de Contabilidade; Guilherme Souza, diretor de Riscos e Supervisão, que está na instituição desde 2011; e Volmir Dionísio, fundador e ex-presidente da CrediSIS Sudoeste e um dos pioneiros dessa trajetória.