O desejo de todo trabalhador é crescer na firma e alavancar sua carreira. Em Mato Grosso do Sul, as cooperativas de crédito têm se mostrado um caminho promissor para quem almeja tal objetivo. As oportunidades estão à mão, ou mais especificamente, a um clique. O cadastramento está aberto no banco de talentos digital. São milhares de vagas.
Com o avanço cada vez mais rápido das cooperativas no sistema financeiro, novas unidades surgem corriqueiramente e, com isso, a necessidade de pessoal com capacidade de liderança e gerenciamento. Que o digam Thaís Helena de Castro e Felipe Rosa. Ela é Gerente de Gestão de Pessoas Sicredi União MS/ TO e Oeste da Bahia e ele Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi Pantanal.
Inicialmente, nenhum deles foi contratado para liderar, mas souberam aproveitar as oportunidades abertas na cooperativa. Hoje, são referências na firma, têm muitas responsabilidades e vários comandados para inspirar.
“Sou psicóloga e comecei me aventurando em uma seleção para a área comercial. Passei por algumas fases de entrevistas e surgiu então a oportunidade de ampliar a área de gestão de pessoas e então fui contratada”, relembra Thaís que está completando 10 anos na cooperativa.
No início, ela atuava sozinha na área com foco apenas em recrutamento e seleção. E, com o projeto de expansão da Cooperativa, passou a participar de cada fase migrando sua atuação para parceira do negócio. Assim, ela se envolveu em assuntos com outras áreas e em decisões mais estratégicas junto à alta liderança da cooperativa.
“Hoje estou como gerente da área, junto com mais 12 liderados, onde temos a responsabilidade das práticas e programas voltadas para o ciclo de vida do colaborador, além de atuarmos como parceiros do negócio, para mais de 850 colaboradores que atuam no Mato Grosso do Sul, Tocantins e no Oeste da Bahia”, relata.
Já Felipe Rosa tem sete anos no Sicredi Pantanal. Ele iniciou na cooperativa ao conquistar uma vaga para gerente de atendimento em Iguatemi. Mais tarde, ao progredir no trabalho precisou até mudar de cidade, o que fez com prazer. “Hoje sou gerente de desenvolvimento de negócios, cargo que equivale a um gerente regional, na agência-sede de Maracaju”, ressalta.
O gerente tem curso superior na área contábil, mas assegura que a cooperativa não tem qualquer limitação no que diz respeito à formação dos colaboradores. “Temos profissionais formados em Contabilidade, Direito, Nutrição, Agronomia e outros”, detalha Felipe Rosa.
Contudo, quem deseja trabalhar em uma cooperativa precisa ficar atento ao perfil que está sendo recrutado. “Atualmente, o maior gargalo é encontrar trabalhadores com perfil para negócios e relacionamentos o que estamos sempre procurando”, afirma.
Embora os dois testemunhos selecionados para esta reportagem tenham nível superior, as oportunidades existem também para outros níveis de escolaridade. Há abertura para mão de obra jovem, por exemplo. “Não temos limite de idade, apenas a mínima que é 16 anos para jovem aprendiz. No restante, basta ter disposição para aprender e trabalhar”, diz Felipe Rosa.
Ele cita que o sistema Sicredi incentiva a capacitação e progresso dos funcionários. Atualmente, as cooperativas empregam cerca de 42 mil colaboradores em todo País. O Sicredi é citado entre as melhores marcas empregadoras do setor financeiro, segundo apontamento Best WorkPlaces 2023, ranking do Infojobs.
Programa Trainee
O Sicredi União MS/ TO acaba de finalizar seu primeiro Programa Trainee que teve sua primeira turma formada nesse ano, em Campo Grande, com um indicador de 80% de efetivações. “Foi um grande marco nesses 35 anos da nossa Cooperativa”, enaltece Thaís.
As oportunidades foram abertas para candidatos com ensino superior para cargos de gerente e assistente de negócios, com idade entre 25 a 35 anos. O resultado, como se viu, foi muito bom. “Além disso, os programas de ascensão de talentos são frequentes para que os colaboradores tenham chance de crescimento”, enfatiza.
A gerente de Gestão de Pessoas revela ainda o que planeja para seu futuro na cooperativa. “Acredito muito naquela máxima que “o futuro começa agora”. Então aprender e se desafiar cada vez mais com flexibilidade, escuta ativa, humanidade e resiliência acredito que já são características fundamentais para lidar com a velocidade da transformação do mercado”, salienta.
As oportunidades para Trainee do Sicredi União MS/TO são divulgadas no site do cooperativa, no campo Trabalhe Conosco e também nas redes sociais oficiais.
Banco de Talentos
O Sicredi criou um banco de talentos onde centraliza as vagas do sistema em todo País. Acesse aqui e confira. No mês de Maio de 2024, estavam disponíveis mais de mil vagas nas 2,5 mil agências da cooperativa no Brasil, sendo pouco mais de 100 em MS.
As oportunidades eram para jovem aprendiz, estagiários, colaboradores administrativos e outros. A necessidade de preenchimento era tamanha e tão urgente diante da abertura de novas unidades do Sicredi, que a cooperativa montou um balcão de empregos na feira agropecuária Showtec — realizada entre 21 e 23 de Março em Maracaju.
No evento que é considerado um dos maiores do agronegócio no Estado foram realizados cerca de 500 cadastros no banco de talentos. Os contratados do Sicredi são devidamente registrados em regime CLT e têm acessos a benefícios como plano de saúde, apoio nutricional, psicológico e outros.
Cooperativa não é banco!
Quem deseja trabalhar e crescer dentro do cooperativismo de crédito precisa ter em mente a máxima de que cooperativa, mesmo atuando no sistema financeiro, não é banco. Elas são uma sociedade de pessoas nas quais os associados têm direitos de voto equivalentes.
Então, o colaborador não estará atendendo um cliente na cooperativa e sim um associado, ou seja, dono. Dessa forma, existe um perfil que é visado pelos recrutadores. Confira abaixo:
“Procuramos pessoas preocupadas com as questões sociais e ambientais e que buscam trabalhar com excelência, entregando o melhor aos nossos mais de 7 milhões de associados em todo o Brasil” afirma Daniele Garcia Schmidt, superintendente executiva de Gestão de Pessoas e Cultura, em análise postada no site do Sicredi.
Maior empregador
Um levantamento feito pela Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso do Sul (OCB-MS) aponta os ramos de crédito e agropecuário como os maiores empregadores do setor do cooperativismo no Estado, sendo que o de crédito mantém a liderança com folga.
Importante destacar que ambos tiveram desempenho crescente na abertura de vagas entre 2019 e 2022. Ao final de 2022, os dois setores juntos empregavam 10.697 pessoas, sendo 7.981 nas cooperativas financeiras.
População aderiu ao cooperativismo
Uma explicação para o aumento do número de unidades da cooperativa em MS, e consequentemente de postos de trabalho, foi adesão da população ao sistema cooperativista, principalmente em Campo Grande. Neste ano de 2024, a Capital bateu a marca de 100 mil associados.
“Nenhuma outra cidade do país tem este número de associados e, mais do que números, este recorde representa para as duas cooperativas da capital, uma pluralidade de projetos, empresas e negócios sendo concretizados e impulsionados”, diz texto de nota pública divulgada pelo Sicredi para celebrar a quantidade de associados.
Fonte: Diário Digital
Discussão sobre post