Gestores de cooperativas educacionais participaram, nesta semana, de uma capacitação sobre segurança escolar. O treinamento foi realizado entre os dias 22 e 24 de julho por militares da Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipe) da Polícia Militar do Espírito Santo. O grupo se reuniu no Café Hall Sicoob da Fecomércio, em Vitória.
Atendendo a um convite do Sistema OCB/ES, estiveram presentes no curso 11 profissionais de cooperativas, incluindo representantes da CEL, Coopepi, Coopesg e Coopesma. Educadores de escolas públicas também participaram da capacitação.
A programação foi composta por conteúdos teóricos e demonstrações práticas. No primeiro dia foram estudados aspectos iniciais de segurança escolar, questões relacionadas ao aporte jurídico nas escolas e o perfil do estudante infrator.
O dia seguinte foi destinado à apresentação do histórico, perfil e modus operandi de agressores no Brasil; à análise de ameaças ativas; e ao entendimento do método Corra, Esconda-se e Defenda-se (CED).
No último dia de treinamento os participantes puderam aprender técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e participar de uma simulação de ações APH e CED. A demonstração prática ocorreu em uma escola desativada de Vitória.
A diretora pedagógica da CEL, Queila Zorzanelli, foi uma das participantes da capacitação e aprovou a qualidade do conteúdo. “Vivemos momentos de formação muito ricos. Tratamos da questão da violência no ambiente escolar e do agressor ativo, temas profundamente relevantes, práticos e conduzidos por profissionais competentes e que certamente irão agregar muito valor ao nosso dia a dia”, destacou.
Essa foi a terceira turma contemplada pela Cipe com a Formação em Segurança Escolar para Gestores Educacionais (Foseg), uma das ações estratégicas que faz parte do Plano Estadual de Segurança Escolar.
O capitão e subcomandante da Cipe, Pyther Zuqui, frisou que a companhia está à disposição das instituições educacionais que desejarem implementar medidas de prevenção em seus ambientes. “A Cipe está aliada ao Sistema OCB/ES e a todas as escolas e setor de educação para instruir e ajudar no processo de segurança escolar, no combate desse tipo de violência que está sendo muito comum”, atestou.
Fonte: Sistema OCB/ES
Discussão sobre post