• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativas apostam em ecossistemas de inovação para impulsionar seus negócios

Cases cooperativistas de sucesso ganharam destaque durante o WCM 22

MundoCoop POR MundoCoop
27 de outubro de 2022
GESTÃO & NEGÓCIOS
img 8 8

img 8 8

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Buscando atualizar gestores e dirigentes de cooperativas sobre o que há de mais novo em conceitos e estratégias de mercado, a 8º edição do World Coop Managenement (WCM) ocupou o Minascentro, em Horizonte (MG) nos dias 17 e 18 de outubro, trazendo novidades e atrações únicas.

Esse foi o caso do Cooptech, um dos palcos especiais do WCM. Pensado para despertar a inovação sem perder a essência cooperativista, o evento simultâneo, apresentado pela Coonecta, contou com casos práticos, painéis e palestras nacionais e internacionais para acelerar a inserção das cooperativas na nova economia digital. Gestão de programas de inovação; Cooperativismo de plataforma; Conexão com startups; Aceleração de cooperativas; Investimento em inovação; Transformação digital; e Criptomoedas foram alguns dos temas discutidos. Ao todo, o Cooptech contou com 20 palestrantes das principais cooperativas brasileiras que são referências em inovação.

PIONEIRISMO

A abertura do Cooptech, no primeiro dia, contou com a participação de Gustavo Mendes, cofundador da Coonecta. Ele falou sobre a importância de estimularmos um ecossistema de inovação cooperativista e também sobre a criação do Radar Coonecta. O projeto é um levantamento inédito para entender os atores que apoiam o ecossistema de empreendedorismo cooperativo. Na primeira versão, foram mapeados 34 atores. A previsão de lançamento da versão completa, com cerca de 100 organizações mapeadas, está prevista para o primeiro trimestre de 2023.

Em seguida, o painel “Como tornar a inovação estratégica e prioritária para o futuro dos negócios das cooperativas” reuniu Walmir Segatto, CEO do Sicoob Credicitrus, e Frederico Peret, presidente da Unimed BH.

Peret argumentou que, apesar da tecnologia trazer um grande diferencial para as cooperativas, somente ela não basta: é preciso adotar processos inovadores. Para isso, é necessário que um ambiente ofereça segurança psicológica aos cooperados e colaboradores para que possam opinar, experimentar e errar. “Se os processos se perdem no tempo, de nada adianta”, afirmou.

Já Segatto explicou que a inovação começa pela construção de uma mentalidade inovadora. É necessário trabalhar o mindset, para depois trabalhar o ambiente externo. “Você tem que estar preparado para não ser compreendido quando fala de inovação”, disse.

Na sequência, o Cooptech 2022 recebeu a palestrante internacional Rose Marley, CEO da Cooperatives UK, que falou sobre a aceleração de cooperativas e o apoio à inovação no cooperativismo. 

Na gig economy – ou uberização do trabalho – há precarização e disrupção das comunidades locais. As plataformas mantêm o poder altamente concentrado na mão de poucos e criam monopólios globais. No entanto, a palestrante questionou: “A raiz desses problemas é a tecnologia ou o modelo?”. Por isso, ela afirmou que a solução pode estar no cooperativismo de plataforma, que já conta com alguns exemplos de iniciativas na Europa.

INOVAÇÃO DA PRÁTICA

Falando sobre o papel da transformação digital para o futuro dos negócios das cooperativas, o superintendente de Produtos na Cooperativa Central Ailos, Marcelo Bueno de Morais, apresentou um caso prático de transformação digital para desenvolver agilidade e alavancar os negócios.

Seguindo a apresentação de cases imperdíveis, o painel “Programas de inovação: como estruturar e gerir um programa de sucesso”, mediado por Alexandre Carrasco, da Repensando Negócios, reuniu Paula Thais Cardozo, gerente Laboratório de Inovação do Sistema Ailos, Gabriel Franco, PMO e analista de Estratégia e Inovação na Cooxupé – Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé, e Alisson Juliano Valério, gerente de Inovação e Estratégia de TI no Unimed Lab, da Unimed do Brasil.

Os participantes reforçaram que a inovação não é um trabalho fácil. Para Gabriel Franco, “o que reforça a inovação são as oportunidades”. Ou seja, se os objetivos não forem alcançados tão rapidamente, novos projetos poderão ser gerados. O planejamento estratégico deve ser constantemente estimulado e um mapeamento de conexões e direção, além do engajamento de pessoas, é essencial para as cooperativas que desejam gerir um programa de sucesso.

Logo após, na palestra “Como criar um marketplace cooperativista”, o coordenador de marketplace na Cooperativa Central Ailos, Jefferson Beck, contou a história de criação do Ailos Aproxima. O ambiente digital foi idealizado com o intuito de aproximar as comunidades e fortalecer o comércio local. Além disso, o Ailos Aproxima serve tanto para produtos, como também para serviços. 

Para encerrar o primeiro dia, a experiência digital do cooperado entrou em foco, trazendo cases de duas cooperativas que usaram a tecnologia para se aproximar dos associados.

No caso da Unimed BH, o gerente de TI na Unimed BH, Marcelo Simões, contou sobre a criação do SOL (Saúde OnLine). Desenvolvida em parceria com médicos e equipe técnica, o modelo é centrado no usuário por meio do método duplo diamante. Ele tem por objetivo definir as personas de médicos cooperados de acordo com aquilo que já se sabe sobre o usuário.

Já no caso da Unicred do Brasil, o superintendente de Produtos e Canais na Unicred do Brasil, Rodrigo Petry, falou sobre a maior estratégia atual da cooperativa, o mobile banking, onde aproximadamente 90% das transações já são realizadas por canais digitais. Além da elaboração do Edu, um chatbot que usa inteligência artificial, coleta informações e agiliza o atendimento.

INOVAÇÃO EM ECOSSISTEMA

Gustavo Mendes, cofundador da Coonecta, abriu o segundo dia apresentando mais detalhes do mapeamento inédito do ecossistema de inovação cooperativista, o Radar Coonecta. 

Em seguida, o tema foi ambidestria organizacional, com o analista de inovação do Sistema OCB, Gustavo Faria. A ideia do conceito é que uma organização consiga alcançar inovações revolucionárias enquanto melhora a maneira com que realiza os seus processos. Muitas organizações encaram o seguinte dilema: sustentar ou explorar? Para Gustavo, a resposta está no equilíbrio: “equilíbrio é movimento”. Ele afirmou que a ambidestria é de difícil aplicação, demanda muito exercício e é necessário lembrar: o futuro não se faz com tecnologia, mas sim com pessoas. 

O primeiro caso prático do dia foi apresentado pelo conselheiro de administração da Ciclos e vice-presidente do Sicoob Coopermais, Éder Lemke. Na ocasião, Lemke contou sobre a jornada da startup cooperativa, plataforma criada em 2018, a partir de questionamentos acerca de como a cooperativa poderia estar mais presente na vida de seus associados. A plataforma atende todo o território nacional, sem se limitar à atuação do Sicoob.

Dando continuidade, o diretor de Novos Negócios na Minasul, Luis Henrique Albinati, apresentou para o público a criptomoeda Coffee Coin, da MinaSul. Mais de 2,5 milhões foram negociados no mercado do Coffee Coin. Agora, o próximo passo é transformá-lo em meio de pagamento para que possa alavancar negócios no futuro. A iniciativa mostra que as cooperativas também podem ser protagonistas da web 3.0. 

O RESGATE DO PROPÓSITO

Na palestra “Como escalar uma plataforma com propósito”, o fundador do AppJusto, Rogério Nogueira, apresentou a organização, que faz uso da tecnologia open source como alternativa em prol de melhorar a distribuição de renda e enfrentar a precarização do trabalho. Nela, valores mínimos para investir nas startups foram definidos. Assim, os trabalhadores também podem ter propriedade sobre o negócio.

Já o painel “Alocação de recursos em projetos e programas de inovação: processos e estratégias” reuniu representantes das cooperativas Minasul, Castrolanda Unicred Valor Capital e Sicoob Credicom para falar sobre inovação humana. Nesse contexto, o cooperado deve estar no centro das decisões dos investimentos em inovação e otimizar esses investimentos demanda a realização de pesquisas de satisfação periódicas com os associados.

Caminhando para as finalizações, o head de Digital Banking do Sicredi, Eduardo Corso, contou a história da fintech Woop Sicredi. Buscando entender e antecipar as tendências do atendimento financeiro, a iniciativa foi criada. “Juntamos pessoas com um único propósito, que era lançar um banco digital, com zero papel”, afirma. Com o novo produto, a Sicredi conseguiu atingir um novo público. Anteriormente, 87% dos usuários do Woop não estavam previamente associados à Sicredi. Dessa forma, a coop conseguiu evitar a migração de seus cooperados para outras soluções digitais que começaram a ganhar espaço no mercado.

Para finalizar o Cooptech 2022, o evento contou com Dagoberto Trento, senior partner na Innoscience Consultoria, Davi Pereira de Sotti, head de Inovação no Cocamar Labs, Tiago Sartori, gerente de Inovação no Sicoob Credicitrus, e Alexandra Rodrigues, especialista de Inovação no Sicredi, no painel “Conexão com startups: lições de programas de sucesso”.

Dagoberto, o mediador, afirmou que 84% dos executivos atestam que inovação é prioridade, mas muitos se sentem frustrados com os resultados. Por isso, para Davi, é necessário mapear fatores da possibilidade dos testes, assim, a organização não gasta tempo à toa. Para Alexandra, inovação é disciplina. “Sempre que forem lançar uma versão nova de seu programa, ou fazer uma conexão com startups, mantenham registros das lições aprendidas”, argumentou.

WCM Coopera e Cooptech 15
WCM Coopera e Cooptech 3
WCM Coopera e Cooptech 53
WCM Coopera e Cooptech 121
WCM Coopera e Cooptech 218
WCM Coopera e Cooptech 287 Copia
Principais momentos do palco Cooptech no WCM 2022 / Imagens: Camila Menezes/Coonecta

+ WCM

A gestão cooperativista e as novas estratégias do mercado você confere na cobertura especial do palco CooperaRH.

A cobertura completa do Palco World do WCM 2022 você confere aqui.


Por Redação MundoCoop / Informações Coonecta

A MundoCoop é Mídia Oficial do WCM 22

ANTERIOR

A organização da produção agropecuária aumenta a competitividade – Fernando Mendes Lamas é pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste

PRÓXIMA

Gestão cooperativista agrega novas estratégias de mercado para elevar resultados

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Cooperativa gaúcha celebra nova sede e projeta crescimento do cooperativismo médico
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa gaúcha celebra nova sede e projeta crescimento do cooperativismo médico

29 de junho de 2025
Cooperativas do ES promovem workshops sobre DNA Cooperativo para público interno
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativas do ES promovem workshops sobre DNA Cooperativo para público interno

26 de junho de 2025
Unicred União conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol
CONTEÚDO DE MARCA

Unicred União conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol

24 de junho de 2025
Cooperativa de crédito paraense promove capacitação em marketing durante oficina para colaboradores
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de crédito paraense promove capacitação em marketing durante oficina para colaboradores

24 de junho de 2025
Cooperativa de crédito alcança 60 mil associados promovendo crescimento e inclusão financeira
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa celebra crescimento e inclusão financeira ao atingirem marca de 60 mil associados

26 de junho de 2025
Cooperativa acelera transformação digital com adoção de IA e chatbots para ampliar eficiência
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa acelera transformação digital com adoção de IA e chatbots para ampliar eficiência

21 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marina Vaz, Fundadora e CEO da Scooto
DESTAQUES

“Empresas que queiram se adaptar precisam estudar os seus clientes”, aponta Marina Vaz, CEO da Scooto

30 de junho de 2025
Doacao de alimentos
SOCIAL

Cooperativa financeira pernambucana distribui quase uma tonelada de alimentos para instituições sociais

30 de junho de 2025
Governo português quer apoiar soluções das cooperativas de habitação
INTERNACIONAL

Governo português quer apoiar soluções das cooperativas de habitação

30 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.