Pelo terceiro ano consecutivo, as ações sustentáveis das cooperativas Sicredi no Paraná foram reconhecidas pelo Selo Clima Paraná, certificação concedida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), destacando instituições por suas atividades em prol da sustentabilidade. Por meio da gestão ecoeficiente e práticas de governança, a instituição financeira cooperativa garantiu o selo da “Categoria A – Mercado Interno”, destinada às instituições com as maiores pontuações de acordo com uma metodologia própria de análise dos projetos inscritos. A outorga da certificação ocorreu na quinta-feira (9), durante o 6.º Seminário Paranaense de Logística Reversa, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).
As cooperativas do Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro desenvolvem estratégias contínuas de ecoeficiência. Isso envolve o inventário dos gases de efeito estufa, publicação e ações de compensação de carbono da atuação das agências e sedes das cooperativas, abrangendo uma ampla variedade de ações, desde o plantio de árvores e a compra de créditos de carbono certificados até a recuperação de áreas degradadas e conservação de floresta nativa. Neste ano, o Programa Metano Evitado Sicredi, iniciativa que conta com a consultoria da Amar Sustentabilidade e a Kryia Ecologic SPE, foi um dos destaques para o aumento da pontuação. A iniciativa promove a geração de créditos de carbono na suinocultura e bovinocultura de leite, junto do incentivo ao uso de tecnologias que evitam a geração de metano a partir dos dejetos orgânicos.
“Por essência, o cooperativismo de crédito é responsável por beneficiar diretamente associados e as regiões onde atua. A gestão ecoeficiente é um dos vários projetos que o Sicredi desenvolve visando à construção de uma sociedade mais próspera”, comenta o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock. Desde fevereiro de 2020, o Sicredi é membro do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que promove o engajamento de instituições em princípios voltados à sustentabilidade, direitos humanos, trabalho e anticorrupção. Ao longo dos anos, a instituição financeira cooperativa também desenvolve projetos com foco no desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, equidade de gênero, educação, inclusão e diversidade, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), idealizados pela ONU,
Em nome da instituição financeira cooperativa, o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Nogueira Farias, esteve presente na solenidade de entrega do certificado. Autoridades como o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, o diretor e presidente do Sistema Meteorológico do Paraná, Eduardo Alvim, e o vice-presidente da Fiep, Miguel Rubens Tranin, também participaram do evento.
Fonte: Central Press
Discussão sobre post