A Cresol Vanguarda encerrou na última semana, na cidade de Abelardo Luz (SC), o Projeto Potencializa Elas, voltado ao público feminino. A ação, de iniciativa da cooperativa singular com apoio do Núcleo da Mulher Empresária, ocorreu durante quatro meses e envolveu 30 mulheres da Associação Empresarial e convidadas.
Os assuntos abordados destacaram o protagonismo feminino nos negócios e enalteceram as potencialidades das mulheres enquanto promotoras de suas empresas e famílias. Os encontros foram ministrados por profissionais da Cresol e palestrantes parceiras.
A empresária Viviane Gotardo Bridi conta que adorou ter participado do projeto. “Foi muito relevante, traz para nós, mulheres, informações e momentos únicos de fortalecimento e compartilhamento de emoções, sentimentos e desenvolvimento pessoal”, acrescenta.
Além dos momentos de aprendizado, o projeto desvendou alguns paradigmas sobre o uso de serviços financeiros. “Aprendi que fazer seguro é um ato de amor. Demonstra que se preocupa com o bem-estar da família”, pontua Cleide Barreta Ciceri.
Abelardo Luz foi o primeiro município a receber o Potencializa Elas. Para este ano, a cooperativa já tem programado para iniciar o projeto em outros dois municípios da área de abrangência da Cresol Vanguarda.
Participação feminina na Cresol
O público feminino dentro do Sistema Cresol corresponde a 33% do montante de associados e isso reflete na atuação das mulheres e no processo de governança corporativa. Nos conselhos, seja de administração ou fiscal das cooperativas, a participação feminina representa 23,89%, já nos cargos de liderança 41,05% são mulheres e 60,88% do quadro de colaboradores do Sistema Cresol é feminino.
Já na Cresol Vanguarda, 30% do montante de associados são mulheres. No que tange à participação no Conselho de Administração, a partir de 2024, a cooperativa contará com duas cooperadas. Entre os colaboradores, 106 são mulheres e, destas, 13 ocupam cargos de liderança.
De acordo com o diretor superintendente, Edenilson Giachini, a Cresol incentiva o protagonismo feminino, seja nos negócios ou no desenvolvimento profissional, pois acredita no papel transformador das comunidades através do cooperativismo e da equidade de gênero.
O presidente da Cresol Vanguarda, Gilmar Scatolin, afirma: “Nós queremos cada vez mais contar com a participação das mulheres para o fomento dos negócios e desenvolvimento das comunidades locais.
Fonte: Cresol
Discussão sobre post