O Sistema Cresol promoveu o 3° Encontro Empreendedorismo, nos dias 2, 3 e 4 de setembro, em Cascavel (PR), com a participação de 150 colaboradores envolvidos no Programa Empreendedorismo Rural e Urbano. Desenvolvido pela cooperativa desde 2015, o programa busca levar melhorias produtivas, organização administrativa, financeira e de gestão, bem como qualidade de vida às famílias empreendedoras.
Neste ano, o programa atende 1.400 empreendimentos familiares rurais e 282 empreendimentos familiares urbanos de todo o Brasil, por esse motivo, o encontro teve como objetivo promover a integração e alinhamentos para a melhoria das atividades e potencializar o impacto positivo gerado aos cooperados, suas famílias e seus negócios.
O presidente da Cresol Central Baser e do Cresol Instituto, Alzimiro Thomé, comenta sobre a importância do programa. “O Empreendedorismo fortalece as nossas ações, que são princípios do cooperativismo, de estar presente nas comunidades, levando melhorias e qualidade de vida às famílias empreendedoras”.
O encontro abordou aspectos operacionais da execução do programa e promoveu momentos de formação com temas como: a sucessão familiar e o ESG, além de visitas técnicas a dois cooperados participantes do programa. No último dia, houve a apresentação de resultados, a partir das práticas que cada cooperativa desenvolveu, um momento em que os próprios cooperados e beneficiários contribuíram com seus depoimentos sobre os impactos gerados a partir do Programa Empreendedorismo.
O presidente da Cresol, Cledir Magri, ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento dos cooperados. “Nós temos muito presente a importância de nós pensarmos o acompanhamento técnico aos nossos associados, sendo eles ligados à agricultura ou ao setor empresarial urbano. E nós estamos observando os resultados extraordinários que os nossos cooperados estão obtendo pelo fato de participarem desse programa, que tem levado muito conhecimento e informações”.
A técnica Débora Cristina Massaro atua no Empreendedorismo Rural na cidade de Ji-Paraná (RO), pela Cresol Amazônia, e compartilhou sua experiência: “Participar da terceira edição do encontro foi muito gratificante, foi de muito aprendizado, de saber do histórico, o porquê do Programa Empreendedorismo. É uma inovação para as cooperativas de crédito e muito necessário, principalmente no nosso Estado de Rondônia, que só tem uma instituição pública que dá assessoramento às famílias”.
Fonte: Cresol