Há dois anos, o Sicoob Metropolitano possui uma parceria com o município de Campo Mourão (PR) para a arrecadação de pilhas e baterias usadas para que o descarte aconteça corretamente. Para isso, são distribuídos os chamados “papa-pilhas” por pontos estratégicos da cidade para que as pessoas deem o destino correto aos materiais.
Ao conhecer o projeto, em 2021, a Startup Carbon Explore ficou interessada e entrou para a parceria. A empresa incubada na Fundação Educere de Campo Mourão esteve na COP 27 para apresentar aplicações do grafeno desenvolvidas por sua empresa. A Carbon Explore produz grafeno a partir de um método próprio e ambientalmente correto.
A startup mourãense atua no segmento de nanotecnologia e desenvolve pesquisas de soluções inovadoras para a indústria baseadas em grafeno. Com base nesses estudos, no último dia 10, Carbon Explore participou da COP 27 a convite do Programa Catalisa ICT/Sebrae, com o projeto de um ligante asfáltico ecológico, produto desenvolvido para ser utilizado na pavimentação asfáltica e que não contém derivados de petróleo na sua composição.
Segundo a gerente da agência de Campo Mourão, Célia Furlanetto, é muito gratificante ver uma ação como essa se tornando espécie de exemplo. “Faz com que tenha vontade cada vez mais estar envolvida em ações relacionadas ao meio ambiente, inovação e cooperativistas”, afirma.
Fonte: Imprensa Sicoob Unicoob
Discussão sobre post