Está previsto ainda para este mês o primeiro desafio dos programas de inovação da Nater Coop, antiga Coopeavi. A cooperativa pretende anunciar mais 19 deles até agosto de 2023, um investimento de cerca de R$ 2 milhões nos próximos dois anos.
Assim que lançado oficialmente o desafio, a Nater Coop informará aos interessados quais são os requisitos e os trâmites para participar do processo de seleção. O objetivo da cooperativa é diversificar os negócios a partir da inovação aberta.
Os desafios serão mapeados nas respectivas áreas de atuação da organização, que incluem café, laticínios, agroindústria e varejo. A iniciativa conta com a parceria da aceleradora de negócios Azys Inovação, que vai buscar no mercado empreendedores ligados a startups que desenvolvem soluções a partir dos desafios propostos, e ajudará também na validação dos projetos.
Competividade do negócio
“Nosso objetivo é ter, pelo menos, um empreendedor ou startup trabalhando na prática em cada um desses desafios, afirma Marcelino Bellardt, diretor-geral da Nater Coop. Ele explica que a diversificação da cooperativa, com a expansão para outros segmentos de atuação, vem acompanhada da necessidade de modernização contínua das atividades, a fim de fortalecer a competitividade do negócio.
As soluções que vierem a ser desenvolvidas pelas startups poderão, depois de aprovadas, ser incorporadas à gestão da Nater Coop e até ser oferecidas ao mercado, ampliando o campo de atuação dos empreendedores responsáveis pelo desenvolvimento, segundo a cooperativa.
Condomínios agropecuários
Recentemente, a Nater Coop também anunciou que pretende em dois anos ampliar o número de condomínios agropecuários no Espírito Santo. Pioneira no modelo de negócios no Estado, a cooperativa estima um investimento que pode chegar a R$ 10 milhões.
Fonte: ES Brasil
Discussão sobre post