Uma nova cooperativa acaba de ser fundada em Santa Catarina com uma proposta inovadora: acelerar o ecossistema cooperativo brasileiro, gerando negócios entre as coops filiadas. É a COOP+Brasil – Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Administrativos, Financeiros, Comerciais, Gestores e Profissionais Liberais. A assembleia de fundação ocorreu no último dia 8 de julho, reunindo cooperados de forma híbrida – parte presencialmente na Arena Unicred, em Joinville, e parte conectada virtualmente por plataforma de videoconferência.
“Mais do que uma nova cooperativa de trabalho, a COOP+Brasil nasce como a primeira aceleradora de cooperativas do país, uma iniciativa que visa fortalecer o ecossistema cooperativista por meio da oferta de serviços técnicos, gerenciais e estratégicos prestados por profissionais organizados sob o modelo cooperativo. A proposta é acelerar o sistema cooperativo como um todo, conectando pessoas, projetos e soluções por meio da colaboração entre profissionais e organizações”, explicou o presidente eleito da COOP+Brasil, Ricardo Cesar Pamplona, durante a assembleia.
O projeto foi impulsionado pelo apoio institucional da Unicred União, cooperativa de crédito com atuação nos estados de Santa Catarina e Paraná, que ofereceu estrutura física, apoio técnico e mobilizou grupos de prestadores de serviços parceiros da própria instituição. “Quando cooperativas ajudam a fortalecer cooperativas, estamos multiplicando um modelo que dá certo há quase 200 anos. Ele promove autonomia com solidariedade, gera riqueza com equidade e cria oportunidades com base na confiança e na autogestão”, reforçou Marcelo Vieira Martins, diretor executivo da Unicred União e um dos incentivadores da nova cooperativa.
Com atuação nacional, a COOP+Brasil reunirá cooperados de múltiplas áreas que prestam serviços a instituições dos mais diversos ramos do cooperativismo, como crédito, saúde, agropecuária, infraestrutura, transporte e consumo. Por meio da intercooperação, o objetivo é fornecer soluções integradas com governança, rastreabilidade, segurança jurídica e alinhamento institucional às organizações contratantes.
Com 4,7 milhões de cooperados (58% da população), Santa Catarina lidera proporcionalmente o cooperativismo no Brasil, segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro da OCB. “Esse ambiente de confiança e organização foi decisivo para o surgimento da aceleradora cooperativa”, destacou Martins.
A COOP+Brasil pretende iniciar operações já no segundo semestre de 2025 com projetos junto a cooperativas em diferentes regiões do país, consolidando um novo modelo de prestação de serviços com base na colaboração, na legalidade e na qualificação técnica.
Diretoria Executiva (2025–2029)
- Presidente: Ricardo Cesar Pamplona
- Vice-presidente: Ricardo Campoi
- Diretora de Gestão de Pessoas: Adriana Piazera
- Diretora Comercial: Simone Wessling
Conselho Fiscal
Titulares:
- Anderson Souza Presidente
- Guilherme Valle Vice-presidente
- Bárbara Vieira
Suplentes
- Eliezer da Costa Teixeira
- José Jacomini
- Carice Weber
- Henrique Ogawa
- Sandro Marcelo Junkes