Uma pesquisa recente da Robert Walters, empresa especialista em recrutamento, nos mostra que 30% dos participantes afirmaram que estão empregados, porém buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho. 10% estão desempregados e 9% têm a intenção de conquistar um novo ofício nos próximos seis meses.
Essa movimentação dos profissionais no mercado de trabalho pode ter inúmeros motivos, mas em todas essas situações algumas habilidades podem melhorar o dia a dia profissional.
As habilidades interpessoais, ou soft skills, estão sendo cada vez mais procuradas tanto pelos profissionais quanto pelas empresas. Essas competências estão relacionadas ao comportamento humano e são consideradas tão importantes quanto as hard skills – competências técnicas para o trabalho. Abaixo, listo 5 habilidades interessantes que podem ser desenvolvidas para alavancar a carreira em 2023:
Inteligência emocional
A inteligência emocional está muito ligada à facilidade de reconhecer e entender como lidar com os sentimentos e emoções. Hoje é uma competência fundamental em todos os aspectos da vida humana e não somente no trabalho, já que o desenvolvimento dessa competência auxilia a lidar com frustrações e comunicar de forma adequada, por exemplo. Além disso, essa habilidade pode ajudar no relacionamento com as outras pessoas, independente do cargo ou área na empresa.
Adaptabilidade
A adaptabilidade é uma competência que tem demonstrado muita relevância no mercado de trabalho. A pandemia mudou drasticamente o modo e as relações de trabalho. Por conta disso, os profissionais precisaram colocar essa habilidade em prática, seja mantendo as entregas em situações adversas ou até na mudança para o home office, que impactou praticamente todas as áreas.
Trabalho em equipe
Mesmo que o trabalho seja no formato remoto, é importante desenvolver a aptidão para o trabalho em equipe. Ninguém faz nada sozinho, e é necessária a colaboração de todos os profissionais para uma empresa prosperar. É fundamental existir comunicação para o desenvolvimento de ideias e da manutenção dos relacionamentos profissionais.
Comunicação
A comunicação é uma habilidade que está muito ligada às anteriores e, certamente, é uma das mais faladas se tratando de soft skills. Saber se relacionar com pessoas é algo que desenvolvemos desde que nascemos, porém, no âmbito profissional podemos lidar de formas diferentes. É interessante que profissionais tenham uma boa comunicação para saber ouvir, colocar os seus pontos de vista, entender as demandas do outro e manter o alinhamento sobre o trabalho, por exemplo.
Empatia
Nos últimos dois anos muita coisa mudou e ter empatia com as pessoas tem se mostrado cada vez mais fundamental. O respeito às outras pessoas não é exclusividade do campo profissional, mas é uma habilidade necessária. No ambiente corporativo a empatia facilita conexões entre todos os envolvidos de diferentes cargos e contextos.
Todas as habilidades citadas são importantes para nossas vidas pessoais e no campo profissional têm se mostrado fundamentais. Cada vez mais percebemos que os profissionais se importam com o ambiente profissional em que estão inseridos, mas é necessária a colaboração de todos para que haja um espaço agradável, saudável, plural e eficiente.
Fonte: Administradores/Camila Rebelato, People Experience Manager da Juntos Somos Mais.
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