Existem diversas modalidades de abordagens educacionais e a aprendizagem colaborativa é um desses métodos de ensino. Nela, os alunos trabalham em pequenos grupos para atingir um objetivo de aprendizagem em comum, sob a orientação de um professor. As estratégias de aprendizagem colaborativa dão aos alunos a oportunidade de aprender aplicando o conhecimento em um ambiente semelhante ao que eles encontrarão ao longo de sua vida.
Os professores têm a capacidade de trabalhar as competências essenciais, como as habilidades sociais e de comunicação, que são ativos valiosos para os alunos na vida e no trabalho, aliando ao currículo escolar. As estratégias de aprendizagem colaborativa são estruturas de conteúdo que podem ser utilizadas em diferentes contextos escolares, através de atividades propostas dentro e fora da sala de aula.
Origem da aprendizagem cooperativa
A ideia da aprendizagem cooperativa não surgiu de um educador ou pensador específico, pois desde a Grécia antiga já havia aplicações do conceito de aprendizagem cooperativa, promovendo o estímulo ao pensamento crítico, ao desenvolvimento de capacidades de interação, negociação de informações e resolução de problemas.
Em ambientes acadêmicos mais semelhantes aos que são conhecidos atualmente, os educadores utilizam-se e têm se utilizado da filosofia da aprendizagem cooperativa, através de trabalho em grupos, desde o século XVIII, pois acreditavam em seu potencial de preparar seus alunos para enfrentar a realidade profissional.
Como aplicar a aprendizagem cooperativa em sala de aula
As estratégias podem ser usadas tanto em pares quanto em grupos e são projetadas para serem compatíveis com o objetivo de criar uma comunidade mais unida e posteriormente uma atmosfera mais amigável e afetuosa na classe. Para isso existem algumas características que devem ser promovidas pelo professor:
• Interdependência pessoal;
• Participação igualitária;
• Interação simultânea;
• Responsabilidade individual.
Mas como elas se aplicam?
Interdependência pessoal
Essa caracteriza se aplica a situações em que pares e membros de grupos se veem como parte de um time, do mesmo lado, tentando superar obstáculos para atingir o mesmo objetivo. Em geral, o termo interdependência pessoal se refere à essa parceria benéfica com o benefício geral com superações pontuais de todos os componentes, evidenciando uma relação ganha-ganha.
Participação igualitária
Este ponto é algo que merece atenção, pois o termo não se refere a todos os integrantes de um time terem a mesma atividade ou função. A participação igualitária se refere à mesma importância para todas as responsabilidades assumidas por duplas e/ou equipes. Ou seja, não há uma hierarquia de importância entre as divisões formadas.
Interação simultânea
Numa aula tradicional, a informação parte sempre do professor para os alunos e a interação direcionada a cada um deles acontece de forma desproporcional. No modelo da aprendizagem cooperativa, diversas interações estão acontecendo ao mesmo tempo, seja professor/aluno; aluno/aluno; aluno/turma; professor/turma.
Responsabilidade individual
Apesar dos estudantes fazerem parte de grupos e o resultado final ser atingido, ou não, por consequência de um rendimento geral, é importante despertar a responsabilidade pela performance individual apresentada. Assim, cada componente é capaz de evoluir individualmente e em grupo.
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Fonte: E+B Educação | Igor Anthony
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