“Olá, eu sou a Alice! Como posso ajudar?” Alice é a assistente virtual do Sicoob SC/RS, cooperativa do ramo de crédito com agências em Florianópolis. Utilizando Inteligência Artificial, ela fez 2,8 milhões de atendimentos em 2021 e apresentou apenas 89% de retenção, ou seja, só 11% dos pedidos foram encaminhados para atendimento humano.
Das respostas entregues aos cooperados, 97% foram assertivas e resolveram a situação proposta. A assistente leva o nome de uma das mais importantes mulheres do movimento cooperativista, Alice Acland.
Ela fundou a Aliança Cooperativa das Mulheres na Escócia e foi responsável por organizar a primeira reunião feminina da história, em 1883. Assim como Alice, o Sicoob também está à frente do seu tempo. Entendendo a importância da inovação, a cooperativa investe cerca de R$ 300 milhões por ano em tecnologia.
“Nosso objetivo é habilitar o crescimento dos negócios, aumentar a eficiência, gerenciar riscos, incrementar novos produtos e claro, melhorar o atendimento aos cooperados”, explica o presidente Rui Schneider da Silva.
Considerando que o futuro será cada vez mais digital, a cooperativa criou em 2001 o SISBR, um sistema de inclusão financeira que interliga 3,8 mil agências e mais de 6,1milhões de cooperados, tendo como carro-chefe o aplicativo para smartphone, que recebeu mais de 100 atualizações só no ano passado.
Das 11 bilhões de transações realizadas em 2021, 92% ocorreram nos canais digitais. A automação de processos, que será cada vez mais comum no futuro, já entrou no radar da cooperativa.
O Sicoob tem hoje cinco robôs realizando tarefas de forma otimizada: uma atividade que antes demandava três funcionários durante oito horas, atualmente é feita em apenas 30 minutos. A tecnologia, no entanto, não substitui a mão-de-obra humana.
“Pelo contrário, houve um crescimento de 14,9% no número de contratações em 2021. Assim realocamos essas pessoa sem trabalhos com maior valor agregado e que não sejam mecânicos e manuais”, lembra o presidente.
Para se manter atualizado nas tendências, o Sicoob ainda fundou um Laboratório de Inovação do Cooperativismo Financeiro, o Cooplab que reúne os times de tecnologia e negócios.
Em SC, Unimed tem primeira cabine de atendimento
A maior cooperativa médica de Santa Catarina também aposta na inovação para crescer ainda mais no futuro. Uma das últimas tecnologias apresentadas pela Unimed Grande Florianópolis foi a Doctor-U, a primeira cabine de atendimento médico do país.
Inspirada em modelos chineses e norte-americanos, a cápsula foi criada durante a pandemia, para reduzir a alta demanda por atendimento presencial nas unidades. Uma pessoa por vez entra na cabine, que pode aferir em tempo real sinais vitais como temperatura, pressão arterial e frequência cardíaca.
O paciente se conecta virtualmente com o médico dentro da própria cápsula e só recebe atendimento presencial se o profissional da saúde identificar a necessidade. Por enquanto, a Doctor-U está disponível na Acate, na loja da Unimed de Santo Amaro da Imperatriz e em duas empresas parceiras.
A Unimed também idealizou um ecossistema de inovação em2021, o Zlabs, para se conectar com startups, parceiros e investidores.
“O Zlabs atuacom iniciativas de forma colaborativa, trazendo inovação, gerando novas oportunidades de negócio e uma melhor eficiência operacional para as Unimeds”, explica o head do laboratório, Gean Alex Pereira.
Entre as iniciativas já colocadas em prática está a aplicação da Inteligência Artificial, que gera otimização do tempo de resposta de uma autorização para o beneficiário e traz maior eficiência de custos operacionais.
“Também estamos validando soluções de análise preditiva dos custos assistenciais, ou seja, a identificação prévia de clientes que possuem tendência de internação nos meses seguintes”, complementa Pereira.
Fonte: ND+
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