No mês de setembro, o Ailos realizou uma uma de negócios online, em parceria com a Ubots. As mesas de negócio online são um momento para que as cooperativas compartilhem suas experiências e os casos de usos que estão impulsionando resultados incríveis em suas operações.
Nesta edição, o Ailos contou como o uso da plataforma da Ubots foi aplicado para a sua estratégia de Inside Sales. O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas do segmento cooperativista.
Para falar sobre as estratégias de vendas e a implementação no Ailos, o convidado foi o Gabriel Jouris, Coordenador de Inside Sales da cooperativa. A mediação da mesa de negócios foi realizada pelo Marcos Alves, Chief Revenue Officer da Ubots.
Abaixo, você confere todos os insights da mesa de negócios “Estratégias de vendas para cooperativas”!
A importância de não concorrer com as demandas receptivas
No relacionamento com o cooperado, o Ailos identificou a importância de separar as demandas proativas (quando a cooperativa entra em contato com o cooperado) das receptivas (quando o cooperado entra em contato com a cooperativa). Ao separar esses fluxos, foi possível aprimorar a geração de negócios e garantir que ambos os tipos de demandas fossem tratados com a devida atenção.
O início da área de Inside Sales
A cooperativa iniciou a área de Inside Sales com processos simples, utilizando planilhas de Excel e vários celulares, e evoluiu para ferramentas mais avançadas. A adoção de plataformas como a Ubots, ferramentas de CRM e pré-vendas foi fundamental para otimizar as interações, permitindo ao time priorizar as demandas e garantir que o cooperado tenha uma melhor experiência.
O WhatsApp como principal canal
Com uma base de 1,6 milhão de cooperados, o Ailos adotou o WhatsApp como seu principal canal de relacionamento com o cooperado. Hoje, mais de 96% das transações são feitas digitalmente, e a operação conta com 15 mil interações mensais. O WhatsApp foi integrado ao CRM do Ailos, permitindo um processo de geração de negócios mais ágil e organizado.
Métricas e performance para Inside Sales
Gabriel compartilhou como a equipe de Inside Sales monitora as interações e a performance. Utilizando métricas como taxa de contato (quantidade de cooperados que respondem às interações), taxa de conversão de vendas e produtividade diária, eles passaram a acompanhar de perto os resultados. A taxa de contato, por exemplo, passou de 34% para mais de 60%, enquanto a conversão de negócios subiu de 12% para mais de 20%.
Esse acompanhamento das métricas só é possível, porque eles utilizam o WhatsApp Business Platform, onde todas as interações ficam centralizadas na plataforma, possibilitando a gestão.
Melhorias contínuas e simplicidade
Ele também enfatizou a importância de começar com processos simples e ir incrementando a complexidade conforme o time e as operações amadurecem.
“No início, evitaria gerar muita complexidade. O melhor é começar simples e ir adicionando. E principalmente tendo uma visão de muito acompanhamento, de estar em cima todos os dias vendo os números e o que tá acontecendo”.
O Ailos utilizou esse método, começando com uma abordagem mais manual para entender as necessidades antes de implementar soluções tecnológicas mais avançadas. A simplicidade inicial permitiu que a equipe aprendesse com os erros e ajustasse rapidamente os processos.
Aprendizados para sua cooperativa
Para cooperativas que buscam aumentar a geração de negócios em canais digitais, a divisão entre as demandas ativas e receptivas é crucial. Além disso, o uso estratégico do WhatsApp, a implementação gradual de ferramentas e a criação de rotinas eficientes são alguns dos fatores que podem transformar a experiência do cooperado e melhorar os resultados.
Fortalecendo a intercooperação
Sobre a sua participação na mesa de negócios, Gabriel Jouris destaca: “Foi uma experiência enriquecedora. As discussões sobre a utilização do WhatsApp como ferramenta de abordagem comercial no setor de cooperativas de crédito trouxeram insights valiosos para a geração de negócios. Foi muito positivo ver como a ferramenta pode contribuir para o fortalecimento do movimento cooperativista, gerando proximidade com o foco em oferecer a melhor experiência possível ao cooperado. E ao ouvir os feedbacks dos participantes reforçou como todos compartilham os mesmos objetivos e desafios, o que torna essa troca de ideias ainda mais relevante.”
As mesas online foram criadas para continuar o sucesso das mesas presenciais que aconteceram durante o Ubots Coop Summit, em 2023. Agora, em um formato novo, a Ubots quer continuar promovendo uma cultura de intercooperação, transparência e crescimento contínuo entre suas cooperativas clientes.
Sobre a Ubots
Fundada em 2016, a Ubots é uma empresa que combina tecnologia e consultoria para aprimorar o relacionamento digital entre marcas e pessoas. Líder no setor cooperativista, a Ubots usa inteligência artificial para potencializar o segmento e entregar resultados incríveis para as cooperativas parceiras. Site: www.ubots.com.br
Sobre o Ailos
Constituído em 2002, o Ailos conta com 13 cooperativas singulares de crédito, uma central e uma corretora de seguros. São mais de R$ 20 bilhões em ativos e 300 postos de atendimento em Santa Catarina, no Paraná e Rio Grande do Sul, contribuindo e promovendo o crescimento sustentável e desenvolvimento social das comunidades por meio de suas filiadas: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale. Consulte os números e resultados do Sistema – https://www.ailos.coop.br/relatorio-anual