Sem comunicação não existe bons relacionamentos, negócios, emprego ou qualquer coisa que você deseje conquistar na vida. Uma pesquisa feita pela ZipRecruiter e Robert Half, mostrou que a principal tendência para 2023 será a comunicação. Ao mesmo tempo, a pesquisa da Project Management Institute (PMI) alertou que 64% das empresas brasileiras possuem falhas de comunicação.
Segundo dados do State of Business Communication Report, realizado em 2020, 60% dos profissionais entrevistados afirmaram ter, pelo menos uma vez ao mês, problemas no trabalho relacionados à comunicação. Já 74% dos profissionais que responderam ao questionário do Communication Statistics 2020, afirmaram que trocaram de empresa devido a uma comunicação desorganizada.
Uma das maneiras de melhorar o relacionamento da marca com o seu consumidor é prestar atenção na sua maneira de se comunicar. Camilla Covello, fundadora e sócia-diretora da C2L explica que o primeiro passo é a marca se autoconhecer. “Essa dica vale para todos os tipos de plataforma, desde a comunicação em texto, vídeo e até mesmo presencial. Isso porque ao conhecer suas limitações, valores e qualidades, é mais fácil fazer um planejamento de comunicação e se posicionar perante os outros”, indica. Um segundo passo é a empresa conhecer o seu público-alvo e planejar a sua estratégia de comunicação.
Dois tipos de comunicação
Os especialistas explicam que para o crescimento profissional é fundamental que o colaborador se comunique bem e com clareza. Daniella Kirsten, diretora da Febracis Paraná, frisa que é importante termos uma comunicação eficiente para evitar mal-entendidos e problemas. “Ao estabelecermos uma mensagem clara, conseguimos expor nosso ponto de vista e intenções, o que facilita os relacionamentos em todos os âmbitos. Para que isso ocorra é importante desenvolver as duas vertentes da comunicação: a interpessoal e a intrapessoal”, conta.
Na interpessoal, a troca de informações verbais e não-verbais ocorre entre duas ou mais pessoas. “Ela pode acontecer por meio de canais diversos como mensagens ou mesmo uma conversa. Uma vez que se tem domínio dessa habilidade, é possível ter uma comunicação clara e assertiva, o que possibilita a construção de relacionamentos, o entendimento de pontos de vista, a expressão de ideias complexas e o trabalho em equipe”, lembra Daniella.
Na intrapessoal, a comunicação é formada pela troca de informações que a pessoa tem consigo mesmo. “É a famosa voz interior, formada pelos diálogos que a pessoa constrói com ela mesma ao refletir sobre determinado assunto ou ao tomar alguma decisão. Neste caso o autoconhecimento é fundamental, pois uma vez que a pessoa entende os seus sentimentos e vontades, ela pode desenvolver a capacidade de controlá-los e de se expressar com intencionalidade”, conta.
Os 7 C’s da comunicação
Daniella Kirsten desenvolveu um método simples, que ajuda qualquer pessoa ou empresa a se comunicar melhor. Ela destaque quais são os elementos que devem ganhar atenção:
- Clareza: entenda qual é o propósito da sua comunicação ou mensagem e foque em oferecer frases objetivas sem muitas ideias misturadas. “Sentidos escondidos, podem prejudicar a mensagem que a pessoa quer passar”.
- Concisa: seja breve e se mantenha dentro do assunto. “Ninguém quer ler e nem ouvir mais do que o necessário. Se a sua mensagem pode ser passada em duas linhas, faça isso”.
- Concreta: quando a mensagem é concreta, os interlocutores conseguem ter uma imagem clara do que está sendo comunicado. “Incluir detalhes importantes e fatos ocorridos ajuda no entendimento. Sempre com foco na mensagem principal”.
- Correta: adapte a linguagem ao interlocutor, passando uma mensagem assertiva e simplificada. “É fundamental ter cuidado com a gramática e com a ortografia quando a mensagem é escrita. Ao falar, evite palavras difíceis e com duplo sentido”.
- Coerente: tenha certeza de que a sua comunicação é lógica e coerente e que todos os pontos tratados sejam relevantes ao assunto principal e tenham conexão. “O tom escolhido para a mensagem também é fundamental e deve ser consistente com o assunto abordado”.
- Completa: uma mensagem completa, com todos os detalhes informados, reduz os desentendimentos e agiliza a compreensão. “Passe todas as informações necessárias, como local, data, horário e assegure que todos tenham entendido. Abra espaço para dúvidas e fique disponível caso alguém precise de auxílio no entendimento de algo”.
- Cortês: seja amigável, aberto e honesto, sem insultos escondidos e tons passivo-agressivo. “Tenha empatia e se coloque no lugar de quem ouve/lê. Seja compreensivo com as necessidades de cada um dos interlocutores”.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop
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