• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

A comunicação é a chave do sucesso em 2023

MundoCoop POR MundoCoop
6 de abril de 2023
GESTÃO & NEGÓCIOS
A comunicação é a chave do sucesso em 2023

A comunicação é a chave do sucesso em 2023

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Sem comunicação não existe bons relacionamentos, negócios, emprego ou qualquer coisa que você deseje conquistar na vida. Uma pesquisa feita pela ZipRecruiter e Robert Half, mostrou que a principal tendência para 2023 será a comunicação. Ao mesmo tempo, a pesquisa da Project Management Institute (PMI) alertou que 64% das empresas brasileiras possuem falhas de comunicação. 

Segundo dados do State of Business Communication Report, realizado em 2020, 60% dos profissionais entrevistados afirmaram ter, pelo menos uma vez ao mês, problemas no trabalho relacionados à comunicação. Já 74% dos profissionais que responderam ao questionário do Communication Statistics 2020, afirmaram que trocaram de empresa devido a uma comunicação desorganizada.  

Daniella Kirsten, é diretora e sócia franqueada das unidades da Febracis Paraná
Daniella Kirsten, é diretora e sócia franqueada das unidades da Febracis Paraná

Uma das maneiras de melhorar o relacionamento da marca com o seu consumidor é prestar atenção na sua maneira de se comunicar. Camilla Covello, fundadora e sócia-diretora da C2L explica que o primeiro passo é a marca se autoconhecer. “Essa dica vale para todos os tipos de plataforma, desde a comunicação em texto, vídeo e até mesmo presencial. Isso porque ao conhecer suas limitações, valores e qualidades, é mais fácil fazer um planejamento de comunicação e se posicionar perante os outros”, indica. Um segundo passo é a empresa conhecer o seu público-alvo e planejar a sua estratégia de comunicação.   

Dois tipos de comunicação 

Os especialistas explicam que para o crescimento profissional é fundamental que o colaborador se comunique bem e com clareza. Daniella Kirsten, diretora da Febracis Paraná, frisa que é importante termos uma comunicação eficiente para evitar mal-entendidos e problemas. “Ao estabelecermos uma mensagem clara, conseguimos expor nosso ponto de vista e intenções, o que facilita os relacionamentos em todos os âmbitos. Para que isso ocorra é importante desenvolver as duas vertentes da comunicação: a interpessoal e a intrapessoal”, conta.  

Na interpessoal, a troca de informações verbais e não-verbais ocorre entre duas ou mais pessoas. “Ela pode acontecer por meio de canais diversos como mensagens ou mesmo uma conversa. Uma vez que se tem domínio dessa habilidade, é possível ter uma comunicação clara e assertiva, o que possibilita a construção de relacionamentos, o entendimento de pontos de vista, a expressão de ideias complexas e o trabalho em equipe”, lembra Daniella. 

Camilla Covello, fundadora e sócia-diretora da C2L
Camilla Covello, fundadora e sócia-diretora da C2L

Na intrapessoal, a comunicação é formada pela troca de informações que a pessoa tem consigo mesmo. “É a famosa voz interior, formada pelos diálogos que a pessoa constrói com ela mesma ao refletir sobre determinado assunto ou ao tomar alguma decisão. Neste caso o autoconhecimento é fundamental, pois uma vez que a pessoa entende os seus sentimentos e vontades, ela pode desenvolver a capacidade de controlá-los e de se expressar com intencionalidade”, conta.   

Os 7 C’s da comunicação  

Daniella Kirsten desenvolveu um método simples, que ajuda qualquer pessoa ou empresa a se comunicar melhor. Ela destaque quais são os elementos que devem ganhar atenção: 

  1. Clareza: entenda qual é o propósito da sua comunicação ou mensagem e foque em oferecer frases objetivas sem muitas ideias misturadas. “Sentidos escondidos, podem prejudicar a mensagem que a pessoa quer passar”. 
  1. Concisa: seja breve e se mantenha dentro do assunto. “Ninguém quer ler e nem ouvir mais do que o necessário. Se a sua mensagem pode ser passada em duas linhas, faça isso”. 
  1. Concreta: quando a mensagem é concreta, os interlocutores conseguem ter uma imagem clara do que está sendo comunicado. “Incluir detalhes importantes e fatos ocorridos ajuda no entendimento. Sempre com foco na mensagem principal”. 
  1. Correta: adapte a linguagem ao interlocutor, passando uma mensagem assertiva e simplificada. “É fundamental ter cuidado com a gramática e com a ortografia quando a mensagem é escrita. Ao falar, evite palavras difíceis e com duplo sentido”.   
  1. Coerente: tenha certeza de que a sua comunicação é lógica e coerente e que todos os pontos tratados sejam relevantes ao assunto principal e tenham conexão. “O tom escolhido para a mensagem também é fundamental e deve ser consistente com o assunto abordado”.  
  1. Completa: uma mensagem completa, com todos os detalhes informados, reduz os desentendimentos e agiliza a compreensão. “Passe todas as informações necessárias, como local, data, horário e assegure que todos tenham entendido. Abra espaço para dúvidas e fique disponível caso alguém precise de auxílio no entendimento de algo”.  
  1. Cortês: seja amigável, aberto e honesto, sem insultos escondidos e tons passivo-agressivo. “Tenha empatia e se coloque no lugar de quem ouve/lê. Seja compreensivo com as necessidades de cada um dos interlocutores”. 

Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop

Tags: 2023chavecomunicaçãoconteÚdosespeciaisgestÃonegÓciossucessow
ANTERIOR

Seguradoras desenvolvem ferramenta para mensurar riscos climáticos

PRÓXIMA

Cooperativismo pode impulsionar negócios de profissionais inscritos no CadÚnico

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Cooperativas financeiras são destaque nas iniciativas de valorização profissional
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativas financeiras são destaque nas iniciativas de valorização profissional

16 de maio de 2025
cresol
CONTEÚDO DE MARCA

Cresol é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Agronegócio pelo GPTW

15 de maio de 2025
Sete projetos de pesquisa da Escoop fortalecem o futuro do cooperativismo gaúcho
GESTÃO & NEGÓCIOS

Sete projetos de pesquisa da Escoop fortalecem o futuro do cooperativismo gaúcho

15 de maio de 2025
Sistema Ocesp inicia Intercâmbio com lideranças de cooperativas de saúde no Instituto Disney
GESTÃO & NEGÓCIOS

Sistema Ocesp inicia Intercâmbio com lideranças de cooperativas de saúde no Instituto Disney

14 de maio de 2025
Conheça as lideranças à frente do comitê de mulheres do cooperativismo capixaba
GESTÃO & NEGÓCIOS

Conheça as lideranças à frente do comitê de mulheres do cooperativismo capixaba

13 de maio de 2025
Governo de Santa Catarina lança linha de crédito exclusiva para micro e pequenas empresas
GESTÃO & NEGÓCIOS

Governo de Santa Catarina lança linha de crédito exclusiva para micro e pequenas empresas

13 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro
AGRONEGÓCIO

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro

18 de maio de 2025
Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial
INTERNACIONAL

Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial

18 de maio de 2025
Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares
ACONTECE NO SETOR

Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares

18 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.