O mercado de produtos digitais tem apresentado constante crescimento nos últimos anos, o que possibilitou que mais pessoas entrassem neste ramo, seja para produzir ou consumir os conteúdos. Em 2020, o setor faturou mais de 160 bilhões de dólares no mundo, de acordo com a consultoria de mercado Valuates Reports e a estimativa é que, até 2027, atinja um faturamento global de 241 bilhões de dólares, com um crescimento médio de 5,9% ao ano.
“O setor de infoprodutos tem potencial para crescer ainda mais nos próximos anos. A manutenção de estratégias que são eficazes, aliado a novas formas de atrair e fidelizar infoprodutores e consumidores pode tornar o cenário ainda melhor”, explica Gabriel Rockenbach, CMO do Greenn, startup de produtos digitais.
Abaixo, confira 5 tendências do mercado de produtos digitais para 2023, elencadas pelo especialista:
- Interatividade e personalização de conteúdo
Uma das grandes preocupações dos criadores de conteúdo atualmente é o engajamento do público com seu produto. Em 2023, a criação de infoprodutos personalizados e interativos, onde os conteúdos sejam mais do que apenas uma aula ou aprendizado, deve ser um dos primeiros pontos de atenção dos produtores digitais ao idealizar os seus cursos.
Com o conteúdo sendo transmitido de forma diferente, ele pode tornar-se uma experiência única para quem o consome e se diferenciar de outros conteúdos da mesma temática, que podem rivalizar por espaço nas plataformas de infoprodutos.
- Fique de olho nos segmentos que são sucesso
Algumas segmentações se destacam mais que outras no interesse do consumidor final, e cursos voltados para o setor pet, profissionalização, saúde, emagrecimento e relações pessoais devem permanecer muito procurados em 2023, se tornando assim uma ótima oportunidade para a exploração de conteúdo por parte de novos infoprodutores.
- Redes sociais e WhatsApp devem ser aliados
O uso das redes sociais para a interação com clientes é fator fundamental para a performance do infoproduto. Com um mundo cada vez mais conectado por meio das redes, lançar o produto apenas na plataforma não basta, então, criar grupos, comunidades e espaços de conversa sobre o infoproduto são fatores que, aliados também à um forte direcionamento para mídias como o Tik Tok e Instagram, onde os vídeos curtos são muito presentes e ajudam a viralizar conteúdos, pode impulsionar os produtos digitais.
Além disso, o WhatsApp Comunidades, novo recurso do aplicativo, que permitirá a criação de grupos com até 1024 pessoas, promete ajudar ainda mais na estratégia de infoprodutores. Com a possibilidade de criar “sub-grupos” dentro da mesma temática, os produtores digitais podem criar mecanismos como conteúdos exclusivos, promoções e descontos para clientes, a fim de fidelizar consumidores, ser um canal de fácil acesso para comunicar novidades, além de ser um recurso rápido e prático para tirar dúvidas
- Flexibilidade do conteúdo em diversos dispositivos
Para muitos brasileiros, a porta de entrada para interação com o digital acontece pelo celular, segundo dados do levantamento anual da FGV, o país possui atualmente 242 milhões de smartphones em uso. Com as pessoas buscando maneiras diversificadas e menos “engessadas” de se aprender algo novo, os infoprodutores ganharam espaço com conteúdos diferentes que abrangem diversos segmentos da sociedade, como gastronomia, negócios e tecnologia. Segundo a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), a procura por cursos online aumentou em pelo menos 50% no país desde de 2020.
Essa flexibilidade da disponibilidade do conteúdo deve ser mantida para 2023, pois as pessoas cada vez mais procuram conteúdos rápidos e práticos, que possam assistir dos seus diversos dispositivos, muitas vezes até enquanto fazem outra atividade.
- Plataforma intuitiva
Definir uma plataforma é um ponto crucial para o relacionamento de um produto digital com seu público-alvo e deve seguir assim em 2023, sendo a experiência do usuário hoje um dos fatores determinantes para a fidelidade do consumidor.
Ter uma plataforma intuitiva para a distribuição dos cursos e consumo dos clientes, com capas personalizadas para cada infoprodutor e módulo do curso apresentado, pode ser um diferencial para adoção dos infoprodutores e capitalização de clientes.
Fonte: Greenn
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