O consumo ao crédito sempre fez parte do desejo de muitos brasileiros. Com o boom das inovações tecnológicas oferecidas pelas instituições financeiras, a competividade ao crédito e a busca pela fidelização dos clientes se tornou acirrada. A ascensão das fintechs foi uma das grandes responsáveis pela descentralização e pelo fomento da concessão de crédito. De acordo com dados da Pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2024, realizada pela Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) e a PwC Brasil, o volume de crédito concedido pelas fintechs teve um aumento de 52% ao longo de 2023 – alcançando R$ 21,1 bilhões.
Além disso, a pesquisa registrou um crescimento na parcela de fintechs com autorização do Bacen para operar. Quase metade das fintechs pesquisadas (46%) já têm a licença do Banco Central do Brasil para operar como Sociedade de Crédito Direto (SCD) ou Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), em comparação com apenas 11% em 2019. Além disso, 8% estão aguardando a liberação de licenças já solicitadas.
Na outra ponta, está o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). De acordo com dados do Banco Central, o SNCC continua ampliando sua presença em todas as regiões do país e, no final de 2023, 57% dos municípios brasileiros contavam com pelo menos uma unidade de atendimento de cooperativas de crédito (semelhante às agências bancárias). O número de cooperados, que são, ao mesmo tempo, donos e clientes das cooperativas de crédito, chegou a 17,3 milhões entre pessoas físicas (14,7 milhões) e jurídicas (2,7 milhões).
Cooperativas em alta
O total de ativos do SNCC alcançou R$731 bilhões em dezembro de 2023, após registar um crescimento de 23,9% no ano, e é constituído principalmente por operações de crédito (carteira de R$446 bilhões), com destaque para operações com micro e pequenas empresas e para os produtores rurais. Esse setor foi responsável pela movimentação de 7% de participação no crédito, segundo o último Relatório de Economia Bancária 2023, divulgado pelo Banco Central do Brasil.
O Sicoob é um dos maiores ecossistemas financeiros cooperativos do setor, com 8 milhões de cooperados e mais de 4,6 mil pontos de atendimento em todos os estados. Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, destaca que “o crescimento médio anual das operações de crédito do Sicoob, nos últimos cinco anos, em relação ao Sistema Financeiro Nacional (SFN), são, respectivamente, 21% e 11%”, pontua. “Neste sentido, quanto mais players tivermos para a oferta de crédito em nosso país, melhor será para o cidadão e o empreendedor brasileiros, que poderão buscar por taxas mais reduzidas”.
Tecnologia e CX na concessão ao crédito
A cooperativa tem implantado uma série de inovações tecnológicas que facilitam o acesso ao crédito para seus cooperados. São soluções como: concessão de crédito automático personalizado por meio dos canais digitais; assinatura eletrônica de propostas e contratos de crédito por meio do App Sicoob; utilização de Inteligência Artificial (IA) para resumir as tratativas no atendimento ao cooperado por meio da plataforma de atendimento digital, e ofertas com IA por meio do painel comercial, bem como a ASTEC Digital para concessão de crédito no mundo do agronegócio.
Ênio explica que o compromisso do Sicoob com a experiência do cliente é evidente em sua visão estratégica de proporcionar a melhor experiência financeira aos cooperados. “Recentemente, conduzimos a 1ª Pesquisa Nacional de NPS do Cooperado, que mede a satisfação do usuário com nossa instituição, alcançando um NPS de 55 numa escala de 0 a 100”, afirma.
Outro diferencial é a oferta integrada de produtos e serviços, tanto digital quanto presencialmente. Enquanto muitos bancos optam por reduzir o atendimento presencial para cortar custos, o Sicoob vê nisso uma oportunidade de fortalecer o relacionamento com seus cooperados. Com 96% das transações não financeiras realizadas pelos canais digitais e uma avaliação de 4,8 pontos no Google Play para o App Sicoob Mobile, a cooperativa tem combinado o digital com atendimento humano. O Sicoob também conta com uma ampla rede de atendimento físico, em 401 municípios, com planos de expansão para o Nordeste e Norte do Brasil.
Desafios e oportunidades
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil enfrenta uma série de desafios no atual cenário financeiro, mas enxerga oportunidades promissoras para o futuro. Em resposta a esse desafio, o Sicoob tem investido em um planejamento estratégico voltado para a inovação, proteção do negócio, crescimento de mercado e sustentabilidade.
No crédito rural, por exemplo, o Sicoob tem trabalhado para aumentar a capacidade patrimonial das cooperativas, com o objetivo de oferecer mais crédito e suporte aos seus cooperados. “Temos metas para aumentar o volume de recursos captados, aumentar a participação dos nossos cartões de crédito – Sicoobcard – e da nossa adquirência, a Sipag e incentivar o desenvolvimento de conhecimento e habilidades financeiras dos cooperados. Não posso deixar de citar também, nossa atuação dentro das conformidades previstas na agenda ESG”.
Para se manter competitivo aonde a tecnologia, inovação e a digitalização ganham cada vez mais força, e orientado pelas fintechs, o Sicoob adota várias estratégias. Entre elas, o investimento no desenvolvimento de aplicativos móveis e plataformas online que permitem aos cooperados realizar transações, acessar serviços e obter informações financeiras.
“Essas estratégias ajudam a adaptar-nos ao ambiente dinâmico do mercado financeiro, mantendo sua relevância e competitividade frente às fintechs e outras instituições financeiras tradicionais”, finaliza Ênio Meinen. “Contudo, preservamos nosso grande diferencial de relacionamento com o cooperado: atendimento presencial, personalizado e humanizado para aproveitar a vantagem competitiva do cooperativismo que é conhecer bem os cooperados”.
Fonte: Consumidor Moderno
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