O sólido crescimento dos últimos anos, somado à segurança, responsabilidade e transparência que estão presentes no DNA do Sicoob MaxiCrédito fizeram com que a cooperativa iniciasse 2024 com uma importante conquista: a instituição migrou do Segmento S5 para S4 e se tornou a primeira singular do sistema Sicoob em Santa Catarina e Rio Grande do Sul nesta classificação. A nível nacional, passa a integrar um grupo de pouco mais de 100 cooperativas financeiras no segmento.
A segmentação faz parte da classificação do Banco Central (BC) às instituições que integram o Sistema Financeiro Nacional, de acordo com seu porte, exposição e movimentação de ativos.
De acordo com o BC, se enquadram na classificação S4 instituições que gerenciam ativos totais que representem até 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O Sicoob MaxiCrédito encerrou o ano de 2023 com mais de R$ 8,3 bilhões em ativos totais, se enquadrando neste quesito.
O Diretor de Riscos, Controles e Compliance do Sicoob MaxiCrédito, Mauro Zoletti de Morais reforça que a migração reflete o profissionalismo e seriedade com que a cooperativa atua, sempre com objetivo de levar um atendimento de excelência para seus mais de 260 mil associados.
“É a consolidação do trabalho feito com olhar voltado ao cooperado. Também da atuação de gestores e equipes comprometidos com a excelência operacional e segurança. Tudo isso reflete na confiança do associado, que vendo sua cooperativa cada vez mais transparente e alinhada aos órgãos fiscalizadores, sente-se cada vez mais seguro em trabalhar com a cooperativa”, destaca.
Morais enfatiza que além da mudança para S4, o Sicoob MaxiCrédito também mudou sua classificação de instituição Clássica para Plena, o que permite a prospecção de diferentes fontes de recursos para concessão aos associados, tipos de investimentos e outras movimentações.
Para o associado, a mudança de segmento e categoria não muda em nenhum aspecto a rotina e relacionamento com a instituição, porém é mais uma sinalização do sólido crescimento do Sicoob MaxiCrédito, que para os próximos anos almeja crescer ainda mais, aumentando sua capacidade de impactar positivamente nas comunidades.
“Essa evolução vem para coroar o trabalho realizado nos últimos anos. E compartilhar isso com a comunidade e associados, no ano que completamos 40 anos de história, é ainda mais especial”, finaliza.
Fonte: Imprensa Sicoob MaxiCrédito
Discussão sobre post