A Fitch Ratings elevou o Rating de Qualidade de Gestão de Investimentos da Sicoob DTVM para ‘Forte’, subindo de “Proficiente”. De acordo com a agência, a perspectiva do rating nacional de longo prazo é estável. A avaliação da Fitch reforça a solidez da Sicoob DTVM como gestora de investimentos e reconhece a capacidade da instituição em executar estratégias conservadoras de renda fixa de forma consistente e eficaz.
Segundo a agência, o aumento da classificação se deve a diversos fatores: a experiência do Sicoob em investimentos de renda fixa, a equipe de gestão competente, a forte estrutura de controle, governança e de tecnologia, além da estabilidade financeira da instituição e o elevado volume de ativos sob gestão do Sicoob.
A elevação do rating reconhece os investimentos significativos em sistemas desde 2023, incluindo plataformas de best execution, performance attribution, Databricks e sistema front-office da Bloomberg.
A DTVM também aprimorou seus sistemas de risco, middle e back-office. O rating considera o robusto processo de investimento em renda fixa, a forte reputação da gestora e do grupo Sicoob, a equipe experiente, a estrutura de controle, governança e tecnologia, o apoio do Banco Cooperativo Sicoob S.A. (“AAA (bra)” com Perspectiva Estável) e o expressivo volume de ativos sob gestão (AUM).
Com crescimento do AUM de 12% no primeiro semestre de 2024 e 24% em 2023, atingindo R$ 130 bilhões, a SICOOB DTVM apresenta desempenho destacado em relação à indústria local. O lançamento de fundos de renda variável em 2024 e planos para fundos de recebíveis, cambiais e imobiliários em 2025 demonstram o compromisso com a expansão, acompanhada por investimentos em sistemas e contratação de profissionais.
“Recebemos esta notícia com alegria, pois esse resultado é fruto de um trabalho consistente e alinhado aos princípios cooperativistas. Essa conquista demonstra nosso compromisso em oferecer aos cooperados um ambiente seguro e transparente para realizar suas operações financeiras e investimentos, alinhado aos mais altos padrões de mercado”, afirma Rubens Rodrigues Filho, diretor de Riscos e Controles do Sicoob. O executivo explica que o Sicoob mantém baixas taxas de administração, uma vez que busca democratizar o acesso a serviços financeiros no país.
O Sicoob é um dos dois maiores grupos do sistema financeiro cooperativo e conta atualmente com R$ 348 bilhões em ativos. Composto pelo Banco Sicoob, pela Confederação Sicoob, 14 cooperativas centrais, 329 cooperativas singulares e 4,6 mil pontos de atendimento, o Sicoob agrega, hoje, mais de 8,5 milhões de cooperados.
Fonte: Sicoob