As maiores tendências da atualidade foram tema do ‘Potencialize Coop’, evento virtual organizado pela MAG Seguros. Transmitido pelo canal oficial da MAG, na manhã desta quinta-feira, o encontro buscou trazer especialistas e grandes nomes do cooperativismo, para falar sobre o passado, presente e futuro do movimento.
Ricardo Malta, Superintendente do Grupo Mongeral, conduziu as apresentações, destacando que o cooperativismo tem visto um crescimento constante nos últimos anos, e que os desafios atuais incluem não apenas manter um atendimento exemplar diante do mercado, mas também atrair associados que ainda não conhecem o cooperativismo.
Na abertura, a Superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, destacou o impacto das cooperativas, que já reúnem mais de 18,8 milhões de cooperados no Brasil. Segundo ela, o cooperativismo segue como uma importante ferramenta para vencer desafios, criando oportunidades para todos. Para o futuro, ela destacou a necessidade de investir em sistemas que mensurem as conquistas do setor, em especial nas esferas que abrangem o ESG. “Precisamos criar indicadores para mensurar o ESG em nossas cooperativas. Para isso criamos o ESGCoop, para analisarmos e mostrarmos ao mundo o que já fizemos neste tema”, afirmou.
Negócios conectados ao Propósito
Iniciando o primeiro painel, ‘Negócios conectados ao Propósito’, o evento contou com a participação de Moacir Krambeck, Presidente da Confebras, Guilherme Ferreira, Diretor Comercial do Sicoob Seguros e Adriano Michelon, Diretor Superintendente Central Cresol Baser. A moderação foi realizada por Ricardo Balbinot, Diretor de Cooperativismo da MAG Seguros, que em sua fala inicial, frisou o papel das seguradoras ao lado das cooperativas, com o objetivo de um crescimento conjunto. Em sua participação, Krambeck lembrou de avanços recentes das cooperativas, como a Lei do Cooperativismo de Crédito, recentemente sancionada pelo Congresso. E mais uma vez, reforçou a missão do movimento. “Temos que desenvolver mais os nossos princípios, sempre focando em pessoas e em levar o cooperativismo para pessoas que ainda não o conhecem”, afirmou. Além disso, o presidente da Confebras reforçou que é preciso investir em uma relação direta com o cooperado, sobretudo com aqueles que utilizam meios digitais para manter a relação com a cooperativa.
Para Adriano Michelon, ao fazermos um apanhado das conquistas das cooperativas, muito já foi alcançado. Porém, o momento agora é de olhar para fora do muro das cooperativas. “Estamos fazendo bem o nosso papel, mas precisamos de apoio para uma visão de escala maior, buscando parceiros que tenham o olhar do cooperativismo sobre as operações, e sensibilidade para olhar o cooperado”, destacou. Finalizando o painel, Guilherme Ferreira lembrou da atuação das seguradoras diante da crise humanitária criada pela Covid-19, lembrando o papel desse setor junto aos cooperados e às cooperativas. “Se conseguirmos promover a intercooperação, iremos ver um crescimento nos seguros, dentro do contexto das cooperativas”, finalizou.
Passado, presente e futuro se unem
No segundo painel da manhã, a história do cooperativismo entrou em foco com a participação de Marcelo Vieira Martins, CEO da Unicred União e Ênio Meinen, Diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob. O painel, moderado pela Superintendente Comercial da MAG Seguros, Flávia Pessoa Lima, buscou trazer algumas das principais conquistas das cooperativas ao longo do tempo, desde que o movimento surgiu em um contexto onde pessoas se juntaram para criar um novo modelo de negócio, pautado em propósito e oportunidade. Para Ênio, o movimento já alcançou grandes conquistas, e os próximos passos devem ser dados em função de uma transformação interna e externa, que potencialize a capacidade do setor. “Temos potencial para otimizar nosso trabalho, ganhando escala. Neste movimento, no futuro poderemos ter ainda mais impacto. Além disso, buscar uma equidade deve ser uma das missões, equilibrando o número de homens e mulheres nas posições de liderança”, afirmou.
Para Martins, as cooperativas passaram por uma grande transformação ao longo dos anos, com lideranças convergindo para um modelo onde foi possível estabelecer o que elas são hoje: instituições pautadas em propósito, focadas em trazer impactos sociais positivos, através de tecnologia, inovação e desenvolvimento. Além disso, ele destaca que, com o crescimento do movimento, mais profissionais qualificados se voltam para o cooperativismo, estabelecendo uma carreira dentro das cooperativas. Para finalizar, Martins lembra que a intercooperação será a chave para o contínuo crescimento do setor, unindo pessoas e sistemas, em prol de um ecossistema ainda mais forte.
Desafios da longevidade
Para completar o ciclo de painéis, os desafios para a criação de uma longevidade saudável foram tema do bate papo entre Denise Maidanchen, CEO da Quanta Previdência e Arnaldo Lima, Diretor do Instituto de Longevidade da MAG Seguros. Segundo Denise, há muitos desafios no contexto atual da longevidade, uma vez que o Brasil se encaminha para ser um dos países mais velhos do mundo. Com pessoas acima de 60 anos cada vez mais ativas, pensar num futuro onde essa população é a maioria, é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas e privadas que se voltem para essa parcela da sociedade. Além disso, um problema crescente deve entrar em pauta. “A velhice desassistida é um desafio para toda a sociedade: governo, instituições e nós como indivíduos”, lembrou, ao mencionar a vulnerabilidade que alguns grupos presenciam em um momento onde o custo de vida está ainda mais elevado.
Para Arnaldo Lima, a longevidade traz um desafio para o sistema previdenciário, criando a necessidade de buscar novas formas de criar um sistema saudável e que sustente o movimento que o país observa. Neste contexto, Lima lembra da atuação das seguradoras ligadas ao cooperativismo, que buscam promover serviços que dão condições para que os associados conquistem uma longevidade sadia, e sem preocupações. “Temos que auxiliar as pessoas a ter uma longevidade com qualidade: ajudando a dar propósito para as pessoas, ensinando e dando condições de que elas tenham um futuro digno”, finalizou.
Realizado pela MAG Seguros, o Potencialize Coop é um encontro promovido pelo grupo Mongeral, com o objetivo de debater temas relevantes para as cooperativas. O evento online contou com a parceria da MundoCoop, que atuou como mídia oficial do evento.
Por Redação MundoCoop
Discussão sobre post