• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

E-commerce na América Latina: 80% dos brasileiros usam seus smartphones para fazer compras e realizar pagamentos

De acordo com a pesquisa criativa da iStock, uma das oportunidades para o e-commerce continuar crescendo na região está na representação visual - apenas 35% das imagens de e-commerce mais populares mostram pessoas comprando através de seus smartphones.

MundoCoop POR MundoCoop
18 de agosto de 2022
ECONOMIA & FINANÇAS
img 1 15

img 1 15

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

iStock, plataforma líder de comércio eletrônico que oferece imagens, vídeos e ilustrações de alta qualidade a preços acessíveis para PMEs, criativos e estudantes de todo o mundo, por meio de sua plataforma de pesquisa, VisualGPS revelou que mais de 80% dos brasileiros admitem que estão usando o celular para realizar transações bancárias e realizar pagamentos com muito mais frequência que no passado. Entre os Millennials, esse percentual é ainda maior: sobe para 90%, mostrando o grande potencial deste tipo de comércio na região.

Durante a pandemia, a América Latina foi a região do mundo onde o e-commerce mais cresceu. O Mercado Livre, maior varejista de comércio eletrônico da região, teve um aumento de 60,5% na receita no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2020. Segun do Statista, a projeção de usuários regionais é estimada em mais de 351 milhões até 2024.

Em termos de conexão à internet, quatro países latino-americanos superam a média mundial: Brasil (74%), Argentina (83%), México (74%) e Colômbia (69%), deixando claro que o e-commerce veio para ficar e que a região ainda tem grande potencial de crescimento à medida que a digitalização se desenvolve e a penetração da internet aumenta.

Federico Roales, pesquisador criativo da iStock, acredita que uma das oportunidades de crescimento para continuar impactando o setor no Brasil está em sua representação visual em marketing e publicidade. “Existe uma lacuna significativa entre o desenvolvimento explosivo do comércio eletrônico e a forma como ele está sendo representado visualmente na região. Hoje, ainda vemos uma tendência que prioriza a representação do comércio eletrônico por meio de imagens e vídeos de pessoas usando computadores ou laptops em vez de smartphones.”

Neste momento, 7 em cada 10 compras digitais na América Latina são feitas a partir de um smartphone. No entanto, de acordo com dados do VisualGPS, apenas 35% das imagens de e-commerce mais populares mostram pessoas comprando nesses dispositivos. Para saber como o comércio eletrônico está sendo representado visualmente, basta acessar a nova plataforma da iStock, VisualGPS Insights, que de forma similar ao Google Trends, captura mais de 2,5 bilhões de resultados de busca e downloads de seu site.

“Ao analisar o termo “e-commerce” no VisualGPS Insights, observamos a maioria das imagens e vídeos com efeitos digitais e mensagens abstratas, tentando transmitir um ar tecnológico e futurista. Mas isso está longe da percepção dos consumidores: 70% declararam que estão mais dispostos a interagir com novas tecnologias quando e onde puderem entender qual é o seu propósito de uso”, acrescentou Roales.

Os consumidores latinos também perceberam o impacto das compras eletrônicas em seus hábitos e costumes: segundo o Think With Google, 9 em cada 10 latino-americanos usam seu smartphone para pesquisar um produto antes de comprá-lo e 3 em cada 4 admitem ter usado seu celular para tomar uma boa decisão de compra mesmo dentro de uma loja física.

No entanto, observa-se um paradoxo: na iStock, os termos de busca relacionados a compras digitais, como “e-commerce” (23%), “compras online” (29%) ou “compra online” (1%) cairam na América Latina em 2022. Essa queda no interesse em representar visualmente o e-commerce pode sugerir que as marcas entendem o mesmo como uma tendência sazonal que floresceu durante a pandemia (por exemplo, imagens com máscaras ou vacinas), quando na realidade as estatísticas e o sentimento do consumidor continuam a indicar que este tipo de comércio não para de crescer em termos de impacto, volume e receita, e promete mudar para sempre a forma como os produtos são vendidos e comprados na região.

Tendo em conta estes dados, torna-se fundamental repensar as imagens e vídeos mais populares que são escolhidos para representar as compras online. “É essencial que as histórias visuais sejam genuínas e autênticas, mostrando pessoas reais que interagem com seus dispositivos digitais todos os dias, durante suas rotinas diárias, em ambientes de trabalho, família e lazer”, apontou Roales. “Dessa forma, os consumidores poderão se projetar nas narrativas visuais que observam e, portanto, estarão mais receptivos à interação com esse conteúdo”.

Por fim, Federico recomendou aos criadores de conteúdo que não se esqueçam de representar os usuários de comércio eletrônico em diversas interseções de identidade, como origem étnica, identidade e expressão de gênero, orientação sexual e tipo de corpo, entre outros.

Se você quiser saber mais sobre a representação visual do termo “e-commerce” ou sobre outros termos de busca que o ajudem a entender a relevância do mercado e as tendências globais do seu setor, acesse gratuitamente a plataforma VisualGPS Insights da iStock.


Fonte: Imprensa iStock

ANTERIOR

Plataforma Capacitacoop oferece novos cursos on-line e gratuitos com foco em inovação

PRÓXIMA

Tendências urbanas: o modelo de habitação cooperativa em Barcelona

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Demanda dos brasileiros por crédito cresceu em três dos quatro estados do Sudeste em março, aponta Serasa Experian
ECONOMIA & FINANÇAS

Região Sudeste registra aumento da demanda por crédito em março

1 de junho de 2025
CMN autoriza linha de capital de giro para cooperativas gaúchas
ECONOMIA & FINANÇAS

CMN autoriza linha de capital de giro para cooperativas gaúchas

31 de maio de 2025
Cooperativa financeira leva educação financeira a mais de meio milhão de pessoas durante SENEF 2025
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa financeira leva educação financeira a mais de meio milhão de pessoas durante SENEF 2025

30 de maio de 2025
Mobilização do setor produtivo contra o IOF é o destaque da semana
ECONOMIA & FINANÇAS

Mobilização do setor produtivo contra o IOF é o destaque da semana

30 de maio de 2025
Sistema cooperativo é reconhecido entre as instituições financeiras com o melhor atendimento no país
ECONOMIA & FINANÇAS

Sistema cooperativo está entre as instituições financeiras com o melhor atendimento no país

29 de maio de 2025
unicred
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa inaugura nova era de sofisticação no cooperativismo financeiro com lançamento do Visa Infinite Privilege

29 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Demanda dos brasileiros por crédito cresceu em três dos quatro estados do Sudeste em março, aponta Serasa Experian
ECONOMIA & FINANÇAS

Região Sudeste registra aumento da demanda por crédito em março

1 de junho de 2025
Cooperativa de saúde mantém certificação ONA 3 e reafirma padrão máximo de excelência
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de saúde mantém certificação ONA 3 e reafirma padrão máximo de excelência

1 de junho de 2025
Comissão aprova acesso de cooperativas a fundos regionais
ACONTECE NO SETOR

Comissão aprova acesso de cooperativas a fundos regionais

1 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.