O novo Censo do IBGE aponta que mais de dois terços das cidades brasileiras (69%) têm até 20 mil habitantes, e a agricultura familiar forma a base econômica de 90% desses municípios. A Cresol, cooperativa financeira que nasceu da união de produtores rurais, opera recursos via linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para impulsionar o crescimento do segmento, que ocupa 23% da área total cultivada no país.
O Pronaf tem desempenhado um papel significativo no desenvolvimento econômico das comunidades rurais. Por meio do auxílio financeiro para a utilização de tecnologias e ampliação da área plantada, o programa impulsiona a geração de renda e potencializa a mão de obra familiar.
As linhas de crédito disponibilizadas pela Cresol têm como objetivo proporcionar recursos financeiros acessíveis e contribuir para o desenvolvimento sustentável do campo, a segurança alimentar e o abastecimento de qualidade em todo o Brasil.
Jaqueline Choma Gerei, 27, e o pai, Eugenio Gerei, 54, estão entre os milhares de produtores que construíram uma história de sucesso em parceria com a Cresol. Eles são associados em Pitanga (PR) e transformaram a propriedade, inicialmente focada em fumo e horta, para a produção leiteira. Atualmente, com 54 animais em lactação, são produzidos entre 1.800 e 2.000 litros de leite/dia. “Com apoio da Cresol, conseguimos financiamento para construir estruturas e adquirir um trator, que facilitou o trabalho e melhorou a dieta das vacas, impulsionando ainda mais a produção”, destaca Jaqueline.
Em 2022, a Cresol, principal operadora do BNDES para as linhas de custeio e investimento do Pronaf, disponibilizou mais de R$ 4,9 bi em crédito. Para 2023, a Cooperativa Financeira prevê repasses de até R$ 6,9 bi, possibilitando um crédito mais acessível e estimulando o crescimento sustentável das pequenas propriedades.
“Com as linhas de crédito do Pronaf, os pequenos produtores têm a oportunidade de expandir suas atividades e adotar tecnologias que têm um forte impacto no seu dia a dia, aumentando a eficiência produtiva e a qualidade dos produtos oferecidos”, explica Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação.
Conteúdo de marca apresentado por:
Discussão sobre post