A última edição anual do Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) revela um aumento significativo no número de associados das Cooperativas de Crédito, atingindo 15,6 milhões, sendo 13,2 milhões de pessoas físicas e 2,4 milhões de pessoas jurídicas (PJ). O crescimento mais expressivo ocorreu entre as PJ, com 90% representadas por micro e pequenas empresas. A Sicredi, uma instituição financeira cooperativa com presença nacional, está acompanhando essa tendência, projetando um aumento de 17% na sua base de associados PJ em 2023. Dos mais de um milhão de associados PJ, 74% são micro e pequenas empresas, 22% são microempreendedores individuais (MEI) e 4% são médias e grandes empresas.
Na Sicredi Recife, essa realidade se reflete em seus 1791 associados PJ, registrando um aumento de 17,55% em comparação ao ano anterior. A cooperativa oferece diferenciais como acesso a linhas de crédito com taxas atrativas, consultoria financeira e isenções. No entanto, o relacionamento com o gerente e a confiança são destacados como pontos cruciais pelos associados PJ. “Esse cenário é devido ao entendimento de que o foco da Cooperativa não é o lucro, mas sim o desenvolvimento da economia local, o bom relacionamento entre a instituição e o associado, oferta de soluções financeiras e o trabalho de educação financeira que é realizado”, ressalta Floriano Quintas, presidente da Sicredi Recife.
A carteira de crédito PJ da Sicredi, que ultrapassou R$ 62 bilhões em julho, representa 35% da carteira de crédito total da cooperativa. Ela oferece mais de 300 soluções financeiras e não financeiras para dar suporte às empresas, abrangendo fluxo de caixa, crédito, investimentos, cartão empresarial, câmbio, consórcios, seguros, entre outros. Recentemente, a Sicredi lançou o Organizador PJ, uma solução inovadora que utiliza inteligência artificial para conciliação, organização e categorização de informações multi-bancos.
Fonte: Revista Algo Mais
Discussão sobre post