A Cresol Aratiba inaugurou nesta terça-feira (30) a usina de energia solar da cooperativa que irá atender a demanda de geração de energia das agências de Barra do Rio Azul, Mariano Moro, Severiano de Almeida, Barros Cassal, além da própria sede em Aratiba, Rio Grande do Sul. Foram instaladas 78 placas fotovoltaicas, mas com estrutura e local com capacidade de ampliação caso haja necessidade para atender demandas futuras.
A usina foi instalada na propriedade do vice-presidente da Cooperativa, Silvano Mohr, que cedeu o espaço gratuitamente para o empreendimento. A capacidade de produção média de energia da usina é de 4.200 kilowatts.
Para além da questão econômica com redução com gastos de energia na sede e agências, o presidente da Cresol Aratiba, Estevão Schmidt, destacou a importância ambiental desse investimento da cooperativa. “A dimensão econômica já é consenso, temos muitos projetos financiados pela Cresol e nenhum associado nos reportou que a parte econômica não foi atendida ou que se arrependa do investimento. No entanto, quero ressaltar sobre a importância ambiental que representa para a nossa cooperativa. A Cresol se destaca na busca por projetos que contribuem com o meio ambiente. Já financiamos muitos empreendimentos, milhões de reais em energia fotovoltaica, e enquanto cooperativa precisávamos dar o exemplo”, comentou. “São alguns anos que a cooperativa viu essa possibilidade e em muitos debates do que a Cresol poderia fazer de diferente, de qual seu dever, se debatia que se financiamos e temos condições de promover um mundo melhor, por que não colocar em prática, não demonstrarmos para os cooperados e comunidade que a Cresol pode fazer a diferença?”, explicou Schmidt.
O vice-presidente da Cresol Aratiba e presidente da Base Alto Uruguai, Silvano Mohr, ressaltou que as cooperativas Cresol da região estão discutindo há anos a implementação de energia fotovoltaica. “Há algum tempo temos provocações das cooperativas da Base Alto Uruguai serem autossustentáveis na produção de energia. A própria Base possui energia solar e a maioria das cooperativas também. É um projeto muito importante, economicamente viável, pois em poucos anos a usina se paga e tem uma garantia de geração de energia de mais de 20 anos das placas. Também é um projeto importantíssimo para diminuir os impactos ambientais. Nós como cooperativa precisamos mostrar para os associados que a energia solar contribui para a sustentabilidade econômica e ambiental”, sinalizou Mohr.
Além da Cresol Aratiba e da Base Alto Uruguai, também contam com energia solar a Cresol Planalto Serra, Áurea, Jacutinga, Getúlio Vargas e agências da região de Itatiba do Sul. Na Cresol Jacutinga, por exemplo, oito das 14 unidades são atendidas pelas 108 placas solares instaladas há 11 meses. Neste período, foram aproximadamente R$ 17 mil economizados em energia pela cooperativa. Além do centro administrativo a geração da própria energia contempla as agências de Quatro Irmãos, Agudo, Sobradinho, Arroio do Tigre, Jacutinga, Ponte Preta, Cruzaltense e Campinas do Sul.
Fonte: Rádio Aratiba
Discussão sobre post