O Banco Central do Brasil (BCB) aprovou a mudança de categoria do Sicoob Engecred de cooperativa clássica para plena. O aviso foi publicado no Diário Oficial da União na última segunda-feira (29). A nova classificação reforça ainda mais a solidez da instituição no mercado, que agora poderá operar com fundos de investimentos, Certificados de Recebíveis Agrícolas e Imobiliários (CRA e CRI), dentre outros produtos e serviços financeiros, expandindo assim seu portfólio.
Para o diretor-presidente do Sicoob Engecred, Fabrício Modesto César, essa conquista representa um grande salto para a cooperativa e traz muitos motivos para comemorar. “A aprovação do projeto para mudança de categoria que enviamos ao Banco Central revela um respaldo qualitativo da nossa gestão e gera mais oportunidades de negócios. Continuaremos honrando a confiança em nós depositada frente aos novos desafios”, enfatiza.
Segundo o diretor de controles e riscos, Alfredo Luiz Venzel, além de ampliar a experiência entre associado e cooperativa, a categoria plena ainda trará benefícios em relação à gestão de riscos e controles internos, uma vez que exigirá o atendimento a um novo conjunto de requisitos dispostos pelo Banco Central.
“O Sicoob Engecred leva muito a sério o tema controles internos e riscos, e isso é comprovado nos resultados das auditorias externas. Pelo terceiro ano consecutivo, estivemos em conformidade em todos os 158 itens avaliados. E essas auditorias sempre são realizadas por empresas renomadas como PwC Brasil, Ernst & Young e Deloitte”, destaca o diretor.
Classificação das cooperativas de crédito
O Banco Central classifica as cooperativas de crédito nas seguintes categorias: plenas, que podem atuar com o portfólio completo de produtos e serviços do mercado financeiro; clássicas, com limitações em algumas modalidades; e de capital e empréstimo, que utilizam apenas o capital integralizado pelos cooperados.
De cerca de 800 cooperativas de crédito brasileiras, aproximadamente 10% são plenas. Em Goiás, por exemplo, o Sicoob Engecred é a primeira cooperativa do Sistema Sicoob a conquistar a categoria plena. Os dados são do Banco Central, atualizados em dezembro de 2023.
Resultados esperados
Com os novos produtos e serviços, o Sicoob Engecred estima atender uma demanda inicial de mais de 1,7 mil cooperados de sua base atual, impulsionando de forma consistente o seu crescimento e a qualidade de seus ativos.
Fonte: Central Sicoob Uni
Discussão sobre post